Prática 5: Polarimetria Mestranda: Caroline Oliveira da Rocha Orientador: Rodrigo Fernando Costa Marques 2015.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Isomeria Ótica.
Advertisements

ISOMERIA ÓPTICA.
ISOMERIA ÓPTICA Ocorre quando uma substância tem a capacidade de desviar o plano da luz polarizada Luz polarizada - é um conjunto de ondas eletromagnéticas.
Introdução à Estereoquímica
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
Capítulo 04 © 2005 by Pearson Education Tipos de soluções QUÍMICA Edson Mesquita.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 7. Refração.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 22. Propriedades Coligativas das Soluções.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 13. Leis das Reações Químicas.
Meias- vidas.
Ciências da Natureza e suas
Isomeria.
Física Experimental Ótica
Aulas Multimídias – Santa Cecília
ESTUDO DAS DISPERSÕES: Soluções, colóides e suspensão
Fundamentos de Aritmética
Geometria Aula 3, ciclo 1.
Laboratório.
Mecânica IV Estática Jandaia do Sul 2017
Análise de Estruturas.
CINÉTICA QUÍMICA II.
MÓDULO 13 CALOR E A SUA PROPAGAÇÃO
Unidades do Sistema Internacional (SI)
MdC e MMC Aula 1, ciclo 3.
O OBJETIVO FUNDAMENTAL DA DISCIPLINA
ATIVIDADE DE ÁGUA ( A W ) É A ÁGUA NÃO LIGADA QUIMICAMENTE, DISPONÍVEL PARA REAÇÕES QUÍMICAS E BIOLÓGIAS ENTRE OS CONSTITUINTES. QUANTITATIVAMENTE É.
Sistemas de Controle III N8SC3
Medidas de Dispersão para uma amostra
Comportamento ondulatório da matéria
Estudando para o Enem de forma invertida
CINÉTICA QUÍMICA.
Isomeria.
Capítulo 01 © 2005 by Pearson Education Capítulo 1 Introdução: matéria & medida QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição David P. White.
Professor: Renato C Matos
CINÉTICA QUÍMICA.
“PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA” 11º PIC
“PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA” 11º PIC
Soluções – concentração I
QUÍMICA ANALÍTICA SOLUÇÕES Prof. Dr. Ricardo Menon
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
não houver formação de nova(s) espécie(s), teremos uma
Dimensões Euclidianas
Isomeria Plana Isomeria Espacial (geométrica e Óptica)
Aula 11: Lei de Biot e Savart
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Ângulos no triângulo.
Efeito da temperatura sobre a morte térmica A partir do gráfico de N = f (t) ou da expressão ln(No/N) = k.t, obtém-se o valor de D para uma determinada.
Dimensões Euclidianas
PROPRIEDADES COLIGATIVAS LÍQUIDO SÓLIDO GASOSO Pressão Temperatura S.
Agosto / 2018 Erros e tratamento de dados experimentais 1 Quanti I Profa. Dra Michelle Liberato.
Universidade Estadual de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena
Os Materiais Física e Química Prof. Paula Melo Silva Elaborado por:
ISOMERIA ESPACIAL.
Física Experimental IV - 13a aula
TRABALHO E CALOR.
Física Experimental IV - 11a aula
Ampliando os conceitos matemáticos através das Inequações Modulares
MODELANDO SISTEMAS LTI NO DOMÍNIO DA FREQUÊNCIA.
Função afim: a função geral de 1º grau Módulo 11
Os dados a seguir se referem ao procedimento de determinação do coeficiente volumétrico de transferência de oxigênio num sistema de cultivo em frasco agitado.
Os dados a seguir se referem ao procedimento de determinação do coeficiente volumétrico de transferência de oxigênio num sistema de cultivo em frasco agitado.
VETORES PROFESSOR : MARCELO ALANO
Propriedades e transformações da matéria Capítulo 4 E.E. João Paulo dos Reis Veloso Nome: Renata, Ellen Fernanda, Giovana Barbosa Data: 17/03/2019 1ºD.
1 Bromatologia Bromatologia Determinação de açúcares por titulação.
GASES ERIKA SOUZA VIEIRA.
Vibrações Mecânicas Prof. Dr. Newton Soeiro VIBRAÇÕES MECÂNICAS SISTEMAS CONTÍNUOS VIBRAÇÕES TRANSVERSAIS DE CORDA OU CABO.
MECANISMO DE UMA REAÇÃO QUÍMICA Cinética Química.
Matéria X Energia Profª. Daniela.
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Transcrição da apresentação:

Prática 5: Polarimetria Mestranda: Caroline Oliveira da Rocha Orientador: Rodrigo Fernando Costa Marques 2015

Polarimetria mede a rotação de luz polarizada que passa através de um fluido opticamente ativo. A rotação medida pode ser utilizado para calcular o valor da concentração da solução; especialmente substâncias, tais como açúcares, peptídeos e óleos voláteis.

