O PLANEJAMENTO ESCOLAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Formas de Planejamento
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Formação por competências
Didática e Metodologia no Ensino Superior
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Educação Ambiental - GPEEA
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Plano de Trabalho Docente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA NOVA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO.
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
História nas atuais propostas curriculares
Projeto Institucional das escolas Salesianas
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Universidade Federal de Uberlândia
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Docência do Ensino Superior
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Revisita ao PPP.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Termo de Terminalidade
PLANEJAMENTO Plano Educacional (Governo/Ministério da Educação/MEC)
Transcrição da apresentação:

O PLANEJAMENTO ESCOLAR OAPI I – segundo texto sobre planejamento. In: LIBÂNEO, J. C. (1994). Didática. São Paulo: Cortez. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

Planejamento escolar e avaliação Atividades que supõem o conhecimento da dinâmica interna do processo de ensino e aprendizagem e das condições externas que co-determinam a sua efetivação. O planejamento articula-se à avaliação porque, além de previsão, de organização, também é pesquisa e reflexão. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

Importância do planejamento escolar Centro do trabalho docente: aprendizagem dos alunos, trabalho ligado às exigências sociais e à experiência de vida dos alunos. Planejamento: racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulado à atividade educacional formal e ao contexto social. Os elementos do planejamento – objetivos, conteúdos e métodos – têm um significado político porque são permeados por implicações sociais. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

Importância do planejamento escolar Ação de planejar: atividade consciente de previsão das ações docentes fundamentadas em opções político-epistemológicas e tendo como referência as situações históricas concretas (problemática social, econômica, política e cultural). Função do planejamento: orientar a prática educacional; por isso deve apresentar ordem seqüencial, objetividade, coerência e flexibilidade. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

Importância do planejamento escolar Ordem seqüencial: passos que obedecem à seqüência lógica. Objetividade: a realidade como ponto de partida do trabalho. Coerência: entre teoria e prática; entre os objetivos gerais, os específicos, os quais devem ser compatíveis com conteúdos, métodos e avaliação. Flexível: sujeito a a alterações e adaptações. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

Importância do planejamento escolar Níveis de planos: Da escola / instituição: documento global, orientações gerais. De ensino: tarefa a ser desenvolvida no ano / módulo, dividida em unidades seqüenciais. De aula: desenvolvido para uma aula, ou conjunto de aulas; caráter específico. Os planos devem: articular-se à prática, ser refeitos e revistos, servir de instrumento para reflexão e avaliação. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

Requisitos para o planejamento Objetivos e tarefas da escola / instituição democrática: ligados às necessidades de desenvolvimento cultural. Questões: Que direção dar ao processo educativo na sociedade? Qual o papel da escola / instituição na formação dos aprendizes? Que conteúdos respondem às exigências profissionais, políticas e culturais postas por uma sociedade que ainda não alcançou a plena democracia? As tarefas devem contribuir para a formação profissional, para a compreensão da realidade do mundo do trabalho, para a necessária formação política ao pleno exercício da cidadania. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

Requisitos para o planejamento Exigências dos planos e programas oficiais: No caso da EaD, atenção à legislação que normatiza as diversas atividades de EaD (curso de extensão, de espacialização...). Adequar as exigências oficiais ao perfil da clientela. Diagnóstico da clientela (condicionantes sócio-culturais materiais) como ponto de partida para o planejamento. Descrição das atividades a serem desenvolvidas pelos alunos e as estratégias metodológicas do professor. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

Plano da escola / instituição Produto de um trabalho coletivo, que explicita a concepção pedagógica do corpo docente, as bases teórico-metodológicas da organização didática, a contextualização econômica, política e cultural da escola / instituição, a caracterização da clientela, os objetivos educacionais gerais, a estrutura curricular, diretrizes metodológicas gerais, sistema de avaliação e estrutura organizacional e administrativa. Roteiro: p. 230-231. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL Plano de ensino / curso Roteiro organizado das unidades didáticas. Componentes: Justificativa da disciplina / módulo, em relação aos objetivos gerais da escola / instituição: relevância social, política, profissional e cultural; por que, para que e como. Conteúdos: organizados em unidades temáticas, problematizadores e elencados em função dos objetivos e do desenvolvimento metodológico. Objetivos específicos: em função dos conhecimentos a serem construídos e às habilidades e competências a serem desenvolvidas. Desenvolvimento metodológico: articulação dos objetivos e conteúdos com métodos e procedimentos. O que os alunos farão? Quais estratégias didáticas serão implicadas? OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL Seqüência da aula Introdução: conversa, questionamento, observação, leitura individual etc. Desenvolvimento: sistematização do objeto de estudo (exposição oral, estudo dirigido etc.). Aplicação: fase de consolidação (resumos, depoimentos orais, elaboração de quadro-síntese, debates etc.). OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL Plano de aula Detalhamento do plano de ensino. Deve orientar as ações do professor e servir de instrumento de revisão e aprimoramento, de ano para ano. Pode abarcar uma aula, ou um conjunto de aulas. Cada tópico novo articula-se ao anterior. Deve prever o tempo necessário para cada atividade. OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL Plano de aula Etapas: Introdução Desenvolvimento Aplicação Em cada uma das etapas, indicar os métodos, procedimentos e recursos. Avaliação da própria aula (em videoconferência, isso ocorre de modo sistemático). OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL

Questões para discussão Qual a importância política e pedagógica do planejamento de ensino? De que forma o plano de ensino e o plano de aula se conjugam com as condições sócio-culturais dos aprendizes? Qual a importância deste texto para a reflexão sobre planejamento em EaD? Como os objetivos e tarefas de programas de EaD cunhados sob enfoque democrático devem refletir-se no planejamento? OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUCACIONAL