POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Plano “VISA na Atenção Básica”
Ações Estratégicas na Atenção Básica
Assistência Farmacêutica no SUS.
Fórum Nacional de Residentes em Saúde
PLANO DE GESTÃO.
A formação profissional técnica de
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONASS Avaliação da conjuntura política: a formação técnica de nível médio em Saúde Carmen Emília.
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Mônica Diniz Durães Consultora Técnica DEGES/SGTES/MS
HOSPITAIS UNIVERSITÁRIOS 3ENSINO 3PESQUISA 3ASSISTÊNCIA MISSÃO.
INFORMAÇÃO EM SAÚDE PARA O CONTROLE SOCIAL
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE E O FAZER DO PSICÓLOGO
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Política Nacional de Humanização
Video roda aqui Missão Prestar Serviços de Saúde com segurança, tecnologia e qualificação profissional, visando a satisfação de seus clientes.
Garantir educação pública de qualidade e formação profissional
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Esta é a participação da AMRIGS no encaminhamento de propostas para a redução da judicialização buscando garantir um bom atendimento à população Dirceu.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Atenção Básica em Saúde
Acolhimento O que entendemos por acolhimento?
INTEGRALIDADE EM SAÚDE
Laura C. M. Feuerwerker* * Doutora em Saúde Pública.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Perfil e Deveres do Biomédico(a):
Departamento de Nutrição
VII Encontro Nacional de Gerentes de Risco Rede Sentinela GRUPO 6 Ciclo do Medicamento Da Distribuição à Utilização.
Curso de Especialização Gestão em Saúde CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAUDE A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ROMPENDO BARREIRAS DE ACESSO E PROMOVENDO MUDANÇAS.
CURSO TÉNICO AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE A experiência de Recife.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
GOVERNO DO ESTADO DO ACRE INSTITUTO DOM MOACYR
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
CONSELHOS - MECANISMO DE CONTROLE SOCIAL
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Financiamento dos laboratórios;
UNIVERSIDADE ABERTA DE EDUCACAO PERMANENTE EM SAUDE DEZ/2007.
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Atuação dos agentes de Controle Social
Saúde do Idoso Educação em saúde.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
 ANÁLISE CRÍTICA O ensino das graduações de saúde deve formar profissionais generalistas nas diversas profissões. A iniciativa do curso foi bastante proveitosa,
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Recursos Financeiros SUS – Gastos à Luz da Legislação Vigente Antonio Carlos Rosa de Oliveira Junior Diretor Executivo Fundo Nacional de Saúde/MS São Luiz.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Saúde Coletiva Saúde : “ È um completo estado de bem estar físico mental e social, e não meramente a ausência de doença” ( OMS 1948). Saúde: “ È um bem.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
Papel dos Conselhos de Saúde no Pacto pela Saúde Monitorar e avaliar as políticas públicas de saúde para garantir o direito do cidadão; Conhecer o Pacto.
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Descentralização das.
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE  Realização da formação em primeiros socorros em cardiologia para 2160 trabalhadores das Unidades de Saúde da Família.
Transcrição da apresentação:

POLÍTICAS PÚBLICAS EM SAÚDE

DIAGNÓSTICO: Falta de integração entre academia e serviço; Falhas no gerenciamento, no controle e avaliação; Foco voltado à doença e centrado no trabalho do médico; Distanciamento do currículo acadêmico com a prática de serviço;

DIAGNÓSTICO: Desconhecimento da população de que o SUS é um instrumento de cidadania (direitos e deveres); Não efetivação da integração dos processos de educação e formação às políticas do SUS conforme preconizado na lei 8.080 e normas operacionais;

PROPOSTAS: Aplicar adequadamente os princípios do SUS; Reforçar a ética profissional; Fortalecer o controle social; Concretizar o trabalho em equipe multiprofissional e amplia-lo para outras profissões de forma a inseri-la efetivamente no SUS;

PROPOSTAS: Adequação da grade curricular na academia; Utilização adequada dos instrumentos de trabalho; Gestão com foco nos indicadores de resultados; Criar mecanismos em parceria com as outras políticas públicas em especial com a educação visando prover o cidadão de conhecimentos básicos.