O HOMEM É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

O que é Marketing. Muitas pessoas pensam que marketing é apenas venda e propaganda. Não é de se admirar, pois todos os dias somos bombardeados por comerciais.
Conceitos Básicos em Marketing
Os sete pecados capitais cometidos na venda de projetos de T&D - CBTD
O que é Marketing? Processo administrativo e social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam, por meio da criação, oferta e troca.
CONCEITO DE MARKETING Philip Kotler:
Marketing: o que é isto afinal ?
Administração de Marketing
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Projeto do Semestre, agosto, 2010 Grupo 14F
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Faculdade da Ciência Aplicada e Sociais de Petrolina FACAPE
Evolução do Marketing Prof. Ms. Luiz Carlos Corrêa.
Marketing no Século XXI
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Marketing para EMPREENDORES
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Orientação da Empresa Orientação para a PRODUÇÃO
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
MARKETING em Shopping Centers
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA III Prof. Sávio
CRM Customer Relationship Management
PUC BETIM ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Administração 4º PERÍODO – noite PROF. LOURIVAL ARRUDA.
Administração de Marketing Aula 4
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Fundamentos de Marketing
Objetivos do Comportamento do Consumidor
Administração de Marketing I
Disciplina: Marketing Aula 1
Introdução Ao Marketing
FUNDAMENTOS DO MARKETING
Administração Mercadológica IV
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
O processo de decisão de compra
Definição de marketing para o século XXI
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Administração de Marketing
©2000 South-Western College Publishing
Introdução ao Marketing
DEFINIÇÃO DE MARKETING
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
Marketing no Século XXI -Kotler
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
Professora: Andréa Trierweiller
Marketing® CEDUP -- Centro de Educação Profissional Diomício Freitas Curso Técnico em Administração Disciplina : Marketing II Conteúdo : Segmentação de.
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Introdução ao Marketing. Conceito social de marketing Marketing social é o papel desempenhado pelo marketing na sociedade. É o processo social por meio.
MARKETING I.
Marketing de Relacionamento
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Administração Mercadológica I
Plano de Marketing e Análise de Mercado Profa. Bruna Panzarini
Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini
Pedro Alessandro Calaça Marketing Conceitos iniciais; Objetivos do curso e informações gerais; Principal enfoque: criação, comunicação e entrega de valor.
Conteúdo da seção I. Seção I  Definindo o Marketing  Definindo os conceitos fundamentais em marketing  Marketing como uma função da empresa  A evolução.
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
Transcrição da apresentação:

O HOMEM É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS MARKETING X SOFISMA Protágoras – 480 a 410 ac grande sofista , Sofismo – arte de argumentação aparentemente correta mas que leva á conclusões enganosas , Sophistés – sábio em grego como filosofo – Philos- amante que ama algo ou ideia Sophoi – saber . O HOMEM É A MEDIDA DE TODAS AS COISAS tudo que envolve o homem , a moralidade , bem e o mal , certo e errado ,, Só pode ser conduzido em relação aos seus desejos , interesses e necessidades próprias , de acordo com suas conveniências ,

Assim , será que mkt hoje é um sofisma ? Será que o marketing encara a realidade como sofisma ? Será que leva á uma conclusão errada ? Será que o capitalismo não controla as novidades , as pesquisas , as descobertas , o direcionamento de estudos , para que qualquer coisa vire descoberta ? ou poder ? ou torne um oligopólio mais poderoso ? ou um líder político ? Será que tudo não esta sendo encaminhado visando uma venda ou consumo ? Será que tudo não converge em consumo ? Será que o mundo não se movimenta pelo consumo ?

Vamos produzir umas linhas sobre isto ? Quero saber o que pensam sobre o que vamos estudar ? Qual o grau de aceitação do capitalismo ? Se são reacionários ou procuram novos caminhos certos para a humanidade ? Qual sua concepção de certo e errado ? Deve-se usar as ferramentas para atrair o consumidor ?

Reconhecimento não é conhecimento , desta forma o termo “ marketing “ é mal utilizado quantas vezes mencionado. Bom para quem ganha a vida a esclarecer as pessoas sobre o que é marketing e como suas ferramentas são usadas . Ruim para muitas empresas que chegam á conclusão de que isto existe, tarde demais . Pior ainda aqueles que simplesmente acham que sabem e acham que são orientados para o mercado incidindo em uma grave miopia de marketing .

