Fundamentos Socioantropológicos da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Teorias Críticas do Currículo
Advertisements

A PESQUISA NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS À FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Maria Clara Di Pierro Faculdade de Educação da USP
UNISAL TEMA: O ESTÁGIO SUPERVISIONADO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Currículo e Formação Docente
DCE SOCIOLOGIA 2008.
EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA CRÍTICO-REPRODUTIVISTA
Filosofia da Educação Prof. Andréa Serpa.
Avaliação de Competência: paradigma de realinhamento das práticas pedagógicas com as demandas de mercado Prof. Carlos Araripe – Estácio Radial/Ibiúna-SP.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Perfil do Profissional
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Portfólio de Estágio Supervisionado
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Avaliação Educacional
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Avaliação Educacional
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA ARTE E EDUCAÇÃO Profª Ms.: Solange Brito.
Avaliação Educacional
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Currículo por Competências e Habilidades. ETAPAS DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO 1ª Fase – Discussão / Reflexão Qual o papel da escola dentro do novo modelo de.
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
SILVANA BERBEL FERNANDES
Introdução a Questão Social
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO & SOCIEDADE
Trajetória Profissional
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
As Concepções Pedagógicas.
A escola: reprodução da sociedade de classe
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Prof. Ms. Luiz Fernando Costa.  O conhecimento do contexto histórico geral e específico da área de atuação profissional se mostra importante para uma.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito

Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa Conteúdo: - Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron; - Christian Baudelot e Roger Establet;

Referência Bibliográfica: TADEU, Tomaz. Documentos de Identidade - Uma Introdução às Teorias do Currículo. 2ed. Rio de Janeiro: Autêntica, 2002.

Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron TEORIA DA REPRODUÇÃO Sistema escolar funciona de forma extremamente conservadora, só se preocupando com a reprodução de situações estabelecidas;

“Não há o que fazer” / “perda do encanto da profissão docente” Dotes pessoais: SOCIEDADE CLASSISTA - PODER ARBITRÁRIO; A escola trabalha com uma cultura falsa, fictícia, sem a mínima relação com a verdade; FUNÇÃO DA ESCOLA: conservação da ordem social;

Christian Baudelot e Roger Establet ESCOLA CLASSISTA; Rede secundário-superior (SS) = forma quadros dominantes; Rede primário-profissional (PP) = forma quadros operários (falsa cultura de passividade e submissão) PAPEL DA ESCOLA: “a partir dos fracassos escolares dos desfavorecidos, mergulhá-los na humilhação para que não renunciem a uma atitude de humildade”. A burguesia transformou os docentes em servidores da classe dominante.