TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I -

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DE PESQUISA Alexandre Godoy Dotta
Advertisements

A ciência atual: metodologia científica
O método científico em Psicologia
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Metodologia de Pesquisa
CONCEITOS ELEMENTARES
INICIANDO UMA PESQUISA
Metodologia Científica
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
PESQUISA.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Pesquisa HOSS, Osni.
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Metodologia da Pesquisa
METODOLOGIA Técnicas de Pesquisa.
Prof. Alan Rodrigo Antunes
Práticas Investigativas
Pesquisa em Comunicação
Núcleo de Pós-Graduação
A Pesquisa e suas Classificações
Classificação das Pesquisas
METODOLOGIA DA PESQUISA
Metodologia de Pesquisa
METODOLOGIA PESQUISA TIPOS.
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Trabalho de conclusão de curso
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções
Conhecer Conhecimento.
Profa. Flávia Santos Metodologia da Pesquisa Extraído de: Roesch, Yin e metodologia da UFPR e UFSC Profa. Flávia Santos
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO E PROFISSIONAL.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
Classificação das Pesquisas
Métodos e Técnicas de Pesquisa
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
TEMA E PROBLEMA.
METODOLOGIA CIENTÍFICA (ENG2510)
FMIE / MIE - 2º ano Economia 1º ano NI 1 Unidade 2 – FONTES DE INFORMAÇÃO. Porque a necessidade de fontes de informação? Que Informação? Que.
PROJETO DE ESTÁGIO - METODOLOGIA
Prof.ª Chayane C. de Souza
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Conhecimento Científico
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Jarbas Lopes Cardoso Júnior UNIP, 1o semestre, 2008
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
PESQUISA EM EDUCAÇÃO Conceitos Classificações.
Metodologia da Pesquisa
Estrutura do projeto de monografia
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Instituto de Gestalt-terapia da Bahia Formação em Gestalt-terapia O Delineamento daPesquisa.
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Elaboração do Relatório do ESU * Metodologia da Pesquisa*
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
Finalidades da pesquisa científica
Metodologia Metodologia.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
Metodologia da Pesquisa (BOAVENTURA, E, Metodologia da Pesquisa, 4)
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I - Prof. Marcelo Lisboa Luz

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I - Estrutura do projeto de monografia Ficha de Acompanhamento do Aluno Orientadores Revisão de conceitos metodológicos - Pesquisa - Tema - Objeto de estudo

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I - Estrutura do projeto de monografia Apresentação e orientação

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I - Ficha de Acompanhamento do Aluno Distribuição e leitura

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I - Orientadores Profª Alexandra Rocha Prof. Anderson Silva Prof. Marcelo Lisboa Profª Rita Borges Prof. Vinícius Maciel

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I - Revisão de conceitos metodológicos - Pesquisa

MÉTODO METHA + ODOS = Caminho a percorrer para se chegar a um fim Conjunto de atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo. Técnicas em uma ciência são os meios corretos de executar as operações de interesse de tal ciência. São as formas de fazer

FASES DO MÉTODO CIENTÍFICO . Formulação do problema; . Elaboração de hipótese/suposição/questão norteadora; . Coleta de dados; . Análise e interpretação dos dados.

PESQUISA Atividade que utiliza processos científicos na busca de soluções de problemas humanos.

nos seus objetivos gerais TIPOS DE PESQUISA Com base nos seus objetivos gerais (fins) EXPLORATÓRIAS EXPLICATIVAS DESCRITIVAS

PESQUISAS EXPLORATÓRIAS SÃO DESENVOLVIDAS COM O OBJETIVO DE PROPORCIONAR VISÃO GERAL, DE TIPO APROXIMATIVO, ACERCA DE DETERMINADO FATO. SÃO REALIZADAS QUANDO O TEMA ESCOLHIDO É POUCO EXPLORADO E TORNA-SE DIFÍCIL SOBRE ELE FORMULAR HIPÓTESES PRECISAS E OPERACIONALIZÁVEIS. CONSTITUEM A PRIMEIRA ETAPA DE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA MAIS AMPLA.

