Governança Corporativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A crise mundial de confiança nas empresas:
Advertisements

Abertura de capital CONDIÇÕES PARA QUE A EMPRESA POSSA MANTER SUA CONDIÇÃO DE COMPANHIA ABERTA E NEGOCIADA EM BOLSA: Relatório da administração, demonstrações.
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
Palestra Mensal IBGC: Governança Corporativa em Instituições Financeiras 20 de Maio de 2004 Governança Corporativa em Instituições Financeiras: O Caso.
Conceitos de Governança Corporativa
Governança Corporativa
A BOLSA DE VALORES E O MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS
Paulo Todescan Lessa Mattos
A BOVESPA E O MERCADO DE AÇÕES
Governança Corporativa 3ª aula 26/06/12
Sustentabilidade e a Opção pelo Mercado de Capitais
Ética como valor corporativo do Gestor e dos Investidores:
GC no Brasil: Problemas e Perspectivas
“IFRS (CPC) para pequenas e médias empresas”
GESTÃO DE ESTOQUES NA CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA – SUPPLY CHAIN
Conflito de Interesses
Mercado Secundário de Ações
La Supervisión de los Custodios en Brasil Aspectos Legales.
BOVESPA MAIS um passo adiante
Governança Corporativa
Paulo de Sousa Oliveira Junior
Seminario Internacional sobre Democratización del Capital
O MERCADO ACIONÁRIO ▪ FUNÇÃO DO ADM FINANCEIRO: MAXIMIZAR O PREÇO DAS AÇÕES DA EMPRESA ▪ MERCADO ACIONÁRIO: FONTE DE FINANCIAMENTO P/ CRESCIMENTO.
Governança Corporativa
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
MOEDA.
MERCADO PRIMÁRIO DE AÇÕES
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Lavratti.com Mercado de capitais Títulos; Instituições; Principais índices; Direitos das ações; Mercado de ações e derivativos; Debêntures; Análise do.

Bruno Sardinha Carlos Oliveira Victor Braga
Análise Fundamentalista
Função da Administração:
MOEDA.
Gestão de Responsabilidade Social II
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
COMPANHIAS ABERTAS ABERTAS Conselho de administração profissional Minoritários no Conselho - liberal Conselho formal e decisivo Conselho de família – Family.
IPO ao alcance de todos no
AUDIT COMMITTEE INSTITUTE
GOVERNANÇA CORPORATIVA
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Os instrumentos de Governança Corporativa
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança Corporativa
Tópicos Contemporâneos de Administração
Ações São títulos de propriedade de uma parte do capital social da sociedade que às emitiu. Quem tem ações, portanto, pode-se considerar acionista da sociedade.
Governança Corporativa
Introdução ao Mercado de Capitais
Mercados Financeiros: Monetário, Crédito, Capital e Cambial
GOVERNANÇA CORPORATIVA
BOVESPA MAIS: “Pavimentando o caminho das futuras blue chips do mercado acionário”
MERCADO DE CAPITAIS BM&FBOVESPA é o maior pólo do mercado de venda e compra de ações da América Latina. Movimentação diária em média superior a R$ 6 bilhões,
Governança Corporativa: Perspectivas no Brasil ? Prof.Ms. Delmário UNINOVE/2009.
DEMONTRAÇÕES CONTÁBEIS
O Arrendamento Mercantil (leasing) na Nova Lei Contábil (Lei 11
MERCADO DE CAPITAIS BM&FBOVESPA é o maior pólo do mercado de venda e compra de ações da América Latina. Movimentação diária em média superior a R$ 6 bilhões,
Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
Etapas do processo orçamentário
Sociedade Anônima Características
Bolsa de valores 1 O mercado da bolsa de valores é aquele em que se compram e vendem valores mobiliários através das instituições do sistema de distribuição.
Ações São títulos de propriedade de uma parte do capital social da sociedade que às emitiu. Quem tem ações, portanto, pode-se considerar acionista da sociedade.
Administração Financeira e Orçamentária I
XVII Congresso de Participantes dos Fundos de Pensão ANAPAR BELO HORIZONTE/MG.
Governança Corporativa Banco do Brasil S.A.
Código das Melhores Práticas de Governança Danaine Rosiane.
CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.
Transcrição da apresentação:

Governança Corporativa

Conceito Corresponde ao conjunto de práticas, valores, regulamentos e políticas que regem a forma como uma organização é administrada. A expressão governança corporativa em si não traz juízo de valor a respeito da gestão de uma organização. É necessário que a expressão venha acompanhada por adjetivos que a qualifiquem.

Pilares Os pilares da governança corporativa consistem em: Transparência; Equidade de tratamento dos acionistas; Prestação de contas e Responsabilidade pelos resultados.

Objetivos Os principais objetivos da governança corporativa consistem em: a) melhorar a transparência na demonstração de resultados; b) disciplinar o relacionamento entre acionistas controladores, acionistas minoritários, conselho de administração e diretoria; c) adotar condutas responsáveis na relação com fornecedores, trabalhadores, consumidores e meio ambiente; d) facilitar o acesso da companhia ao custo de capital reduzido, contribuindo assim para a sua perenidade.

A Importância da Governança Corporativa O crescimento e o desenvolvimento dos mercados de capitais fizeram com que houvesse um aumento no interesse dos investidores institucionais nos diversos mercados do mundo. Atentas a essa tendência, muitas companhias abertas no Brasil, vem procurando melhorar as práticas de governança corporativa e transparência na divulgação de informações, visando atender aos interesses dos investidores, ainda que falte muito para se alcançar os níveis dos mercados mais desenvolvidos.

