A muldimensionalidade da pobreza e a política pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reforma Tributária Vagner Freitas 50/04/2011 Rio Grande do Norte.
Advertisements

OS DESAFIOS DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA
Seguridade Social na perspectiva do desenvolvimento do Brasil" 6º Congresso Nacional da CNTSS/CUT 27 a 31 de maio - São Paulo Eduardo Fagnani IE/Unicamp.
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
Economia, Mercado de Trabalho e Distribuição de Renda,
Seguridade Social - Conceito
Descrever sistema de saúde
A Sustentabilidade da Vida: Novos e Velhos Riscos
Organizações e Negócios Sociais
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Desenvolvimento Social e Intervenção Comunitária na Luta Contra a Exclusão Luís Capucha.
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
A agenda estratégica para a política habitacional
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
AULA 15 – 23/11/2006 REVISÃO PARA A PROVA DE A2 PROFS. ALINE SALLES E CHRISTIANO MOTA WEB-TUTOR PÚBLIO ALVES DIREITO CONSTITUCIONAL I.
Empreendedorismo Risco Incerteza Inovação/ Mudança/ Dinamismo
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
O PERFIL E PROCESSO DE TRABALHO DO AVISA
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
O PACTO FEDERATIVO DESAFIOS E CAMINHOS
As Políticas Públicas de Inclusão Social do Governo
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Tópico III – Princípios Fundamentais
Políticas Sociais em Saúde Pública
DIREITO CONSTITUCIONAL
Especialização em Gestão Social em Políticas Públicas UNISUL-EGEM-AMESC Disciplina: Política Pública II – Assistência Social e Saúde SEGURIDADE SOCIAL.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
XIII Congresso Nacional das Associações Pestalozzi
Protocolo de Gestão Integrada
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
Desenvolvimento Comunitário
Curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Orientações Curriculares para a Educação Básica
GESTÃO E POLÍTICAS SOCIAIS
Fórum Brasileiro de Economia Solidária- FBES. O que fundamenta A Constituição Brasileira : “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República.
Reynaldo Fernandes Amaury Patrick Gremaud Gabriel Ulyssea
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
Definição e utilização de indicadores sociais para avalição socioeconômica em programas de assistência estudantil Frederico Melo.
Sistematização Questões Transversais Transversalidade da questão de Gênero (trabalhar com mulheres, mas também com homens, buscando combater a “dominação.
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
TRABALHO, MOBILIDADE E NOVOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE IVO BRITO DEPARTMENTO DE DST E AIDS MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Seminário da Associação Nacional dos Servidores de Carreira do Planejamento e Orçamento, Repartição de competências e recursos entre entes federados:
Composição dos Conselhos de Assistência Social
GESTÃO : PLANEJAMETO/ADMINSTRAÇÃO
POBREZA, CONCEPÇÕES E DEFINIÇÕES
Seminário 2013 da Associação Nacional dos Servidores de Carreira do Planejamento e Orçamento - ASSECOR Planejamento e Desenvolvimento: o papel crucial.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó Curso de Serviço Social Disciplina: Serviço Social de Política Social CONTROLE SOCIAL.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
Alberto Pellegrini Filho Secretaria Técnica
O EDUCADOR AMBIENTAL NA CIEA: um recorte histórico.
CONSÓRCIOS PÚBLICOS NO BRASIL COMO INSTRUMENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL: A experiência do CODAP Viviane Macedo Garcia.
A Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde
Halina Amorim Wesley Diógenes.
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
O Direito ao controle social e à defesa dos direitos socioassistenciais: uma discussão inadiável.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
Aspectos Jurídicos Afetos ao Saneamento Rural no Brasil Profª.Drª.Sheila Pitombeira.
Transcrição da apresentação:

A muldimensionalidade da pobreza e a política pública Claudio Salvadori Dedecca Universidade Estadual de Campinas

Desigualdades, pobreza e desenvolvimento capitalista - “trindade” [ Ponto de Partida ] Desigualdades, pobreza e desenvolvimento capitalista - “trindade” Desenvolvimento capitalista transforma recorrentemente os problemas de desigualdades e pobreza Desigualdades e pobreza enquanto problemas ou situações de exposição diferenciada em termos de riscos e incerteza de acesso coletivo à renda, aos bens e aos serviços que caracterizam o capitalismo contemporâneo Necessidade de uma abordagem mais estrutural sobre os problemas de desigualdades, pobreza e bem-estar em uma perspectiva socioeconômica e multidimensional. Reconhecimento pela Constituição Federal de 1988 da necessidade de garantia de acesso à renda, aos bens e aos serviços, enquanto direito inalienável para o reconhecimento pleno e coletivo da cidadania. A muldimensionalidade da pobreza e a política pública Claudio Salvadori Dedecca - Universidade Estadual de Campinas

[ Ponto de Partida ] Superar os problemas de desigualdades e pobreza implica romper o carácter formal das determinações da Constituição Federal de 1988 através da sua legitimação nas relações econômicas e sociais, de modo a transformá-las em instrumentos reais de regulação e proteção social. A trajetória da política de superação da pobreza, enquanto problema de massa na sociedade brasileira, deve considerar portanto: Dimensão estrutural do problema (tamanho, complexidade, heterogeneidade) A promessa social considerando o grau de desenvolvimento do país O desafio para as políticas públicas (estratégia) A muldimensionalidade da pobreza e a política pública Claudio Salvadori Dedecca - Universidade Estadual de Campinas

A muldimensionalidade da pobreza e a política pública Claudio Salvadori Dedecca - Universidade Estadual de Campinas

A muldimensionalidade da pobreza e a política pública Claudio Salvadori Dedecca - Universidade Estadual de Campinas

A muldimensionalidade da pobreza e a política pública Claudio Salvadori Dedecca - Universidade Estadual de Campinas

A muldimensionalidade da pobreza e a política pública Claudio Salvadori Dedecca - Universidade Estadual de Campinas

A muldimensionalidade da pobreza e a política pública Claudio Salvadori Dedecca - Universidade Estadual de Campinas

[ Vantagens ] Determinações constitucionais Políticas sociais e do trabalho e fundos públicos Trajetória relevante da política de superação da pobreza Redução da desigualdade de renda corrente Valorização da questão social na estratégia de desenvolvimento do país A muldimensionalidade da pobreza e a política pública Claudio Salvadori Dedecca - Universidade Estadual de Campinas

[ Desafios ] Entender a situação de pobreza como associada ao estado de desigualdade estrutural da sociedade brasileira - multidimensionalidade Estruturar em termos estratégicos a política de superação da pobreza (etapas) Articular as políticas sociais entre si e com a política de superação da pobreza – ações/porta de entrada/... – rompimento da fragmentação e do canibalismo Inserir a questão das desigualdades e da pobreza na estratégia de investimento/desenvolvimento (produtivo, infraestrutura e social) Tratar dos problemas de articulação federativa e as políticas sociais Estabelecer nova relação entre as políticas sociais e a política econômica Desassociar a estratégia da política de superação da pobreza/desigualdades do ciclo político (governos) – política de Estado A muldimensionalidade da pobreza e a política pública Claudio Salvadori Dedecca - Universidade Estadual de Campinas