PESQUISAS EXPLORATÓRIAS TÊM COMO PRINCIPAL FINALIDADE DESENVOLVER, ESCLARECER E MODIFICAR CONCEITOS E IDÉIAS, COM VISTAS À FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS MAIS PRECISOS OU HIPÓTESES PESQUISÁVEIS PARA ESTUDOS POSTERIORES. DE TODOS OS TIPOS DE PESQUISA, ESTAS SÃO AS QUE APRESENTAM MENOR RIGIDEZ NO PLANEJAMENTO. HABITUALMENTE ENVOLVEM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL, ENTREVISTAS NÃO PADRONIZADAS E ESTUDOS DE CASO.

PESQUISAS DESCRITIVAS TÊM COMO OBJETIVO DESCREVER AS CARACTERÍSTICAS DE DETERMINADA POPULAÇÃO OU FENÔMENO. UMA DE SUAS CARACTERÍSTICAS MAIS SIGNIFICATIVAS ESTÁ NA UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS PADRONIZADAS DE COLETA DE DADOS. DENTRE ESTE TIPO DE PESQUISA SALIENTAM-SE AQUELAS QUE TÊM POR OBJETIVO ESTUDAR AS CARACTERÍSTRICAS DE UM GRUPO: SUA DISTRIBUIÇÃO POR IDADE, SEXO, PROCEDÊNCIA, NÍVEL DE ESCOLARIDADE, ESTADO DE SAÚDE FÍSICA E MENTAL, ETC.

PESQUISAS DESCRITIVAS OUTRAS PESQUISAS DESTE TIPO SÃO AS QUE SE PROPÕEM ESTUDAR O NÍVEL DE ATENDIMENTO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS DE UMA COMUNIDADE, AS CONDIÇÕES DE HABITAÇÃO DE SEUS HABITANTES, O ÍNDICE DE CRIMINALIDADE QUE AÍ SE REGISTRA, ETC. SÃO INCLUÍDAS NESTE GRUPO AS PESQUISAS QUE TÊM POR OBJETIVO LEVANTAR AS OPINIÕES, ATITUDES E CRENÇAS DE UMA POPULAÇÃO. SÃO AS MAIS SOLICITADAS POR ORGANIZAÇÕES COMO INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS, EMPRESAS COMERCIAIS, PARTIDOS POLÍTICOS, ETC.

PESQUISAS EXPLICATIVAS TÊM COMO PREOCUPAÇÃO CENTRAL IDENTIFICAR OS FATORES QUE DETERMINAM OU QUE CONTRIBUEM PARA A OCORRÊNCIA DOS FENÔMENOS. É O TIPO QUE MAIS APROFUNDA O CONHECIMENTO DA REALIDADE, PORQUE EXPLICA A RAZÃO, O PORQUÊ DAS COISAS. É O TIPO MAIS COMPLEXO E DELICADO, JÁ QUE O RISCO DE COMETER ERROS AUMENTA CONSIDERAVELMENTE. VALEM-SE QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE DO MÉTODO EXPERIMENTAL. NAS CIÊNCIAS SOCIAIS, EM VIRTUDE DAS DIFICULDADES, RECORRE-SE, SOBRETUDO, AO MÉTODO OBSERVACIONAL.

procedimentos técnicos TIPOS DE PESQUISA Com base nos procedimentos técnicos (meios) Participante Pesquisa-ação Bibliográfica Experimental Documental Ex-post-facto Levantamento Estudo de caso

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA É DESENVOLVIDA A PARTIR DE MATERIAL JÁ ELABORADO, CONSTITUÍDO PRINCIPALMENTE DE LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS. BOA PARTE DOS ESTUDOS EXPLORATÓRIOS PODE SER DEFINIDA COMO PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS.

PESQUISA DOCUMENTAL VALE-SE DE MATERIAIS QUE NÃO RECEBERAM AINDA UM TRATAMENTO ANALÍTICO, OU QUE AINDA PODEM SER REELABORADOS DE ACORDO COM OS OBJETIVOS DA PESQUISA. DOCUMENTOS DE “PRIMEIRA MÃO” OU FONTES PRIMÁRIAS: SÃO AQUELES QUE NÃO RECEBERAM NENHUM TRATAMENTO ANALÍTICO. DOCUMENTOS DE “SEGUNDA MÃO” OU FONTES SECUNDÁRIAS: SÃO AQUELES QUE JÁ FORAM ANALISADOS.

