A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA ESTADUAL SENADOR FILINTO MÜLLER- ANGÉLICA/MS
Advertisements

Projeto de Formação Continuada de Educadores
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Semana Pedagógica - Julho/2011
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
-Apropriação do Relatório Pedagógico
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
VICENTE BARRETO VICENTE BARRETO Excluem-se da escola Os que não conseguem aprender, Excluem-se do mercado de trabalho os que não têm capacidade técnica.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Faculdade Albert Einstein-FALBE
Educação Ambiental - GPEEA
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Parâmetros Curriculares Nacionais
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
PLI – PROGRAMAS DO LIVRO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Transdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e multidisciplinaridade
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Relação Professor Aluno na sala de aula ELIDA CRISTINA ALVES
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
DISCIPLINAS Lógicas separadas. Questões políticas separam fronteiras
Jaciara Nunes Kern Regina Helena da Silva Pereira CURIOSIDADE INFANTIL, UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E INTERESSANTE DE TRABALHAR NAS SÉRIES INICIAIS.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Análise Internacional Comparada de Políticas Curriculares
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
GOVERNO DO PARANÁ BETO RICHA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO FLAVIO ARNS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO MEROUJY GIACOMASSI CAVET.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Os PCN e o Ensino Médio.
Por que o jornal na escola?
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Projetos e Sequências Didáticas
Formação continuada 2º Encontro
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas Matemática x Língua Portuguesa Matemática x Geografia Matemática x Ciências

OBJETIVOS Refletir sobre a importância da interdisciplinaridade; Identificar a presença da matemática em diversas outras matérias.

A inter-relação da matemática com outras disciplinas (...) ensinar matemática é, antes de mais nada, ensinar a ‘pensar matematicamente’, a fazer uma leitura matemática do mundo e de si mesmo. “É uma forma de ampliar a possibilidade de comunicação e expressão, contribuindo para a interação social, se pensada interdisciplinarmente” (FAZENDA, 2003, p.62).

Primeiras séries do fundamental: aulas de Matemática, Língua Portuguesa, Inglês, Ciências, Geografia, Artes, etc. Inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas já nas séries iniciais do Ensino Fundamental Estimular os alunos a construírem relações entre os diferentes conteúdos presentes nas diversas disciplinas Mostrar que ao se calcular altitude na aula de Geografia, também esta sendo utilizada a Matemática.

PROJETOS DIDÁTICOS Tática de ensino mais utilizada para o desenvolvimento de um trabalho pedagógico interdisciplinar O professores podem inserir o estudo de temas entre matérias que não pertencem a mesma disciplina em questão, mas que envolvam duas ou mais delas. Projetos didáticos não devem ter a obrigatoriedade de juntar disciplinas, porém seria de extrema importância a realização dessa inter-relação. Projetos didáticos são importantes porque abrem novas possibilidades de aprendizagem aos alunos Qual decisão tomar? Que caminho seguir? Fazer cronogramas, considerando metas e condições iniciais

PROJETOS DIDÁTICOS Um projeto é bom pelas aprendizagens que proporciona a seus alunos, não pela qualidade pontual de seu produto final. Fazer uma apresentação considerada linda pelos pais pode ser até importante para as relações da escola com eles, mas não garante a realização das aprendizagens que justificaram o projeto, quando de seu planejamento.

Séries Iniciais Professor trabalha todas as disciplinas No desenvolvimento de projetos didáticos fica mais fácil definir e executar os objetivos em Língua Portuguesa, História e Geografia.  

EXEMPLO Realizar um projeto onde os alunos possam por em prática seus conhecimentos relacionando as características da matéria de forma lúdica; Fazer uma pesquisa sobre a história da matemática; Identificar os locais onde aconteceram os grandes fatos marcantes na história da matemática.

EXEMPLO Alunos do 4ª ou 5ª ano realizam pesquisa onde eles analisem a quantidade de água que uma pessoa consome Além de estudar a questão da obtenção, produção e distribuição de água potável por pessoa, eles aprendem também a fazer e utilizar as médias aritméticas em Matemática. É muito comum, nessas discussões, o uso do “consumo médio” e “consumo médio per capita”. Assim, se incluem neste caso os temas transversais saúde e meio ambiente.

Evitar, em Ciências Naturais, evitar a compartimentalização do conhecimento. Exemplo: com o tema corpo humano, é comum estudarmos com as crianças os sistemas orgânicos de forma isolada, que impede os alunos de relacionarem o que estão aprendendo com hábitos relativos à sua própria saúde.

Matemática X Língua Portuguesa Poesia Matemática - Millôr Fernandes

EXPRESSÕES MATEMÁTICAS CONSTANTES NA LINGUAGEM COTIDIANA  “ chegar a um denominador comum “; “ dar as coordenadas “; “ sair pela tangente “; “ ver de um outro ângulo “; “ numa fração de segundo”.

Matemática X Geografia A geografia, vista interdisciplinarmente, ao lado das habilidades de descrever, observar e localizar pode contribuir também para um processo de comparação que conduza a novas explicações. (FAZENDA, 2003, p.62).

Trabalhando tanto meio ambiente (reciclagem), quanto o sistema de numeração (número 9)

Matemática X Ciências Trabalhando o sistema solar (Ciências) e o sistema de numeração

Atividade de Avaliação Página 21 do Material Didático

Atividade Complementar Faça uma resenha critica, dos tópicos, do artigo: Interdisciplinaridade e Matemática” publicado no site: http://mail.fae.unicamp.br/~proposicoes/textos/10-artigos-machadonj.pdf Tópicos: A escola e as disciplinas (metade de uma pág. 24); Interdisciplinaridade: consenso (metade de uma pág. 24); Interdisciplinaridade: Obstáculos (metade de uma pág. 25); Interdisciplinaridade:sistemas filosóficos (metade de uma pág. 25/26; Transdisciplinaridade (metade de uma pág. 32/33); O caso da Matemática (três quartos da pág.33);

REFLITAM!!