Pro-Gestão: Sustentabilidade Fiscal e Eficiência do Gasto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Advertisements

Brasília – 02 de setembro de 2013 Programa Áreas Protegidas da Amazônia.
MF - Ministério da Fazenda SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social DRPSP - Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público 101º.
2 Associação civil sem fins lucrativos criada em 1997 para promover o desenvolvimento sustentável nas empresas que atuam no país. Tem hoje cerca de 70.
22 de Setembro Congresso Brasil Competitivo 08 de outubro Adesão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) 20 de outubro Reunião do Comitê Estratégico.
Planejamento e Gestão Estratégica em Organizações Públicas A experiência do Governo do Estado do Espírito Santo.
+50 Reunião de Diretoria Colegiada 20/jan/2016. Foco MP Ajuste Fiscal Retomada do crescimento Modernização do Estado.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Conferência Nacional de Recursos Humanos da Administração Pública Federal CONRH/APF APLICAÇÃO DA MARCA.
Marco Regulatório para as OSCs Campo Grande, 18 e 19 de julho de 2016.
Gestão Financeira e Tributária Prof. João Carlos Moreira.
Estrutura do SGSO no SISCEAB A presentar a Estrutura do Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional no SISCEAB. Objetivo.
Recomendações para o marco regulatório de Redd no Brasil André Lima Advogado, Coordenador de Políticas Públicas.
”Gerenciamento de Facilidades e a gestão de energia” Prof. Dr. Moacyr E. A. da Graça São Paulo, 24 de agosto de 2016.
Modelo de Avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-GEFIS) Estados e DF Março 2016.
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Pró-Reitoria de Assuntos Financeiros O que Faz?
Caminhos para o Desenvolvimento
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Pró – Reitoria de Desenvolvimento Institucional
Visão Geral das Estruturas
Os efeitos da PEC do teto de gastos sobre os estados
GESTÃO DE PESSOAS NO SERVIÇO PÚBLICO
A crise econômica e sua repercussão nos orçamentos Estaduais Limites e Possibilidades de Renegociação José Mauricio Conti Professor de Direito Financeiro.
COMPETITIVIDADE SISTÊMICA E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Economia e Gestão da Saúde
Educação vem progredindo a passos lentos
Fundamentos para uma nova Pró Reitoria de Administração
O Observatório da Despesa Pública é uma unidade de produção de informações estratégicas e monitoramento dos gastos públicos Identificar riscos de fraude,
Audiência Pública – Senado Federal Comissão de Direitos Humanos e
Prefeitura Municipal de Guarujá
Gestão Ambiental Empresarial: conceitos, modelos e instrumentos
Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos (MERFI) - V Turma
21 de outubro I Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela Reforma do Estado 17 de novembro II Workshop do Grupo de Trabalho do Pacto pela.
Moçambique - Visão Visão Longo -termo Prioridades para
AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 2º QUADRIMESTRE
FIGURA 1: F o r m u l a r R e c o m e n d a ç õ e s Estruturação I
Sistema de Gestão Econômica:
Jorge Matine CIP/Fórum de Monitoria do Orçamento - FMO
Oportunidades e Carreiras em Finanças.
Mensagem Modificativa PLOA 2018
Engª Eviline Mª V. Neermann, MSc. Coordenadora de Qualidade
DESCRIÇÃO DO PROGRAMA Tem como diretriz o Programa Nacional de Gestão de Custos – PNGC, criado pelo Ministério da Saúde, que surgiu da necessidade de.
Dra. Ângela Almeida – Gerência de Normas e Procedimentos – IPASGO
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
PRINCÍPIOS DE EFICIÊNCIA NA GESTÃO DO RPPS - PRÓ-GESTÃO
Seminário promovido pela UNIDASPREV e suas associadas em
Princípios de Eficiência na Gestão do RPPS - Pró-Gestão
Plano de Trabalho do IPSASB e do GA/NBC TSP
Benefícios das Informações Alinhadas aos Padrões Contábeis Internacionais
PROMOV SUS - Programa de Modernização das Ouvidorias do SUS
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças.
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais;
Respostas dos Grupos A, B, C e D
Maria Zilvaneide de Paula Lima
CONHECIMENTOS COMPLEMETARES Aula 09/10
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL Lei Complementar nº 101 de 19/10/2000
Dívida Pública Rodrigo Avila
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
Ensino e extensão Novos desafios Regina Henriques
GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
COMO FERRAMENTA DE MELHORIA NA “EM BUSCA DA EXCELÊNCIA”
TRANSPARÊNCIA E UNICIDADE
O ENFERMEIRO E SUA PRÁTICA PROFISSIONAL
Programa de Desenvolvimento Gerencial
Elaboração do Plano de dados Abertos (PDA)
Esquema Financeiro e Sistema da Dívida Pública no Brasil
MESA 2 SÃO VICENTE. MESA 2 SÃO VICENTE PFM-RF e Planejamento Estratégico A ferramenta pode ser um recurso adicional no processo de planificação estratégica.
Gestão Estratégica de Custos
WORKSHOP PNAFM III São Paulo/SP 09 a 11/04/2018 – Faixa 2
Transcrição da apresentação:

