O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Padrões de competência em TIC para professores
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Discutindo práticas em Matemática
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Guilhermina Oliveira Consultora em Tecnologia Educacional
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
O uso dos softwares nas escolas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Educação no contexto do Trabalho
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Objeto de Aprendizagem
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Apresentação do Curso de Ciência da Computação
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SOFTWARE EDUCACIONAL CLASSIFICAÇÃO
FACIMINAS – Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
História nas atuais propostas curriculares
SILVANA BERBEL FERNANDES
Proposta Curricular de Santa Catarina: fundamentos
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Álgebra Algumas considerações sobre “O ensino de Álgebra na aula de Matemática”
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Softwares Educacionais – Cód
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
SOFTWARES EDUCACIONAIS – CÓD PROF. MSC. RONNISON REGES VIDAL.
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Softwares Educacionais.  Primeiramente, o que é um software? - Softwares são programas de computador, que são responsáveis por fazer seus computadores.
Transcrição da apresentação:

O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática

Os objetos de aprendizagem em Matemática . Relação entre os objetos de aprendizagem em Matemática.

O ensino de Matemática, assim como a Matemática, constitui um patrimônio cultural da humanidade e seu conteúdo costuma provocar duas sensações contraditórias, tanto por parte de quem ensina, como por parte de quem aprende: de um lado, a constatação de que se trata de uma área de conhecimento importante; de outro, a insatisfação diante dos resultados negativos obtidos com muita freqüência em relação à sua aprendizagem.

Sua importância, apóia-se no fato de que a Matemática desempenha papel decisivo, pois permite resolver problemas da vida cotidiana, tem muitas aplicações no mundo do trabalho e funciona como instrumento essencial para a construção de conhecimentos em outras áreas curriculares. Do mesmo modo, interfere fortemente na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento e na agilização do raciocínio dedutivo do aluno.

Assim, todo indivíduo deve ter a possibilidade de:

A aprendizagem dos conceitos matemáticos é uma forma de desenvolvimento das habilidades lógicas e dedutivas do raciocínio. A competência Matemática promove saberes culturais, científicos e tecnológicos e ao mesmo tempo, promove o uso de linguagens adequadas para expressar idéias.

Objeto de Aprendizagem Comparando a Matemática com outras disciplinas, observamos que a Matemática possui métodos de estudo próprios, que se baseiam na prática muito mais do que na fixação de conceitos teóricos

A Matemática vai além das fórmulas “decoradas” para resolução de problemas e cálculos elaborados. Na verdade, todo conceito matemático é aplicável a um contexto que ao ser vivenciado, trará resultados efetivos para a educação de todos.

APLICAÇÕES DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO NOSSO DIA A DIA VER TABELA

Objetos de aprendizagem da Matemática “Um Objeto de Aprendizagem é um arquivo digital (imagem, filme, software e outros) que pretende ser utilizado para fins pedagógicos e que possui, internamente ou através de associação, sugestões sobre o contexto apropriado para sua utilização”. (Sosteric & Hesemeier, 2001).  

Objetos de aprendizagem da Matemática Tornar significativo um conteúdo matemático é um desafio para o trabalho em sala de aula e esse desafio é proporcional ao grau de abstração do conteúdo abordado. Porém, existem determinados conteúdos da Matemática que podem ser auxiliados por softwares que simulem em um ambiente computacional.

Software Educacional Um software é considerado educacional quando é inserido em um contexto de ensino e de aprendizagem para fins educacionais. Qualquer programa de computador pode ser considerado como produto educacional, desde que seja usado para esse fim, mesmo que originariamente, não tenha sido produzido com essa finalidade [Oliveira, Costa e Moreira 2001].

Objetos Educacionais Aprendizagem (ou Objetos Educacionais) podem ser descritos como qualquer recurso utilizado para apoio aos processos de ensino e de aprendizagem.