EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO PROFESSOR MARCOS A. LORIERI PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO PROFESSOR OSWALDO MARQUES
Introdução O P E N S A R recurso imprescindível ao ser humano para a produção de explicações e para a constituição de sentidos. APRIMORAMENTO DO PENSAR: atenção e cuidados especiais por parte de educadores; aprimoramento dos próprios educandos. F O R M A - utiliza metodologia adequada - possui materiais de apoio - metodologia e fundamentação teórica NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques
NA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO Metodologia DIÁLOGO INVESTIGATIVO que transforma os grupos de educandos em pequenas comunidade de investigação. NA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO ... ocorrem as interações sócio-linguísticas, devidamente observadas, cuidadas e orientadas por educadores preparados; ... os participantes: expõem suas idéias, escutam uns aos outros, questionam-se mutuamente, comparam seus pontos de vista, complementando-os e eventualmente, corrigindo-os NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques
A PARTICIPAÇÃO PRODUTIVA NUMA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO exige comportamentos e atitudes: - de cooperação, - de respeito mútuo, - de interesse por objetivos comuns, - de avaliação crítica. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques
A ocupação dos espaços da cidadania requer das pessoas comportamentos e atitudes que podem decorrer ou ser reforçados quando se aprende desde cedo: - a respeitar os pontos de vistas dos outros; - que o próprio ponto de vista tem o mesmo valor e peso dos outros; - a respeitar a vez dos outros e a exigir respeito pela própria vez; - a respeitar regras combinadas; - que as regras podem ser discutidas e modificadas, mas que são necessárias para a vida comum; - que todos somos iguais; - que todos somos igualmente dignos de respeitos etc. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques
APRENDIZADO DE ELEMENTOS ÉTICOS São necessários às relações sociais. O domínio dos mesmos só é possível no seu exercício prático, acompanhado da atenção intelectual que o examina cuidadosamente (pensar cuidadoso); Tudo o que é feito é pensado e repensado critica e criativamente, Possibilitando pensar (ponderar) justificativas, motivos e possíveis conseqüências. Quando se pondera, res-ponde-se: torna-se responsável. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques
São as bases de qualquer aprendizagem. H A B I L I D A D E S C O G N I T I V A S São as bases de qualquer aprendizagem. Precisam estar disponíveis, nas crianças e jovens, antes e durante os vários momentos da aprendizagem. Elas ocorrem integradamente e, quando solicitadas e presentes no processo de aprendizagem, se desenvolvem ainda mais. São instrumentos ou pré-requisitos para o “Pensar Bem” SÃO CONDIÇÕES IMPRESCINDÍVEIS PARA O PENSAR AUTÔNOMO NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques
CONDIÇÕES COGNITVAS RACIOCÍNIO INVESTIGAÇÃO FORMAÇÃO DE CONCEITO T R A D U Ç Ã O NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques
CONDIÇÕES COGNITVAS RACIOCÍNIO SÃO AQUELAS CONDIÇÕES QUE FAVORECEM O PENSAMENTO LÓGICO. PENSAMENTO LÓGICO É TODO PENSAMENTO ORDENADO, COESO E COERENTE LÓGICO: ORDENADO; SISTEMATIZADO; SEQUÊNCIA LÓGICA COESO : NÃO DIVAGA; TRABALHA UM TEMA DE MANEIRA APROFUNDADA COERENTE: NÃO SE CONTRADIZ; PRODUZ BONS ARGUMENTOS OU BOAS RAZÕES. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques
C O N D I Ç Õ E S C O G N I T I V A S INVESTIGAÇÃO SÃO AQUELAS HABILIDADES ASSOCIADAS AO MÉTODO CIENTÍFICO OU COM A BUSCA DOS CAMINHOS PARA SE CHEGAR ÀS RESPOSTAS OU ÀS SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques
CONDIÇÕES COGNITVAS FORMAÇÃO DE CONCEITO SÃO AS HABILIDADES DE ESMIUÇAR OS CONCEITOS, IDENTIFICAR SEUS COMPONENTES, PERCEBER SUAS RELAÇÕES E TORNÁ-LOS INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques
CONDIÇÕES COGNITVAS T R A D U Ç Ã O PRODUZEM A CAPACIDADE DE DIZER OU ESCREVER, COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS, O QUE SE OUVIU OU SE LEU, PRESERVANDO O S I G N I F I C A D O. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques