EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

NOME DA ESCOLA Reunião com Pais Dia:.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Atuação no meio social.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SEMINÁRIO.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
I- Concepção de Educação
2º encontro – Professores Maio de 2012
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
NOME DA ESCOLA Reunião com Pais.
I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.
RECOMEÇAR É BOM TÊ-LOS AQUI!.
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Profª Drª Loredana Limoli Universidade Estadual de Londrina.
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
Trabalhando com Grupos
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O aluno elaborando conceitos
O que é ensinar história?

BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
Filosofia O que é filosofia?.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Universidade Federal de Uberlândia
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
Procedimentos de Ensino
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
METODOLOGIA PARA QUEM QUER APRENDER Progetec: Marli Borges da Costa
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Docência universitária: repensando a aula
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando: Metodologia e Didática do Ensino Superior Gestão Estratégica de Negócios Profissional na área de logística.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Método de Ensino.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
Termo de Terminalidade
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
O QUE A EDUCAÇÃO REQUER HOJE:. EDUCAR PARA SER FAZER CONVIVER CONHECER Aspectos Intrapessoais *Estima *Motivação *Analise *Crítica Interpessoal *Relações.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO PROFESSOR MARCOS A. LORIERI PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO PROFESSOR OSWALDO MARQUES

Introdução O P E N S A R recurso imprescindível ao ser humano para a produção de explicações e para a constituição de sentidos. APRIMORAMENTO DO PENSAR: atenção e cuidados especiais por parte de educadores; aprimoramento dos próprios educandos. F O R M A - utiliza metodologia adequada - possui materiais de apoio - metodologia e fundamentação teórica NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

NA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO Metodologia DIÁLOGO INVESTIGATIVO que transforma os grupos de educandos em pequenas comunidade de investigação. NA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO ... ocorrem as interações sócio-linguísticas, devidamente observadas, cuidadas e orientadas por educadores preparados; ... os participantes: expõem suas idéias, escutam uns aos outros, questionam-se mutuamente, comparam seus pontos de vista, complementando-os e eventualmente, corrigindo-os NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

A PARTICIPAÇÃO PRODUTIVA NUMA COMUNIDADE DE INVESTIGAÇÃO exige comportamentos e atitudes: - de cooperação, - de respeito mútuo, - de interesse por objetivos comuns, - de avaliação crítica. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

A ocupação dos espaços da cidadania requer das pessoas comportamentos e atitudes que podem decorrer ou ser reforçados quando se aprende desde cedo: - a respeitar os pontos de vistas dos outros; - que o próprio ponto de vista tem o mesmo valor e peso dos outros; - a respeitar a vez dos outros e a exigir respeito pela própria vez; - a respeitar regras combinadas; - que as regras podem ser discutidas e modificadas, mas que são necessárias para a vida comum; - que todos somos iguais; - que todos somos igualmente dignos de respeitos etc. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

APRENDIZADO DE ELEMENTOS ÉTICOS São necessários às relações sociais. O domínio dos mesmos só é possível no seu exercício prático, acompanhado da atenção intelectual que o examina cuidadosamente (pensar cuidadoso); Tudo o que é feito é pensado e repensado critica e criativamente, Possibilitando pensar (ponderar) justificativas, motivos e possíveis conseqüências. Quando se pondera, res-ponde-se: torna-se responsável. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

São as bases de qualquer aprendizagem. H A B I L I D A D E S C O G N I T I V A S São as bases de qualquer aprendizagem. Precisam estar disponíveis, nas crianças e jovens, antes e durante os vários momentos da aprendizagem. Elas ocorrem integradamente e, quando solicitadas e presentes no processo de aprendizagem, se desenvolvem ainda mais. São instrumentos ou pré-requisitos para o “Pensar Bem” SÃO CONDIÇÕES IMPRESCINDÍVEIS PARA O PENSAR AUTÔNOMO NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

CONDIÇÕES COGNITVAS RACIOCÍNIO INVESTIGAÇÃO FORMAÇÃO DE CONCEITO T R A D U Ç Ã O NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

CONDIÇÕES COGNITVAS RACIOCÍNIO SÃO AQUELAS CONDIÇÕES QUE FAVORECEM O PENSAMENTO LÓGICO. PENSAMENTO LÓGICO É TODO PENSAMENTO ORDENADO, COESO E COERENTE LÓGICO: ORDENADO; SISTEMATIZADO; SEQUÊNCIA LÓGICA COESO : NÃO DIVAGA; TRABALHA UM TEMA DE MANEIRA APROFUNDADA COERENTE: NÃO SE CONTRADIZ; PRODUZ BONS ARGUMENTOS OU BOAS RAZÕES. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

C O N D I Ç Õ E S C O G N I T I V A S INVESTIGAÇÃO SÃO AQUELAS HABILIDADES ASSOCIADAS AO MÉTODO CIENTÍFICO OU COM A BUSCA DOS CAMINHOS PARA SE CHEGAR ÀS RESPOSTAS OU ÀS SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

CONDIÇÕES COGNITVAS FORMAÇÃO DE CONCEITO SÃO AS HABILIDADES DE ESMIUÇAR OS CONCEITOS, IDENTIFICAR SEUS COMPONENTES, PERCEBER SUAS RELAÇÕES E TORNÁ-LOS INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

CONDIÇÕES COGNITVAS T R A D U Ç Ã O PRODUZEM A CAPACIDADE DE DIZER OU ESCREVER, COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS, O QUE SE OUVIU OU SE LEU, PRESERVANDO O S I G N I F I C A D O. NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques