Seminário – Judicialização da Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Convênio ADPERJ-ELERJ
Advertisements

Ministério Público A atuação do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente com deficiência, transtornos ou altas.
Edital de Chamamento Interno de Projetos n. 6/2016.
Gestão 2015 – 2017 Departamento de Fiscalização. 8º Seminário Nacional de Fiscalização do Sistema Cofen/Corens Vitória/ES – 25/08/16 Implantação do protocolo.
Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
Núcleo de Defesa da Saúde - NUDS
JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE
PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO SUS
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo
Atuação da ANATER Assistência técnica ao produtor rural em todas as etapas da produção. Atuação integrada com a Embrapa para a transferência de tecnologia.
O SUAS E O SISTEMA DE JUSTIÇA: especificidades, interfaces e fluxos operacionais Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social - CONGEMAS.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Visão Geral das Estruturas
Campinas – SP, 19 de Junho de 2017.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Os desafios dos Novos Prefeitos: A Judicialização da Saúde
Letícia de Arruda Monteiro Albuquerque
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
Projeto de Lei 3021/2008 Disciplina a certificação das entidades beneficentes de assistência social Traz novas perspectivas para o Terceiro Setor Está.
Universidade Federal de Pelotas
Edital de Chamamento Interno de Projetos n. 6/2016
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Instrumentos de Defesa do Consumidor
Dayana Marrero Escobedo. Orientadora: Elitiele Ortiz Dos Santos.
MAIS INFORMAÇÕES: pgsistemicos.blogspot.com
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Redes de escolas de governo, disseminação de conhecimento e educação a distância. Guilherme Ribeiro Escola do Legislativo da ALMG/PUCMinas.
1º AUDIÊNCIA PÚBLICA TRIMESTRAL DE SAÚDE
Carlos Rafael Duany Miranda Orientadora: Luciane Soares Seixas
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
MELHORIA DA ATENÇAO À SAÚDE DAS PESSOAS IDOSAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Henrique Cesca Orientadora: Nailê Damé-Teixeira
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
Sistema Único de Saúde SUS
Grupo de Redução de Danos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
BRASIL REGIÕES. REGIÃO NORTE VOLTAR REGIÃO SUDESTE VOLTAR.
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
CRIAÇÃO DO MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA MEDIDA PROVISÓRIA Nº 821/2018 Prof. MARCOS GIRÃO.
PREFEITURA DE MANICORÉ SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE TREINAMENTO DE AGENTES COMUNITÁRIOS ZONA RURAL E URBANA.
Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
CARREIRAS JURÍDICAS E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL
Atenção aos Pacientes Hipertensos e Diabéticos da Vila Governaço –
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE – BPS 12ª Reunião CT/BPS
Os Meios de Resolução Alternativa de Litígios no Consumo
Ponto 3-3: SUJEITOS DO PROCESSO
Seminário Judicialização da Saúde - CONASEMS
Defensoria Pública do Estado do Tocantins Um Direito seu
Trabalho de Conclusão de Curso
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
Para Elas  .
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
TELESSAÚDE SP.
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
O MPRJ O Ministério Público, consoante o art. 127, caput, da Constituição Federal, é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado,
Conheça a Defensoria Pública
Judicialização da Saúde:
Transcrição da apresentação:

Seminário – Judicialização da Saúde Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - CONASEMS julho de 2017

Defensoria Pública do Estado de São Paulo Experiência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo na (des) Judicialização da Saúde.

Defensoria Pública do Estado de São Paulo Principais Projetos e Parcerias firmados pela Defensoria Pública de São Paulo com o objetivo de buscar vias alternativas à judicialização de demandas relacionadas à SAÚDE.

Defensoria Pública do Estado de São Paulo Constituição da República: Art. 134. A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal. 

Defensoria Pública do Estado de São Paulo Lei Complementar nº 80/90 (Lei Orgânica da Defensoria Pública) Art. 4º São funções institucionais da Defensoria Pública, dentre outras: (...) II – promover, prioritariamente, a solução extrajudicial dos litígios, visando à composição entre as pessoas em conflito de interesses, por meio de mediação, conciliação, arbitragem e demais técnicas de composição e administração de conflitos; Defensoria Pública do Estado de São Paulo  

Defensoria Pública do Estado de São Paulo Projeto Acessa SUS – Termo de Parceria com a Secretaria Estadual de Saúde; Termo de Cooperação – Defensoria e Secretaria Municipal de Saúde para atendimento de usuários com uso problemático de drogas e/ou acometidos de transtornos ou doenças mentais; CRATOD - Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras drogas – com a Secretaria Estadual de Saúde.

Projeto Acessa SUS Defensoria Pública do Estado de São Paulo Início : Fevereiro de 2017. Partícipes: DPESP, TJSP, MPSP e SES/SP Objeto: estabelecer um protocolo de fluxos de serviços de triagem e orientação farmacêutica, nutricional e correlatos pelo SUS e seus reflexos no Sistema de Justiça.

Defensoria Pública do Estado de São Paulo – Projeto Acessa SUS

Defensoria Pública do Estado de São Paulo – Projeto Acessa SUS

Parceria – Defensoria e Secretaria Municipal de Saúde Defensoria Pública do Estado de São Paulo Parceria – Defensoria e Secretaria Municipal de Saúde Início : Agosto de 2013. Objeto: Atendimento de usuários com uso problemático de drogas e/ou acometidos de transtornos ou doenças mentais.

Em um ano: 145 casos encaminhados pela Defensoria Defensoria Pública do Estado de São Paulo Parceria – Defensoria e Secretaria Municipal de Saúde Início : Agosto de 2013. Em um ano: 145 casos encaminhados pela Defensoria 35%: região Leste, 24%: região Sudeste, 11%: região Norte, 18% região Sul e 12% para a região Centro-Oeste.

Parceria – Defensoria e Secretaria Municipal de Saúde Defensoria Pública do Estado de São Paulo Parceria – Defensoria e Secretaria Municipal de Saúde De todos os casos encaminhados pela Defensoria, 90% foram tratados pela REDE. Em especial, pelos CAPS e UBSs.

PARCERIA: Defensoria e Secretaria Estadual de Saúde Defensoria Pública do Estado de São Paulo PARCERIA: Defensoria e Secretaria Estadual de Saúde CRATOD - Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras drogas – com a Secretaria Estadual de Saúde Início: 2013. Objeto: Assistência Jurídica INTEGRAL à pessoas que fazem uso problemático de drogas, em especial quanto à internação (compulsória ou involuntária)

PARCERIA: Defensoria e Secretaria Estadual de Saúde – CRATOD Defensoria Pública do Estado de São Paulo PARCERIA: Defensoria e Secretaria Estadual de Saúde – CRATOD Atuação da DPE (primeiro ano da parceria) ref. um mês de atuação Fluxo administrativo: 75% Assuntos diversos (sem relação com saúde mental): 24% Ações judicializadas: 1%

Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Obrigado! Defensoria Pública do Estado de São Paulo Alvimar Virgílio de Almeida Defensor Público do Estado de São Paulo Email: assessoria.civel@defensoria.sp.def.br