Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito
Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico
Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa Conteúdo: - Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron; - Christian Baudelot e Roger Establet;
Referência Bibliográfica: TADEU, Tomaz. Documentos de Identidade - Uma Introdução às Teorias do Currículo. 2ed. Rio de Janeiro: Autêntica, 2002.
Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron TEORIA DA REPRODUÇÃO Sistema escolar funciona de forma extremamente conservadora, só se preocupando com a reprodução de situações estabelecidas;
“Não há o que fazer” / “perda do encanto da profissão docente” Dotes pessoais: SOCIEDADE CLASSISTA - PODER ARBITRÁRIO; A escola trabalha com uma cultura falsa, fictícia, sem a mínima relação com a verdade; FUNÇÃO DA ESCOLA: conservação da ordem social;
Christian Baudelot e Roger Establet ESCOLA CLASSISTA; Rede secundário-superior (SS) = forma quadros dominantes; Rede primário-profissional (PP) = forma quadros operários (falsa cultura de passividade e submissão) PAPEL DA ESCOLA: “a partir dos fracassos escolares dos desfavorecidos, mergulhá-los na humilhação para que não renunciem a uma atitude de humildade”. A burguesia transformou os docentes em servidores da classe dominante.