A Bovespa e a Governança Corporativa Um dos mais importantes passos assumidos pela Bovespa foi a instituição dos níveis diferenciados de Governança Corporativa, em setembro de 2000. Essa iniciativa institui padrões objetivos para se medir o grau de governança corporativa das companhias listadas: desde um nível mínimo, para garantir a listagem no segmento especial, até o Novo Mercado, segmento no qual as empresas se comprometem, voluntariamente, a manter várias práticas de governança adicionais às exigidas por lei.

Diferenciais Mercado Tradicional – Atende a regulamentação. Nível 1 (Padrões Intermediários de Governança) – Adicionalmente, assume compromissos de transparência e de dispersão do capital. Nível 2 (Alto Padrão de Governança) – Adicionalmente, assume compromissos societários. Novo Mercado (Padrão superior de Governança) - Adicionalmente, tem apenas ações ordinárias.

O Nível 1 de Governança Corporativa As exigências que a empresa deve cumprir para ingressar no nível 1 são, em resumo: 25% de free float, ou seja, manter em circulação uma parcela mínima de ações, representando 25% do capital social da companhia; Melhor qualidade e transparência das informações prestadas, divulgação de balanços trimestrais e do demonstrativo do fluxo de caixa; Prestar informações adicionais, tais como: quantidade e tipo de ações nas mãos dos grupos controladores e membros do conselho de administração, bem como a evolução dessas posições.

O Nível 2 de Governança Corporativa Para serem classificadas como Nível 2, as empresas, além de aceitarem cumprir todos os compromissos assinalados no Nível 1, devem aderir a um conjunto mais amplo de práticas de governança corporativa. Os principais compromissos são: a) Divulgação de demonstrações financeiras de acordo com as normas internacionais de contabilidade (IFRS ou US GAPP); b) Conselho de Administração com mínimo de cinco membros e mandato unificado de até dois anos, permitida a reeleição. No mínimo, 20% dos membros como conselheiros independentes.

O Nível 2 de Governança Corporativa c) Direito de voto às ações preferenciais em determinadas matérias relevantes, como: transformação, incorporação e fusão. d) Extensão para todos os acionistas detentores de ações ordinárias (ON) das mesmas condições obtidas pelos controladores quando da venda do controle da companhia (tag along), e de 80% desse valor para os detentores de ações preferenciais;

O Nível 2 de Governança Corporativa e) Em caso de cancelamento do registro no Nível 2 ou fechamento de capital, a empresa tem a obrigação de efetuar uma oferta de compra de todas as ações em circulação, por seu valor econômico; f) Adesão à Câmara de Arbitragem de Mercado da Bovespa para solução dos problemas societários;

Novo Mercado A grande diferença das empresas listadas no Novo Mercado é a exigência de ter apenas ações ordinárias, ações com direito a voto. Naturalmente, todas as exigências feitas aos níveis 1 e 2 que forem pertinentes deverão ser cumpridas pelas empresas listadas no novo mercado.

Comparação dos Mercados da BM&FBovespa Tradicional Nível 1 Nível 2 Novo Mercado Free Float Não há regra No mínimo, 25% Ações Emitidas ON e PN Somente ON Conselho de Administração Mínimo de 3 membros Mínimo de 5 membros Demonstrações financeiras em padrão internacional Facultativo Obrigatório Tag Along 80 % ON 80% ON 100% ON e 80% PN 100% ON Câmara de Arbitragem Bovespa

A Governança Corporativa e a segurança do investidor O mercado acredita que empresas com boas práticas de governança tendem, no longo prazo, a gerar mais valor para o acionista e para a sociedade, dado que a governança, de um modo amplo, inclui, também respeito às leis, à natureza e à ética, porém, não há – nem haverá – garantias de ganhos aos acionistas. Aos novos e antigos acionistas a mensagem é clara: sua proteção está nas leis mas também nos estatutos das companhias abertas e nas práticas e compromissos declarados sobre Governança Corporativa.

Empresas Listadas no Nível 1 Total de empresas – 35 Exemplos: Vale S.A – Materiais Básicos Gerdau S.A – Materiais Básicos Bradesco S.A – Financeiro Oi S.A – Telecominicações Suzano Papel e Celulose S.A – Materiais Básicos Itaú S.A – Financeiro Klabin S.A – Materiais Básicos

Empresas Listadas no Nível 2 Total de Empresas – 19 Exemplos: Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A – Transporte Sul América S.A – Financeiro Net Serviços de Comunicações S.A – Consumo Saraiva S.A – Consumo Santander S.A - Financeiro

Empresas Listadas no Novo Mercado Total de empresas: 109 Exemplos: Banco do Brasil - Financeiro B2W – Consumo Embraer – Bens Industriais Magazine Luiza S.A – Consumo Natura Cosméticos - Consumo Portobello S.A – Construção e Transporte Weg S.a – Bens Industriais

Referências: ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 9.ed. São Paulo: Atlas, 2009. PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais: Fundamentos e Técnicas. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2009. PORTINHO, Paulo. O Mercado de Ações em 25 Episódios: histórias, estudos e crônicas sobre o mercado de ações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Questões 1. Defina governança corporativa. 2. Quais os principais objetivos da governança corporativa? 3. Que motivos levaram as empresas brasileiras de capital aberto a buscar melhores práticas de governança corporativa? 4. Cite exemplos de investidores institucionais. 5. Defina Free Float. 6. Para que serve a Câmara de Arbitragem da BM&FBovespa?

Questões 7. Quais os três segmentos diferenciados de governança no âmbito da BM&FBovespa? 8. Cite os compromissos adicionais assumidos no Nível 1. 9. Cite os compromissos adicionais assumidos no Nível 2. 10. Cite os compromissos adicionais assumidos no Novo Mercado.