Webquest.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
WEBQUESTS O que é uma Webquest? Uma Webquest é uma “aventura na net”
WebQuest.
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
Discutindo práticas em Matemática
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
WEBQUEST Aventura na web. WEBQUEST Aventura na web.
Fundamentação Teórica
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Educação no contexto do Trabalho
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Currículo oficial de São Paulo
desafio de pesquisar na rede
WebQuests e o futuro O papel do professor no ciberespaço.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
CURRICULO +.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
WEBQUEST.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
Por que fazer ?.
Webquest como recurso pedagógico na EaD
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
WEBQUEST A lousa virtual.
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Perguntas de Modelação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
ENFRENTAR AS INCERTEZAS: alternativas didáticas em ambientes virtuais
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Construções de Ambientes de Aprendizagem na Web Jarbas Novelino Barato
Equipe responsável pela produção
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Metodologia de projetos
Projeto Integrador Prof. Adriana Vieira
Cristiane Jonas Francisconi
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA DE PROBLEMAS Grupo2 Disciplina: Planejamento curricular.
Projetos em Internet: o Webquest como Pesquisa Orientada.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Revisita ao PPP.
vídeo
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Animação Pedagógica: Inicia-se por uma proposta onde cada um possa expressar-se e crescer uns com os outros.
Formação continuada ANO 2015
Transcrição da apresentação:

Webquest

Pesquisa na Internet Por quê??? Devido a grande quantidade de informações, existe a dificuldade de conseguir a fonte correta

Quando e Quem... Surgiu em 1995 Proposta por Bernie Dodge

O que é... “Um modelo extremamente simples e rico para dimensionar usos educacionais da Web, com fundamento em aprendizagem cooperativa e processos investigativos na construção do saber.”

Objetivos educacionais Modernizar modos de fazer educação Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas Promover aprendizagem cooperativa Desenvolver habilidades cognitiva

Objetivos educacionais Transformar ativamente informações (em vez de apenas reproduzi-las) Incentivar criatividade Favorecer o trabalho de autoria dos professores Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos

Construindo... Conhecer o assunto Entender o que é uma Webquest Pesquisar fontes sobre o tema Definir os itens da Webquest

Itens... Apresentação Introdução Tarefa Processo Avaliação Conclusão Créditos Destinatários

Itens... Apresentação É a porta de entrada para a webquest. Deve apresentar o título da webquest, alguma ilustração sobre o tema e, se desejar, uma mensagem, citação ou pensamento que motive o usuário a "mergulhar" na "aventura" à qual será "convidado".

Itens... Introdução Nesta fase, apresenta-se o tema, oferecendo algumas informação preliminares sobre o mesmo. Traça-se um cenário desafiador e motivador para os alunos. Se a webquest pede representação de papéis, menciona-se na Introdução.  Sinaliza para o usuário, que atividades ele terá de realizar.

Itens... Tarefa Determina algo que seja possível de ser realizado pelos alunos e passível de ser divulgado. Pode constar da resolução de problemas, da participação em debates/discussões temáticas, da simulação de papéis, da criação de produtos, do planejamento ou organização de uma ação ou evento, etc.

Itens... Processo Para assegurar a aplicação da teoria da Aprendizagem Significativa, o Processo será composto por três partes.

Itens... Processo Primeiramente, deve-se garantir, por meio de links, os pré-requisitos que servirão como subsunçores ao usuário, estimulando-o a refletir sobre o que já conhece a respeito do assunto abordado, afim de fazer uma ligação com o novo conhecimento a ser apreendido. Em segundo momento, deve-se disponibilizar, por meio de links, os conceitos básicos do conteúdo a ser trabalhado. Em um terceiro momento, deve-se disponibilizar os passos que os usuários terão de seguir para desenvolver a tarefa, bem como os links referentes ao tema a ser pesquisado.

Itens... Avaliação Nesta seção deve-se informar DETALHADAMENTE como o desempenho do usuário, bem como quais serão os critérios utilizados na avaliação.

É também o espaço no qual deve-se: Itens... Conclusão Encerra a Webquest, disponibilizado um resumo da experiência proporcionada e dos assuntos explorados, salientando as vantagens de realizar este trabalho. É também o espaço no qual deve-se: realçar a importância do que foi aprendido, incentivar os usuários a continuar refletindo sobre o assunto, despertar a curiosidade para pesquisas futuras,  sinalizar campos de estudo para outras áreas de interesse ligadas ao tema estudado, proporcionando mais sentido à aprendizagem.

Créditos Itens... Neste item, devem ser apresentados: a equipe de criação, o contexto de produção, as fontes de todos os materiais utilizados, os agradecimentos.

Informa-se o público para o qual foi desenvolvida a Webquest. Itens... Destinatários Informa-se o público para o qual foi desenvolvida a Webquest.

Alguns requisitos... Para elaborar a webquest, você deverá colocar-se no papel de gestor(a)/professor(a). Esta atividade ampliará sua visão não apenas do ponto de vista de consumidor(a) mas de produtor(a) de informação e de novas práticas educativas.

O que te motiva a trabalhar? Alguns Exemplos... O Principezinho Beethoven O que te motiva a trabalhar?

Agora... Boa Semana para Você!!!