UM PASTOR ESPERTO GRUPO: Fábio Sélos Rodrigues – nº USP 3542380 Mara Franciele Wandermurem – nº USP 4884348 Michele Fernanda Gonçalves – nº USP 4884518 UM PASTOR ESPERTO Profº Dr.Thomaz Catunda
TRABALHO COM PROJETO: Por que trabalhar com Projeto? Facilita o trabalho do professor. O aluno sabe por quê e para que está estudando determinado assunto.
UM PASTOR ESPERTO: OBJETIVO: expandir o conceitos de área e perímetro em quadrados e retângulos.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS: Adição de Números Naturais; Multiplicação de Números Naturais; Noções básicas de Geometria; Conceitos de Área e Perímetro.
CONTEXTUALIZAÇÃO Utilizar histórias para abordar o assunto; Utilizar exemplos de fácil visualização.
O PROJETO: Materiais O CDCC utiliza palitos de sorvete, porém há outros materiais: espetinho de churrasco, canudo, palito de dente e fósforo.
O PROJETO: No Kit da Experimentoteca é utilizada a historia de um Pastor Roteiro do professor http://educar.sc.usp.br/experimentoteca/matematica/matematica_fundamental/7f_pastor_esperto_p.pdf Roteiro do aluno http://educar.sc.usp.br/experimentoteca/matematica/matematica_fundamental/7f_pastor_esperto_a.pdf
O PROJETO: Outras contextualizações: Construção de uma piscina Construção de uma casa
PROCEDIMENTO: Dividir a classe em grupo de dois a quatro alunos; Realizar a leitura do roteiro, discutir as questões e anotar as respostas.
FORMA DE TRABALHO: O aluno tem que se desenvolver; Conhecer o problema, discutir; Definir etapas, prazos, função de cada um no grupo; Concluir; Assimilar o conhecimento e compartilhar com os outros alunos.
ANÁLISE: O Projeto é de fácil assimilação, por isso facilita o processo de ensino-aprendizagem. A Geometria é um dos conteúdos mais “palpáveis” da Matemática. O projeto não necessita de muitos recursos, pode ser realizado em qualquer local
CONCLUSÃO Como futuros professores acreditamos que seja viável trabalhar com projetos, principalmente os de fácil realização.