Comprometimento nas Organizações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QVT
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
Motivando empregados e projetando cargos
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Administração Estratégica
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
Endomarketing. O que veremos por aqui
Gestão do Conhecimento na prática
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Um foco na Ética.
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Profª. Janaina Pena Camargo
ÉTICA.
Capítulo 12 Liderança, poder e política
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Valor Consultoria Empresarial
Visão geral da Administração
DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
AULA 2 Motivação de EQUIPES DE TRABALHO
Comprometimento.
Angela Becker – Palestra Motivacional Ensino Médio
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Nathália Alonso Raemy Rangel
Modelo de Excelência em Gestão
TEORIA DE MASLOW E SUA APLICABILIDADE NO AMBIENTE DE TRABALHO
ENDOMARKETING.
Teorias Modernas de Gestão
FUTURO DE RH RH DO FUTURO
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Prof.ª Ivana Anhanguera Educacional
Uniminas – União Educacional de Minas Gerais Pedagogia: Habilitação em Gestão e Tecnologia Educacional Webfólio Aluna: Ketiuce Ferreira Silva Professoras:
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
Oficina de Motivação.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Sistema de Administração de Carreiras
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.

Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
Instituição de Ensino São Francisco
Gestão de Pessoas e Competências nas Empresas Contábeis Ana Carolina Aleixo.
CANAIS E FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
Um foco na Ética.
Profa. Daciane de Oliveira Silva
Mercado de Trabalho.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Processos Administrativos Aula 1
Gestão de Pessoas.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Formação e Desenvolvimento de Equipe de Vendas
CAPITAL HUMANO NO VAREJO
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
TEORIA COMPORTAMENTAL Surgiu no final da década de 40 e
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Avaliação de Desempenho e Desenvolvimento Maria Júlia Pantoja.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
Gestão Participativa Soiara Suziney Xavier. Gestão Participativa §De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza.
DOWNSIZING O Downsizing surgiu como um alternativa sustentável à reação mais violenta contra a burocracia exagerada: o enxugamento em massa de pessoal,
Transcrição da apresentação:

Comprometimento nas Organizações FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS - FACIMINAS UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS – UNIMINAS Disciplina: Planejamento em Gestão do Conhecimento Comprometimento nas Organizações Ketiuce Ferreira Silva Sexto Período G02 Professora: Águida Garrethi

Comprometimento pode ser definido como o ato de assumir um compromisso com algo, se doar, agir em função desse compromisso assumido. Nas organizações o comprometimento pode ser visto quando o indivíduo adota atitudes e comportamentos que buscam o sucesso individual e coletivo de acordo com os valores e missões da empresa. Definição

“...um processo de comprometimento deve passar por toda a estrutura organizacional. A alta e a média direção de uma organização devem expressar, com clareza, os objetivos organizacionais e também diagnosticar os objetivos individuais de empregados, de clientes e de fornecedores. Devem, igualmente, diagnosticar as variáveis externas que afetam a organização. Como fator decisivo nesse processo de envolvimento está a comunicação em todos os níveis.” “As pesquisas de comprometimento organizacional possuem uma premissa em comum de que o comprometimento sozinho não garante o sucesso da empresa, mas que um elevado grau de comprometimento com a organização contribui para que as empresas alcancem seus objetivos.” Importante

Existe uma teoria relevante levantada por Gary Dessler que aponta a necessidade de uma relação de troca entre empresa e funcionário para que tal competência seja desenvolvida no ambiente empresarial. Porém Dessler destaca como “chaves para o comprometimento” oito categorias de práticas administrativas que incentivam o desenvolvimento do comprometimento de funcionários: valores people first, diálogos de mão dupla, comunhão, mediação transcendental, contratação baseada em valor, segurança, recompensas extrínsecas palpáveis, e realização.

Valores People First; Diálogos de Mão Dupla; Comunhão; Mediação Transcendental; Contratação Baseada em valores; Segurança; Recompensas Extrínsecas Palpáveis; Realização.

A busca pelo sucesso da organização é uma via de mão dupla onde é preciso haver cumplicidade entre funcionário e empresa. O diferencial da mesma está em seu patrimônio intelectual, porém é preciso que haja uma gestão que estimule e colabore com o desenvolvimento de competências, conhecimentos e habilidades que contribuam com o crescimento e interesses do funcionário e da organização ao mesmo tempo Conclusão

Bibliografia Comprometimento na empresa. Disponível em: <http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/colunistas/310102-acucena_gentequefaz.shtm>. Acesso em: 27 de abr. de 2007. Comprometimento organizacional. Disponível em: <www.pg.cefetpr.br/ppgep/revista/revista2005/pdf4/RGIv01n04a10.pdf>. Acesso em 25 de abr. de 2007. DREWS, Gustavo Arno. Gestão de Recursos Humanos orientada ao comprometimento: a prática em cooperativas do noroeste do RS. p. 50 - 67. Disponível em: <volpi.ea.ufrgs.br/teses_e_dissertacoes/td/000327.pdf>. Acesso em 27 de abr. de 2007. FILHO, Trajano Leme. Você é ou está comprometido. Disponível em: < http://www.timaster.com.br/revista/colunistas/ler_colunas_emp.asp?cod=650>. Acesso em: 27 de abr. de 2007. Gente que faz...a diferença. Disponível em: http://carreiras.empregos.com.br/comunidades/rh/colunistas/310102-acucena_gentequefaz.shtm. Acesso em: 27 de abr. de 2007. SAGRA, Antonio P. B. Comprometa-se e seja o diferencial. Disponível em: < http://www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS.nsf/815F1E5BC620A9F703256FDF0010C009/$File/NT000A6612.pdf>. Acesso em: 27 de abr. de 2007.

Muito Obrigada pela Atenção!!! Ketiuce

Valores People First Os empregados são vistos como o bem mais importante da empresa, portanto devem ser tratados, reconhecidos e respeitados como tal; Voltar

Diálogos de Mão Dupla Capacidade de falar e ouvir entre chefe e subordinado, ou seja, comunicação entre ambas as parte. Lembrando que a comunicação não é apenas a oralidade, mas sim um processo que atinge entendimento. Voltar

Comunhão Sentimento coletivo de coesão e igualdade que surge quando se tem participação nas decisões, lucros e resultados da empresa; Voltar

Mediação Transcendental Lealdade às idéias, missões e valores, ou seja, incorporar a cultura organizacional desde que a mesma compartilhe afinidades com os princípios e ideologias do funcionário; Voltar

Contratação Baseada em Valores Selecionar pessoas que, além de habilidades técnicas e currículo, possuam também valores humanos que condizem com os objetivos, valores e missões da organização; Voltar

Sensação de estabilidade empregatícia; Segurança Sensação de estabilidade empregatícia; Voltar

Recompensas Extrínsecas Palpáveis Além de remuneração o funcionário precisa de diálogo de mão dupla, reconhecimento, autonomia e segurança; Voltar

Realização Possibilidade para o funcionário buscar seu sucesso profissional, ou seja, espaço, reconhecimento e condições para desenvolver suas habilidades, talentos e buscar seu sonho profissional. Voltar