Pro-Gestão: Sustentabilidade Fiscal e Eficiência do Gasto

Desafios Estruturais da Administração Pública Brasileira Ambiente fiscal macroeconômico desafiador e pouco investimento público: rigidez e aumento do gasto obrigatório reduzem o espaço para gastos de capital; Baixa Eficiência e Qualidade do Gasto Publico: fraquezas na priorização estratégica e avaliação de investimento e gestão; Alto Gasto com Pessoal e Pouca Gestão dos Recursos Humanos: setor público com alto prêmio salarial, sistemas de carreiras rígido e fragmentado, poucos incentivos para melhorar o desempenho; Excessiva Burocracia e Abordagem Legalista: maior prioridade à conformidade e publicação de normativas em detrimento da eficiência e dos resultados; Sistemas e Processos desatualizados: baixa digitalização de serviços e processos ineficientes que afetam a eficiência na prestação de serviços; Prestação de Contas: Controle interno e externo precisa ser fortalecido para evitar mal uso dos recursos públicos; Administração Publica Fragmentada: pouca coordenação entre níveis de governo. A gestão de projetos é geralmente fraca, o financiamento incerto, o que leva a altos custos, atrasos e baixa qualidade dos projetos.

Pro-Gestão – Indicativo primeira fase: Gestão de recursos humanos: planejamento estratégico da força de trabalho, dimensionamento correto, reforma de carreira e revisões funcionais. Previdência: sistemas alternativos de previdência; análise de impacto Compras: análises e melhorias do sistema. Sistemas de investimento público: avaliação, análise e banco de projetos. Fundos: garantia PPP; gestão de ativos. Empresas publicas: melhorar a gestão; evidência para a privatização potencial. Digitalização: serviços públicos on-line. Transparência: dados abertos, confiáveis e acessíveis. Evidência para tomada de decisão: sistemas de apoio para a administração e uso de dados para tomada de decisão. Instituições de controle: auditoria efetiva; adoção de normas internacionais Modernização / Governo Digital Eficiência das despesas Gestão para melhorar gasto: apoio em setores estratégicos para melhorar a eficiência (por exemplo, gestão hospitalar); Sistemas e uso de evidências: dados para tomar decisões e melhorar a prestação de serviços; Gestão em setores estratégicos Monitoramento e avaliação ~ uso de evidências para melhorar a implementação do programa MELHORAR A SUSTENTABILIDADE FISCAL E QUALIDADE AS DESPESAS PÚBLICAS

CONSAD, CONSEPLAN e Governo Federal Pro-Gestão Grupos de Trabalho Técnico Forca de trabalho e folha de pagamento Transformação digital Patrimônio; Compras; Sistemas de Investimento Público AGENDA NACIONAL CONSAD, CONSEPLAN e Governo Federal Pro-Gestão Inovação Analítica Uso de micro-dados Trabalho conjunto diversas equipes do BM e Estados Identificação das áreas prioritárias Incentivos para Reformas Estruturantes Discussão com STN em andamento para definir elegibilidade Secretarias de Administração / Planejamento Garantir que as Secretarias / Unidades responsáveis liderem as pautas e estejam no centro das reformas

Avantajes e Requisitos Técnicos Pro-Gestão estará disponível para todos os Estados, independentemente da CAPAG Pro-Gestão não contará contra outras garantias da União. Pro-Gestão não precisará passar pela COFIEX Introdução de incentivos para reformas estruturantes Acordo com STN Modelagem Fiscal com Micro-Dados (folha de pagamento, previdência, compras, contas estaduais) Avaliação de Prontidão – evitar que assistência técnica fique “engavetada” Compromisso de Alto-Nível com reformas estruturantes Requisitos / Critérios Próximos Passos Oficina sobre Pro-Gestão em Brasilia no começo de julho – por definir Daniel Ortega: dorteganieto@Worldbank.org