III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Material didático para EaD
Maria de Nazaré Pinheiro Corrêa Carolline Botelho Beatriz Nunes
  Ana Carolina Castelli da Silva
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
SISTEMÁTICA DO ENCONTRO PRESENCIAL. O que é o Encontro Presencial? Encontro é: Ato de encontrar,Choque, Confluência de rios. (Minidicionário da Língua.
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Instrumentos de Avaliação - MEC
Formação por competências
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
FACINTER FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA TUTORIA: UM SERVIÇO DE APOIO AO ALUNO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA AUTORES: THAIS ELENA CARVALHO COELHO - RU.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Tecnologia e Educação.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O papel do conteudista.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
UMC EaD Desafios na Produção de Material Didático.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Proinfo Integrado no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação Florianopólis/SC, 10 a 12 de setembro de Secretaria de Educação a Distância.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
São Paulo – nov./2010 Gestão educomunicativa das tecnologias digitais: o caso do Mídias na Educação.
Como elaborar um plano de aula
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
GESTÃO DE CURSOS A DISTÂNCIA
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
O computador como Meio e como Fim...
Formação continuada ANO 2015
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
Transcrição da apresentação:

III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD Tema: Material Didático e Linguagem em EaD Gilmara Ozório Uberlândia / 2007 Soni@

Linguagem e Material Didático em EaD “a comunicação não se define a partir da tecnologia, mas a partir de processos humanos, quer presenciais, quer veiculados pelos meios de comunicação”. (Kaplun, 1986, apud Sousa e Nunes, 2000). Desta forma, cria-se um vínculo mais estreito com o aluno, visando construção do conhecimento, enriquecimento temático e visual, facilitando a interlocução da linguagem e do material pedagógico.

Materiais Instrucionais em EaD Veiculados por meio de: Correio Fax Telefone Internet Visam atingir os objetivos alcançados

Linguagem e Material Didático em EaD A linguagem do texto deve ser clara, objetiva, dialogável e amigável. Proporcionando ao aprendiz: Compreender as propostas Refletir sobre a leitura Utilizar os conceitos e relações aprendidas Fazer uma adequada interação com o conhecimento Auto-avaliar seu próprio desempenho

Material Didático e Linguagem em EaD Nesse sentido, o material didático deverá conter: Apresentação ou introdução Guia do aluno Objetivos geral e específicos Conteúdo organizado de forma clara, seqüencial e lógica Módulos com temáticas devidamente justificativos Estrutura uniforme e organizada

Material Didático e Linguagem em EaD Sub-temas claramente identificados Textos organizados, sistematizados e revistos Sugestões de leituras complementares Facilitador: Glossário de termos e conceitos Atividades com questões reflexivas que promovam convívio social e socialização do conhecimento

Material Didático e Linguagem em EaD Planejamento e uso de recursos gráficos que aumetem interatividade e visibilidade Ilustrações pertinentes ao tema Conclusão final Referências bibliográficas Validação do material didático

Requisitos Básicos Estabelecer uma ponte com a experiência cotidiana do aluno, vinculando teoria e prática Facilitar incorporação de novas tecnologias Mobilizar conhecimentos prévios do aprendiz Utilizar exemplos do cotidiano A Preparação deve envolver uma equipe de especialistas em conteúdos dos componentes curriculares; organização dos materiais didáticos; programadores visuais e revisores de língua portuguesa.

O processo de elaboração de materiais didáticos em EaD exige tratamento pedagógico cuidadoso para alcançar objetivos educacionais. Quando se aponta a centralidade do planejamento na realização de um curso em EAD e elaboração de seu material didático, chama-se a atenção de que é necessário definir a natureza do curso, pela compatibilização de objetivos, justificativas, contexto e perfil dos cursistas, desde a seleção de temas, conteúdos até a adequação dos mesmos em um ambiente educacional.

Esta compatibilização torna cada curso ímpar e cada material didático um reflexo desta particularidade. Compreender esta dinâmica é fundamental para enfrentar com sucesso as demandas crescentes de cursos em EAD. É preciso pensar os materiais didáticos para EaD, em qualquer mídia, levando em conta avanços tecnológicos e propostas que estejam coerentes com novos parâmetros educacionais.

Referência SOUZA, Thelma Rosane P. de. A centralidade do planejamento na elaboração de material didático para Educação a Distância. 2007. Disponível em: <http://www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper_visem/thelma_rosane_de_souza.htm>. Acesso em: 11 de mai. 2007.