UM PASTOR ESPERTO GRUPO: Fábio Sélos Rodrigues – nº USP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFICINA DE PLANO DE ENSINO
Advertisements

THE SUBJECT MATTER PREPARATION OF PROSPECTIVE MATHEMATICS TEACHERS: CHALLENGING THE MYTHS Deborah Ball Objetivo do texto: Discutir a questão do conhecimento.
Lennessy Lívia Miranda Ludmila Nogueira Suely Magalhães
APRENDENDO GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL COM AS TECNOLOGIAS
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Tópicos de Educação Matemática A
@       cada disciplina ou atividade tratará das suas questões sem que a organização do ambiente procurará responder as mesmas rotinas preparadas para.
O TRABALHO COM PROJETOS
APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO PROCESSO RECURSOS AVALIAÇÃO CONCLUSÃO
EXPLORANDO OS CONCEITOS DE TRIGONOMETRIA
III SIMPÓSIO DE PROFISSIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA
Pibid Discente bolsista Ana Cristina O Linhares Supervisora: Maria Aparecida Coordenador: prof. George Pinto.
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Fatoração e Trinômio Quadrado Perfeito
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Ensinar a ler e a escrever nas aulas de Ciências
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Introdução ao conceito de Multiplicação
Química Orgânica Reações de Oxidação
Além disso, também foi construído um aparato para simular a ação da água sobre as pás da roda. Esse aparato envolveu um balde de água (20 litros) com uma.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
III Encontro de Boas Práticas
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
DESAFIOS PARA ENSINAR.
RETRATOS DE FAMÍLIAS: UMA LEITURA ATRAVÉS DOS TEMPOS
MÓDULO 12 A Construção do numero.
Projeto anual de Matemática: Brincando com a matemática.
Professora no Colégio Objetivo Sorocaba desde 1989.
Prática(s) Pedagógica(s) em Sala de Aula
A MATEMÁTICA NO CONCRETO
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de Física TIC no Ensino Atual Grupo Caio Medeiros Verônica Lima Victor Arroyo.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
GUIA DO PROFESSOR. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1-Reconhecer os principais carboidratos.
IV Encontro Sul Fluminense de Educação Matemática - ESFEM 16 e 17 de dezembro de 2005 LOCAL: Unidade de Ensino, Pesquisa e Extensão Dr. Mário Sombra de.
GUIA DO PROFESSOR. Objetivos que se pretende alcançar com a utilização deste objeto de aprendizagem: Levar o estudante à: 1-Conhecer os principais métodos.
Professora: Elisangela Moretti Alves Disciplina: Matemática
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGIA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA – CAMPUS ALEGRETE.
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil.
TRABALHANDO COM JOGOS NO COMPUTADOR
Equipe responsável pela produção
Objetos de aprendizagem
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
ESTUDO DO MEIO.
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
Ministério de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante.
Proposta de aula Aluna: Danielle P. Silveira Moreira
1º Assunto de Matemática do Preparatório para o Ensino Superior
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
Tópicos de Economia Empresarial
As aparências enganam Dimorfismo sexual Clara S. de M. Aquino
Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa Nossa representação de COLETIVO! Aline Gonçalves Fábio Felippe Jéssica Schiller Marlene Correa Morgana Matos.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
PLANO DE AÇÃO Professores: Gilberto e Fernanda Ensino Médio Geografia.
Transcrição da apresentação:

UM PASTOR ESPERTO GRUPO: Fábio Sélos Rodrigues – nº USP 3542380 Mara Franciele Wandermurem – nº USP 4884348 Michele Fernanda Gonçalves – nº USP 4884518 UM PASTOR ESPERTO Profº Dr.Thomaz Catunda

TRABALHO COM PROJETO: Por que trabalhar com Projeto?  Facilita o trabalho do professor.  O aluno sabe por quê e para que está estudando determinado assunto.

UM PASTOR ESPERTO: OBJETIVO: expandir o conceitos de área e perímetro em quadrados e retângulos.

CONHECIMENTOS PRÉVIOS: Adição de Números Naturais; Multiplicação de Números Naturais; Noções básicas de Geometria; Conceitos de Área e Perímetro.

CONTEXTUALIZAÇÃO Utilizar histórias para abordar o assunto; Utilizar exemplos de fácil visualização.

O PROJETO: Materiais O CDCC utiliza palitos de sorvete, porém há outros materiais: espetinho de churrasco, canudo, palito de dente e fósforo.

O PROJETO: No Kit da Experimentoteca é utilizada a historia de um Pastor Roteiro do professor http://educar.sc.usp.br/experimentoteca/matematica/matematica_fundamental/7f_pastor_esperto_p.pdf Roteiro do aluno http://educar.sc.usp.br/experimentoteca/matematica/matematica_fundamental/7f_pastor_esperto_a.pdf

O PROJETO: Outras contextualizações: Construção de uma piscina Construção de uma casa

PROCEDIMENTO: Dividir a classe em grupo de dois a quatro alunos; Realizar a leitura do roteiro, discutir as questões e anotar as respostas.

FORMA DE TRABALHO: O aluno tem que se desenvolver; Conhecer o problema, discutir; Definir etapas, prazos, função de cada um no grupo; Concluir; Assimilar o conhecimento e compartilhar com os outros alunos.

ANÁLISE: O Projeto é de fácil assimilação, por isso facilita o processo de ensino-aprendizagem. A Geometria é um dos conteúdos mais “palpáveis” da Matemática. O projeto não necessita de muitos recursos, pode ser realizado em qualquer local

CONCLUSÃO Como futuros professores acreditamos que seja viável trabalhar com projetos, principalmente os de fácil realização.