PESQUISA EXPERIMENTAL CONSISTE EM DETERMINAR UM OBJETO DE ESTUDO, SELECIONAR AS VARIÁVEIS QUE SERIAM CAPAZES DE INFLUENCIÁ-LO, DEFINIR AS FORMAS DE CONTROLE E DE OBSERVAÇÃO DOS EFEITOS QUE A VARIÁVEL PRODUZ NO OBJETO. Exemplo de um esquema de experimentação: A, B e C produzem Z A, B e D não produzem Z B, C e D produzem Z Assim, pode-se inferir que C é condição para a produção de Z.

PESQUISA EX-POST-FACTO O EXPERIMENTO SE REALIZA DEPOIS DA OCORRÊNCIA DOS FATOS. OS FATOS OBSERVADOS NÃO SÃO PROVOCADOS, MAS ESPONTÂNEOS. SÃO TOMADAS COMO EXPERIMENTAIS, SITUAÇÕES QUE SE DESENVOLVERAM NATURALMENTE E TRABALHA-SE SOBRE ELAS COMO SE ESTIVESSEM SUBMETIDAS A CONTROLES.

LEVANTAMENTO AS PESQUISAS DESTE TIPO CARACTERIZAM-SE PELA INTERROGAÇÃO DIRETA DAS PESSOAS CUJO COMPORTAMENTO SE DESEJA CONHECER. PROCEDE-SE À SOLICITAÇÃO DE INFORMAÇÕES A UM GRUPO SIGNIFICATIVO DE PESSOAS ACERCA DO PROBLEMA ESTUDADO PARA, EM SEGUIDA, MEDIANTE ANÁLISE QUANTITATIVA, OBTEREM-SE AS CONCLUSÕES CORRESPONDENTES AOS DADOS COLETADOS. QUANDO O LEVANTAMENTO RECOLHE INFORMAÇÕES DE TODOS OS INTEGRANTES DO UNIVERSO PESQUISADO, TEM-SE UM CENSO. NA MAIORIA DAS VEZES, SELECIONA-SE, MEDIANTE PROCEDIMENTOS ESTATÍSTICOS, UMA AMOSTRA SIGNIFICATIVA DE TODO O UNIVERSO, QUE É TOMADA COMO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO. AS CONCLUSÕES OBTIDAS A PARTIR DESTA AMOSTRA SÃO PROJETADAS PARA A TOTALIDADE DO UNIVERSO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A MARGEM DE ERRO.

ESTUDO DE CASO ESTUDO PROFUNDO E EXAUSTIVO DE UM OU DE POUCOS OBJETOS, DE MANEIRA QUE PERMITA O SEU AMPLO E DETALHADO CONHECIMENTO. O INTERESSE NO CASO É JUSTAMENTE NAQUILO QUE ELE POSSUI DE PARTICULAR E ÚNICO. PROPORCIONA SUBSÍDIOS PARA ESTUDOS POSTERIORES. “CONJUNTO DE DADOS QUE DESCREVEM UMA FASE OU A TOTALIDADE DO PROCESSO SOCIAL DE UMA UNIDADE, EM SUAS VÁRIAS RELAÇÕES INTERNAS E NAS SUAS FIXAÇÕES CULTURAIS, QUER SEJA ESSA UNIDADE UMA PESSOA, UMA FAMÍLIA, UM PROFISSIONAL, UMA INSTITUIÇÃO SOCIAL, UMA COMUNIDADE OU UMA NAÇÃO.” (YOUNG)

PESQUISA-AÇÃO “TIPO DE PESQUISA COM BASE EMPÍRICA QUE É CONCEBIDA E REALIZADA EM ESTREITA ASSOCIAÇÃO COM UMA AÇÃO OU COM A RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA COLETIVO E NO QUAL OS PESQUISADORES E PARTICIPANTES REPRESENTATIVOS DA SITUAÇÃO OU DO PROBLEMA ESTÃO ENVOLVIDOS DE MODO COOPERATIVO OU PARTICIPATIVO.” (THIOLLENT, 1985) EXIGE O ENVOLVIMENTO ATIVO DO PESQUISADOR E A AÇÃO POR PARTE DAS PESSOAS OU GRUPOS ENVOLVIDOS NO PROBLEMA. SUPÕE UMA FORMA DE AÇÃO PLANEJADA, DE CARÁTER SOCIAL, EDUCACIONAL, TÉCNICO OU OUTRO. Ex.: Educação ambiental na Rocinha.

