BOM GOVERNO EM PAISES EMERGENTES O Foco no que não deu certo levou a recomendações dos orgãos financiadores com o intuito de proteger seus investimentos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliações baseadas em Métodos Mistos: Oportunidades e Desafios
Advertisements

RESUMO ATUAL DA ELETRIFICAÇÃO RURAL NO BRASIL
Política de Saúde e Iniciativa Social no Reino Unido
O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA E A RELAÇÃO COM O CONHECIMENTO
Rafael Borges Morch – Pesquisador do Gesel
Maria Olívia de Souza Ramos
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
GESTÃO DE ONGS Características e Desafios
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Empreendedorismo e competitividade das médias empresas
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONTABILIDADE GERENCIAL
Dez Mandamentos para um “Chefe” Destruir a Empresa sem Fazer Força
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
Política Nacional de Resíduos
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
DEPARTAMENTALIZAÇÃO.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
A GVT gera competição e qualidade em telecomunicações no Brasil
O PLANO DE METAS Expandir e diversificar a indústria
AGRICULTURA FAMILIAR IICA-BR Março/2006.
Empreendedorismo e Startups
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Instituto de Economia – UFRJ
Glauco Arbix Presidente do IPEA
Cadeia de Valor.
Introdução O dia da mentira na Intel
MICROECONOMIA.
COLÉGIO METRÓPOLE CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES QUALIDADE E PRODUTIVIDADE ANDERSON RESENDE 27/08/2009.
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
FURNAS Centrais Elétricas S.A MW de Potência Instalada Km de Linha de Transmissão MVA de Capacidade de Transformação R$ Milhões.
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Função da Administração:
QUALIDADE Prof. Enf. Paulo José de Andrade. CONCEITOS O que é qualidade? –Satisfação do cliente (o consumidor final) Qualidade Luxo Atendimento Cliente.
Prof.ª Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
V ENFOC UNINTER Profª Ana Maria Olivo Prof. Luiz Boschilia
Desenvolvimento e uso de Sistemas de Informação
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Empreendedorismo.
ADMINISTRAÇÃO Revisão 1º bimestre 2009
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
A Globalização e o Novo Papel do Estado em Gestão de Pessoas
Setor de Energia Elétrica 1930 até 1990: Estado presta o serviço Consequências: (i)Tarifas baixas para controlar a inflação gerando déficit setorial (ii)Empreendimentos.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
RH Contemporâneo e Perspectivas
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
ARRANJO PRODUTIVO DE CALÇADOS DO CARIRI, CEARÁ.
Empreendedorismo “Imprendere”
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Objetivos EstratégicosIndicadores de OcorrênciaVetores de tendência Financeira F1 - Melhorar Lucros: Contratação de 4 consultorias internacionais. F2 -
Estratégia Empresarial
Desenvolvimento Agrário e Industrial: Oportunidades para o Brasil
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
REMUNERAÇÃO.
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
FNE INOVA Ç ÃO Orienta ç ões para o financiamento.
Atualidades e Projetos Fórum de Presidentes do Sistema Unimed – 2010.
Oficina para multiplicação da capacidade em Monitoramento e Avaliação, com foco na Gestão por Resultado MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria-Executiva Departamento.
CMMI Capability Maturity Model Integration
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
POLÍTICA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social 02 de setembro de 2004 Jorge Gerdau Johannpeter.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
CONTROLLER: Características
Transcrição da apresentação:

BOM GOVERNO EM PAISES EMERGENTES O Foco no que não deu certo levou a recomendações dos orgãos financiadores com o intuito de proteger seus investimentos. Essas recomendações se enquadram em tres grupos: 1- Reduzir o tamanho do governo, downsizing privatizações, tercerizações; 2- Reduzir do poder discricionário da burocracia; 3- Aumentar o poder bom da opinião pública sobre os prestadores de serviços públicos.

Tendler (1997) entende que o foco no mau desempenho dos governos de paises emergentes levou a recomendações equivocadas sobre como melhorar o governo. 1o – O foco no mau governo inibiu o aprendizado sobre modelos de sucesso em países emergentes; 2o – A análise no bom desempenho tem sido sobre métodos em uso em paises industrializados, particularmente do Sudeste Asiático embora esses modelos nem sempre sejam adequados para países ou regiões emergentes; 3o – O bom desempenho do governo em alguns órgãos ou regiões específicas deixa de ser observado, uma vez o foco é no país como um todo, uma espécie de certificação da qualidade de governo do país; 4o – O sucesso do governo é associado à políticas não intervencionistas, valorizando os mecanismos de mercado, sem considerar as evidências que os governos do Leste Asiático foram intervencionistas, subsidiando o crédito agropecuário, fixando preços e dizendo às empresas o que produzir; 5o – Evidências do que da certo em grandes organizações são ignoradas. A antiga teoria Socio-técnica apoiada nas reconhecidas pesquisas de Tavistok não é aceita como método capaz de levar ao sucesso medidas governamentais de paises emergentes (ver, Castro e Gusmão, 1997) no que a autora chama de DITLT (Desempenho Industrial e Transformação do Local de Trabalho) 6o – Não seria correto o foco exclusivo na valorização do cliente, pois esse foco requer um foco nos stakeholders da organização como um todo a começar por reforçar a confiança e a autoestima dos servidores da organização em primeiro lugar. 7o- Por último o bom governo exige novas formas de interação entre o nível operacional e a gerência estabelecendo relações cooperativas e informais entre as partes, maior flexibilidade nas atribuições e descentralização da execução e o gerenciamento.

A PESQUISA The EconomistDesempenho do Estado do Ceara sob o governo de Tasso Jereissati (dez 1991) Quando assumiu em 1987 a folha de pagamento do Estado consumia 87% da receita (quando o limite constitucional e 65%); Medidas: cobranca de impostos ja lancados; Reducao na folha de pagamentos de funcionarios fantasmas (de 146 mil); Reducao do reajuste salarial e Novos funcionarios so atraves de concurso.

Tema do livro : Conjunto de realizaçoes Implementação de programas de saude pública inovadores; Contratos públicos com produtores do setor informal; Programa de geração de emprego de emergência em obras públicas Perda de suporte político em cerca de 90% mas manutenção das realizacoes no seu governo, no de Ciro Gomes que o sucedeu e no seu 2o governo, a seguir ( ; ; )

Politicas de Modernizacao e de incentivo Brasil cresceu apenas 0,87% enquanto o Ceara cresceu 3,4% Clientelismo cronico e ma administracao Como pode tornar-se modelo de Adm. Pub? liderança de dois governadores reformistas consecutivos com programas inovativo: 1. medicina preventiva no meio rural; 2. serviços de extensão p/ negocios e contratos com pequenas empresas 3. construção de obras públicas geradoras de emprego 4. extensão rural e dos pequenos produtores rurais.

Antecipações: descobertas que permeiam os casos Temas centrais na busca de explicações: 1: dedicação incomum dos servidores públicos (reconhecimento da comunidade, confiança) 2. desenvolvimento de um senso de vocação; 3. realização de trabalho voluntario extra à carga de servidor público; 4. maior decisao e responsabilidade 5. descentralização, governo local e participação da sociedade civil e ONGs.