PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Monitoramento 2009 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Reunião com as Unidades de Monitoramento e Avaliação Rafael Ferreira Rocha Monteiro.
Advertisements

Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
O Ciclo do Planejamento e a nova forma de organização da SPI
Avaliação do Plano Plurianual
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral Revisão PPA Cuiabá, março de 2005.
3ª Reunião em 2009 do GTAI – CEIVAP
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
O Papel da CIS no PCCTAE.
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
Processo de Elaboração do PLOA 2011
Atributos Modelo de Gestão Estratégico Integração de disciplinas
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Política e Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos em Pernambuco 1997 Lei Estadual n° Dispõe sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos.
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
I - a água é um bem de domínio público;
SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
Tribunal de Contas da União Seminário Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas DALVINO TROCCOLI FRANCA Belém, 4 a 6 de junho de 2007.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
BACIAS PCJ.
Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí Oficina de Trabalho – Fluxo de Repasse do Recurso da Cobrança – Set 2004 ESTADO.
A COBRANÇA PELO USO DE RECURSOS HIDRICOS
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
OFICINA CTCOB / CNRH A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA / FLUXOS DE ARRECADAÇÃO E APLICAÇÃO DOS RECURSOS PAINEL II : PAINEL II : A COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA NA.
Profa. Dra. Renata Medici
Sistema Estadual de Meio Ambiente
BENITO MARAGON MARIA DE LOURDES AMARAL NASCIMENTO.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Estrutura Funcional da Rede Goiás
PLANO DE BACIAS COMITÊS-PCJ 2004/2007
Fórum de Secretários Executivos
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Integração - Modernização - Descentralização
CONVÊNIOS DE INTEGRAÇÃO CELEBRADOS PELA ANA COM ESTADOS E COMITÊS
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
Profa. Dra. Renata Medici
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
Superintendente de Apoio à Gestão
Plano de Bacia do Rio Caí
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
1 OFICINA DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO RIO GRANDE DO SUL Discussão em grupo Dezembro de 2011.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
ESTRATÉGIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E COMUNICAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA – ENCEA ESTADUAL.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
GRUPOS DE TRABALHO 05 de dezembro de 2013 Cachoeira Dourada – MG.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Consolidação da Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Gerente: Cleide Pedrosa.
Audiência Pública Projeto de Lei nº 29/2011 Brasília, 13 de novembro de 2012 Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) Relator -
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO

MISSÃO DA ANA Lei 9.984 de 17 de julho de 2000 Implementar a Política Nacional de Recursos Hídricos, e coordenar o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Definidas pelo artigo 4º da Lei 9.984 de 17 de julho de 2000 COMPETÊNCIAS Definidas pelo artigo 4º da Lei 9.984 de 17 de julho de 2000 USO DOS RECURSOS HÍDRICOS Planejar Regular Fiscalizar Outorgar GESTÃO MEDIAR CONFLITOS ENTRE OS AGENTES Fortalecer Capacitar Informar ORGÃOS GESTORES, COMITÊS, USUÁRIOS , SOCIEDADE CONSERVAÇÃO, USO RACIONAL E A QUALIDADE DOS RECURSOS HÍDRICOS PROMOçÃO FOMENTAR

Orientações : Visão Estratégica Prioridades Gestão Eficiente dos Recursos Resultados Participação Integração

PORTARIA Nº 81 DE 17 .05 . 2004 Institui a Sistemática Interna de Planejamento, acompanhamento e avaliação de desempenho da Programação da Agência. Cria Grupo de Planejamento Interno com representação de todas as unidades organizacionais. Implanta o Sistema Gerencial de Apoio ao Planejamento - SISPLAN

Atribuições do Grupo Planejamento e coordenação da execução do orçamento anual; Análise e elaboração de relatórios de desempenho físico/financeiro. Revisão do PPA e elaboração da proposta orçamentária;

PLANEJAMENTO/ EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA: Detalhamento da programação para cada ação e priorização; Acompanhamento e coordenação dos procedimentos operacionais de execução (contratos e convênio); Monitoramento dos limites e da sua disponibilidade; Subsídios elaboração dos créditos adicionais períodos durante o exercício).

ANALISE E ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS Subsídios aos relatórios: SISPLAN Relatório Interno Bimestral; Alimentação do SIGPLAN; Subsídios aos relatórios: Mensagem Presidencial; Relatório do BGU; Relatório de Gestão e SIGMA.

Acompanhamento e definição de critérios para fase quantitativa. REVISÃO PPA E PROPOSTA DE ORÇAMENTO ANUAL Revisão de programa e do cadastro das ações alteração de atributos inclusão ou exclusão/; Acompanhamento e definição de critérios para fase quantitativa.

Programas coordenados pela ANA Probacias (UNISETORIAL) Objetivo: Implementar o Sistema Integrado de Gestão de Bacias Hidrográficas. Conservação, Uso Racional e Qualidade das Águas(MULTISSETORIAL) Objetivo: Melhorar a eficiência do uso dos recursos hídricos, a conservação e a qualidade das águas.

Programas do MMA com ações da ANA Desenvolvimento Sustentável do Pantanal Gestão da Política de Meio Ambiente Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis Programas de outros órgãos com ações da ANA Desenvolvimento Integrado e Sustentável do Semi- Árido – CONVIVER (MIN) Saneamento Ambiental Urbano (MCidades) Ciência, Natureza e Sociedade (MCT)

GERÊNCIA DOS PROGRAMAS - ANA GERENTE PROGRAMA DIRETOR PRESIDENTE COORDENAÇÃO DE AÇÃO TITULAR SUPERINTENDENCIA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMAS DE OUTROS ÓRGÃOS SRH PROBACIAS MMA SAC SOC SFI MC SUM NGI STC MCT Conservação, Uso Racional SIH SAS MI SPP SAF MP

PLANO DE PRIORIDADES DETALHAMENTO DA PROGRAÇÃO PROGRAMA PROBACIAS Implementação do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas APOIO Comitê Agência CADASTRO USUÁRIO OUTORGA/ COBRANÇA USO RH PLANO BACIA FISCALIZAÇÂO AÇÕES PREVENÇÃO EVENTOS CRÍTICOS SISTEMA NacionaL Informações SPR SAC SOC SUM SFI NGI STC Planejamento Integrado das Ações – Detalhamento da Ação por Bacia e forma de implementação Capacit./ Treinam.

FIM