PESQUISA PARTICIPANTE ASSIM COMO A PESQUISA-AÇÃO, CARACTERIZA-SE PELA INTERAÇÃO ENTRE PESQUISADORES E MEMBROS DAS SITUAÇÕES INVESTIGADAS. ENVOLVE POSIÇÕES VALORATIVAS, DERIVADAS, SOBRETUDO, DO HUMANISMO CRISTÃO E DE CERTAS CONCEPÇÕES MARXISTAS. SUSCITA MUITA SIMPATIA ENTRE OS GRUPOS RELIGIOSOS VOLTADOS PARA A AÇÃO COMUNITÁRIA. MOSTRA-SE BASTANTE COMPROMETIDA COM A MINIMIZAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE DIRIGENTES E DIRIGIDOS.

ALGUNS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA COLETA DE DADOS TESTES QUESTIONÁRIOS ENTREVISTAS OBSERVAÇÕES ANÁLISE DE DOCUMENTOS EXPERIMENTOS HISTÓRIA DE VIDA

ALGUNS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA ANÁLISE DE DADOS ORGANIZAÇÃO DOS DADOS TABULAÇÃO ESTUDO COMPARATIVO DOS DADOS ANÁLISE DE CONTEÚDO ANÁLISE DO DISCURSO (da ideologia do discurso de um determinado grupo)

ROTEIRO DE PESQUISAS Escolha do assunto Formulação do problema Explicitação dos objetivos do estudo Questões a investigar Enunciado das hipóteses Justificativa Fundamentação teórica Definição de termos Delimitação do estudo Procedimentos Instrumentos Análise de dados Discussão dos resultados . Escolha do assunto; . Formulação do problema . Justificativa da escolha; . Revisão de literatura; . Enunciado da hipótese . Pressupostos conceituais . Definição de termos . Delimitação do estudo . Procedimentos . Instrumentos . Análise de dados; . Discussão dos resultados.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I - Revisão de conceitos metodológicos - Tema Operacionalidade: limites de possibilidades pessoais e materiais. A metodologia é possível de ser realizada ? Massa crítica: problema suficientemente amplo ? Pode-se escrever muito sobre este problema ? Interesse: interesse pessoal na área do problema e na possível solução? É motivante ? Valor teórico: preenche uma lacuna na literatura ? Contribui para avanço na área de estudo ? Pode ser publicado ? Valor prático: o possível resultado pode melhorar a prática profissional, incluindo a do autor ?

Linha de pesquisa Gestão , inovação e competitividade Sub-áreas de pesquisa (assunto): Gestão de tecnologia Planejamento estratégico Gestão de recursos humanos Finanças corporativas Avaliação de empresas Gestão de marketing Gestão educacional em espaços escolares e não escolares

Linha de pesquisa Exemplo Assunto: Gestão de tecnologia Tema: Gestão no porto do Rio de Janeiro Assunto: Gestão de recursos humanos Tema: Qualidade de vida no trabalho Assunto: Planejamento estratégico Tema: Competitividade no ambiente organizacional Sub-áreas de pesquisa: - Gestão de tecnologia - Planejamento estratégico - Gestão de recursos humanos - Finanças corporativas - Avaliação de empresas - Gestão de marketing - Gestão educacional em espaços escolares e não escolares

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I - Revisão de conceitos metodológicos - Objeto de estudo O primeiro passo para se escrever um projeto de pesquisa; É o foco, é o eixo central da sua investigação: o que será estudado dentro do assunto/tema; Sem defini-lo, o trabalho será confuso e com perda de tempo.

Objeto de estudo Exemplo Assunto: Gestão de tecnologia Tema: Gestão no porto do Rio de Janeiro Objeto de estudo: Modernização de equipamentos Assunto: Gestão de recursos humanos Objeto de estudo: Como é treinado o pessoal de estiva Tema: Qualidade de vida no trabalho Objeto de estudo: Quais os aspectos contribuintes para a satisfação no trabalho Assunto: Planejamento estratégico Tema: Competitividade no ambiente organizacional Objeto de estudo: O que é feito para aumentar a competitividade da empresa

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I - Prof. Marcelo Lisboa Luz