U05 – Efficient Consumer Response (ECR) Resposta eficiente ao consumidor Grupo: 19 S
Novos Canais de Distribuição Cenário: Novos Canais de Distribuição Consumidores Maior variedade Mais qualidade Conveniência Preços baixos
O que é valor para o consumidor? Como esse segmento pode agregar valor ao consumidor enquanto mantém seu negócio lucrativo? O que é valor para o consumidor? Melhores produtos Preços baixos Maior variedade Melhor disposição Produtos frescos... Resposta: Efficient consumer response = ECR
O que é ECR? Iniciativa onde os fabricantes de produtos alimentares e não alimentares , varejo, atacado e demais facilitadores trabalham em conjunto para reduzir custos da cadeia logística integrada e trazer maior valor ao consumidor de supermercados (elo final dessa cadeia).
ECR Como implementar? Estratégias: Ferramentas: Sortir a loja Promoção eficiente Repor produtos Introduzir produtos Maximizar a eficiência e a lucratividade. Gerenciamento de categoria Metodologia just in time Reposição contínua Comparar suas performances com as melhores práticas da indústria Benchmark das melhores práticas Automação do pedido e da movimentação da mercadoria Pedido acompanhado por computador
Sistema que sustenta o ECR: Misto entre o sistema pull e o sincrônico Fluxo de informação e demanda Fornecedor Distribuidor Varejista Consumidor Fluxo contínuo de produtos A relação entre fornecedor e cliente no ECR deve evoluir para o tipo simbiótico caracterizado pelo relacionamento de confiança e unidade. Todos os integrantes estão conscientes de que devem agregar valor ao consumidor.
Impedimentos a implantação: Falta de comprometimento da cúpula da empresa em estimular mudanças nas práticas de negócios; Falta de conhecimento dos parceiros e integrantes em potencial a respeito de oportunidades, benefícios e princípios do ECR; Necessidade de investimento de tempo e recursos para levar cada novo parceiro à curva de aprendizado; Tempo e custos altos para desenvolver e/ou adaptar versões de sistemas de informação; Falta de gente com especialização técnica; Sistemas de contabilidade e custos utilizados nas empresas que não medem os benefícios das práticas ECR.