Transdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e multidisciplinaridade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Coisas Escritas SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE
Advertisements

Os Ciclos de Escolarização
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
Módulo: Projetos Interdisciplinares em Educação Ambiental Noções conceituais de Multidisciplinaridade, Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade,
Plano de Trabalho Docente
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
CURRÍCULO INTEGRADO Cristiane Sant’Anna Santos
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Pesquisa Ação: Uma introdução metodológica.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Interdisciplinaridade
ENCONTRO ANUAL DAS EQUIPES COLABORADORAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Searle, John. Consciência e Linguagem. S. Paulo: Martins Fontes 2010
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A inter-relação entre a matemática e as demais disciplinas
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
Profa. Aline Alves de Andrade
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO INFANTIL
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
DISCIPLINA: INICIAÇÃO EM FISIOTERAPIA PROFª RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
Interdisciplinaridade: o que é isso?
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O trabalho de Jean Piaget
Atuais Propostas Curriculares.
INTERDISCIPLINARIDADE
Interdisciplinaridade, currículo, pesquisa e a formação docente. 2014
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Projeto Institucional das escolas Salesianas
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
O ENSINAR E O APRENDER ELIZABETH TUNES UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Caderno 4 Cap O que são as áreas do conhecimento e qual sua relação com o currículo?
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
DISCIPLINAS Lógicas separadas. Questões políticas separam fronteiras
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Jaciara Nunes Kern Regina Helena da Silva Pereira CURIOSIDADE INFANTIL, UMA FORMA INTERDISCIPLINAR E INTERESSANTE DE TRABALHAR NAS SÉRIES INICIAIS.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
Revisão de Filosofia.
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
GT Ensino de Dança COORDENADORA Professora Dra. Beatriz Cerbino (UFF) Aluna responsável: Carina Melo NÚMERO DE PARTICIPANTES: 13.
ESTUDO DO MEIO.
PROJETOS PEDAGÓGICOS UNIFICADOS
Tendências Pedagógicas
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Transcrição da apresentação:

Transdisciplinaridade, pluridisciplinaridade e multidisciplinaridade

Disciplina - conjunto específico de conhecimentos com suas próprias características sobre o plano de ensino, formação dos mecanismos, dos métodos, das matérias; •Multidisciplinar - justaposição de disciplinas diversas, desprovidas de relação aparente entre elas. Ex.: música + matemática + história; Pluridisciplinar- justaposição de disciplinas mais ou menos vizinhas dos domínios do conhecimento. Ex.: domínio científico + matemática + física;

Interdisciplinar - interação existente entre duas ou mais disciplinas Interdisciplinar - interação existente entre duas ou mais disciplinas. Essas interações podem ir da simples comunicação de ideias à integração mútua dos conceitos diretores da epistemologia, da terminologia, da metodologia, dos procedimentos, dos dados e da organização referentes ao ensino e à pesquisa. A interdisciplinaridade provoca trocas generalizadas de informações e de críticas, amplia a formação geral e questiona a acomodação dos pressupostos implícitos em cada área, fortalecendo o trabalho de equipe.

Interdisciplinaridade é a interação entre as disciplinas ou áreas do saber. Mas, essa interação pode acontecer em níveis de complexidade diferentes. Para distinguir tais níveis que termos como multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, interdiscipli- naridade e transdisciplinaridade foram criados.

Multidisciplinaridade A representa o primeiro nível de integração entre os conhecimentos disciplinares. Muitas das atividades e práticas de ensino nas escolas se enquadram nesse nível, o que não as invalida. Mas, é preciso entender que há estágios mais avançados que devem ser buscados na prática pedagógica. Segundo Japiassú, a multidisciplinaridade se caracteriza por uma ação simultânea de uma gama de disciplinas em torno de uma temática comum. Essa atuação, no entanto, ainda é muito fragmentada, na medida em que não se explora a relação entre os conhecimentos disciplinares e não há nenhum tipo de cooperação entre as disciplinas.

Pluridisciplinaridade Diferentemente do nível anterior, observamos a presença de algum tipo de interação entre os conhecimentos interdisciplinares, embora eles ainda se situem num mesmo nível hierárquico, não havendo ainda nenhum tipo de coordenação proveniente de um nível hierarquicamente superior. Alguns estudiosos não chegam a estabelecer nenhuma diferença entre a multidisciplinaridade e a pluridisciplinaridade.

Interdisciplinaridade Interdisciplinaridade representa o terceiro nível de interação entre as disciplinas. Segundo Japiassú, é caracterizada pela presença de uma axiomática comum a um grupo de disciplinas conexas e definida no nível hierárquico imediatamente superior, o que introduz a noção de finalidade.

Segundo os PCN a interdisciplinaridade supõe um eixo integrador, que pode ser o objeto de conhecimento, um projeto de investigação, um plano de intervenção. Nesse sentido, ela deve partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar, talvez vários

Transdisciplinaridade A representa um nível de integração disciplinar além da interdisciplinaridade. Trata-se de uma proposta relativamente recente no campo epistemológico. O filósofo Japiassu faz uma distinção entre os termos inter / multi / pluri e transdisciplinaridade.

Entre estes termos há uma gradação que se estabelece entre os níveis de cooperação e coordenação entre as disciplinas, entendendo-se por disciplina diferentes domínios de conhecimento, na medida em que são sistematizados de acordo com critérios O termo multi e pluridisciplinaridade pressupõe uma atitude de justaposição de conteúdos de disciplinas heterogêneas ou a integração de conteúdos numa mesma disciplina, atingindo-se quando muito o nível de integração de métodos, teorias e conhecimentos.

Quando nos situarmos no nível da multidisciplinaridade, a solução de um problema exige informações tomadas de empréstimo a duas ou mais especialidades sem que as disciplinas levadas a contribuir para aquelas que a utilizam sejam modificadas ou enriquecidas. Estuda-se um objeto de estudo sob vários ângulos mas sem que tenha havido antes um acordo prévio sobre os métodos a seguir e os conceitos a serem utilizados.

No nível pluridisciplinar o agrupamento das disciplinas se faz entre aquelas que possuem algumas relações entre si visando-se à construção de um sistema de um só nível e com objetivos distintos, embora excluindo toda coordenação. No sistema multidisciplinar uma gama de disciplinas são propostas simultaneamente para estudar um objeto sem que apareçam as relações entre elas. No sistema pluridisciplinar justapõem-se disciplinas situadas no mesmo nível hierárquico de modo a que se estabeleçam relações entre elas.

Em relação à interdisciplinaridade tem-se uma relação de reciprocidade, de mutualidade, em regime de co-propriedade que possibilita um diálogo mais fecundo entre os vários campos do saber. A exigência interdisciplinar impõe a cada disciplina que transcenda sua especialidade formando consciência de seus próprios limites para acolher as contribuições de outras disciplinas.

A interdisciplinaridade provoca trocas generalizadas de informações e de críticas, amplia a formação geral e questiona a acomodação dos pressupostos implícitos em cada área, fortalecendo o trabalho de equipe. Em vez de disciplinas fragmentadas, a interdisciplinaridade postula a construção de interconexões apresentando-se como arma eficaz contra a pulverização do saber.