EXPERIÊNCIA : POLARIMETRIA E CINÉTICA DE PRIMEIRA ORDEM OBJETIVOS : Determinação da constante de velocidade da reação de hidrólise ácida da sacarose ; Determinar a rotação especifica, [  ] 25 Na, da sacarose. C 6 H 12 O 6, isômeros = diferentes conformações C 12 H 22 O 11 + H 2 O 

Enântiômeros  Ponto de fusão,  Ponto de ebulição  índice de refração  Os enântiomeros diferem em uma propriedade chamada: Atividade óptica

1812: J.B. Biot  Biot observou que para algumas moléculas orgânicas, como o açúcar e a cânfora, após um feixe de luz atravessar uma solução contendo estas substâncias, a luz sofre uma rotação, e as moléculas que apresentam esta propriedade classificamos como opticamente ativas.  Por causa de sua pesquisa, ele projetou um dos primeiros polarímetros, e formulou as leis quantitativas básicas de polarimetria.

Polarímetro Destrogiro Levogiro Incidente Transmitida

Exemplos : (+)-sacarose é uma substância dextrógira(-)-morfina é uma substância levógira

 c "D" é a linha D do espectro de emissão do sódio (598 nm)

Hidrólise ácida da sacarose C 12 H 22 O 11 + H 2 O HCl C 6 H 12 O 6 + C 6 H 12 O 6 -dc/dt = k[C 12 H 22 O 11 ].[H 2 O] em solução diluída [H 2 O]= cte, assim: -dc/dt = k’[C 12 H 22 O 11 ] K’= (1/t).ln(c o /c) t =0  c o   o -   t =t  c t   t -   t =    0    K’= (1/t).ln(  o -   )/(  t -   ) ln(  o -   )/(  t -   ) t K’

Material utilizado por grupo:  3 balões volumétricos de 100mL,  1 balão volumétrico de 50mL,  3 béqueres,  1 pipeta volumétrica de 50mL,  1 erlenmeyer de 250mL,  1 polarímetro. Material de uso comum:  Solução HCl 3M,  Sacarose.

Procedimento experimental: -Preparar 100mL de soluções de sacarose 5, 10 e 20%(m/v) -Preparar 50mL de HCl 1M a partir da solução estoque. -Medir a (valor visto na escala do polarímetro) para as três soluções. -Em um erlenmeyer colocar 50mL de solução 20% de sacarose e 50mL de HCl 1M e acionar o cronômetro. -Colocar a mistura no porta amostra do polarímetro e medir a a cada 5 minutos, durante 2 horas. -Guardar a mistura para medir a infinito posteriormente, pelo menos dois dias após o experimento.

Cuidados durante as medidas Obs: Como usar o polarímetro:  Preencher o porta amostra com a solução a ser analisada. Não pode ter bolhas de ar pelo caminho ótico.  Pelo visor, observar que o círculo de luz pode ficar de duas formas, virando-se o botão de ajuste: A medida deve ser feita com o círculo todo de uma corr.

* Verificar o valor na escala lateral. A escala interna é fixa e a externa, móvel. Ao ajustar o ponto de medida, verificar onde o zero da escala fixa se situa na escala móvel. Esse será o valor inteiro. Depois verificar em qual é número da escala fixa em que os riscos das duas escalas estão exatamente alinhados, esse número será o decimal, como no exemplo abaixo, onde a leitura é 2,3.

 Para quem observa o desvio da luz-plana polarizada, algumas moléculas opticamente ativas giram a luz-plana polarizada para a esquerda (no sentido anti-horário) e são denominadas levógiras,  Outras moléculas podem girar a luz-plana polarizada para a direita (no sentido horário) e são denominadas dextrógiras.  Por convenção, a rotação da luz para a esquerda recebe o sinal de menos (-), enquanto a rotação da luz para a direita recebe o sinal de mais (+)

Equação geral a: concentração inicial x: quantidade transformada após um tempo t k: constante ou coeficiente de atividade

Cinética Química  Reação de Primeira Ordem HCl Figura: Hidrolise da sacarose em meio ácido Determinação do coeficiente de velocidade

Nesse estudo, a grandeza medida, para acompanhar o comportamento cinético da reação, será a rotação da luz polarizada sacarose glicose frutose Mistura equimolar((+52,7-92,4)/2) levógiro

Como a rotação do plano de luz polarizada depende diretamente da concentração, temos: Ângulo observado no instante inicial Ângulo lido no tempo t Ângulo anotado após um período mínimo de 48 horas