E marketing não é só venda e propaganda , mas não é de admirar , que alguns pensem assim , pois todos os dias somos bombardeados por comerciais de televisão, anúncios em jornais, mala direta, emails , telemarketing ativo etc. Alguém está sempre tentando-nos vender alguma coisa . Parece que não podemos escapar da morte , impostos e vendas. Mas estas são apenas uma pequena ponta do ICEBERG DO MARKETING

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE MARKETING No século XVII , um comerciante na cidade de Edo ( hoje Tóquio) construiu uma GRANDE LOJA onde vendia produtos ESPECIALMENTE ELABORADOS PARA SUA CLIENTELA. Sua estratégia previa DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS de acordo com as necessidades do consumidor , O REEMBOLSO para compras que , por algum motivo , não satisfaziam ao cliente, um grande e VARIADO ESTOQUE , alem de ESTÍMULO ÁS INDUSTRIAS que colaboravam nesse processo. As origens do marketing portanto remontam ao Japão . Mas o termo só começou ser empregado nos EUA , por volta de 1910 quando surgiram as primeiras instituições para reunir profissionais do setor

venda, publicidade, distribuição pesquisa de mercado. Na década de 60 , a American Marketing Association ( AMA ) definiu MARKETING como sendo: O complexo de atividades que dirigem o fluxo de bens e serviços dos produtores ao consumidor e aos utilizadores comerciais. Pela primeira vez , apenas UMA palavra , agrupavam-se as atividades de venda, publicidade, distribuição pesquisa de mercado.

“ O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua “ Peter Drucker – “ O objetivo do marketing é tornar a venda supérflua “ ( o ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar . A partir daí tornar o produto ou serviço disponível )

PHILIP KOTLER – primeira definição – “ A atividade humana dirigida para a satisfação das necessidades e desejos , através dos processos de troca’. ( 1951) Kotler – edição do milênio – “ O processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação , oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros “. ( 2004)

PARA NUNCA ESQUECER MKT É O PROCESSO DE PLANEJAR E EXECUTAR – tudo em termos empresariais precisam ser planejados e executados , sem exceção A CONCEPÇAO, ESTABELECIMENTO DE PREÇOS, PROMOÇÃO ,E DISTRIBUIÇÃO , - todos os processos dentro de uma empresa : CONCEPÇÃO é a criação do produto com todos os seus atributos desde a pesquisa ate testes de aceitação. ESTABELECIMENTO DE PREÇOS – qual é o valor que conseguiram conquistar para o produto , qual esforço de marketing injetado PROMOÇÃO – o que comunicar sobre o produto , tudo que envolve comunicação . DISTRIBUIÇÃO – como entregar , a quem entregar , quando entregar , onde entregar , DE IDÉIAS , BENS E SERVIÇOS – tudo o que se pode oferecer á consumidores PARA CRIAR TROCAS QUE SATISFAÇAM OBJETIVOS INDIVIDUAIS E ORGANIZACIONAIS, CUMPRINDO METAS . tudo isso para que, com que objetivo ? qual a finalidade de uma empresa

Mkt é o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção, e distribuição de idéias, bens e serviços, para criar trocas que satisfaçam objetivos individuais e organizacionais, cumprindo metas.

MIX DE MARKETING OU COMPOSTO DE MARKETING As ferramentas mais usadas para perseguir seus objetivos de marketing são os 4 Pês: Macarthy PRODUTO - Produtos ou serviços ou ainda “PRODIÇOS “. Muito difícil conseguirmos enquadrar um produto sem algum tipo de serviço ou vice versa, então a integralidade do conceito já está aceita . Que tenham boa qualidade, que as características atendam os gostos dos consumidores, com boas opções de modelos e estilos , com nome atraente de marca , acondicionados em embalagens sedutoras, em variados tamanhos de produtos, com serviço e quantias ao usuário que proporcionem adequados retornos financeiros á organização.

PREÇO – que seja justo e proporcione descontos estimulantes à compra dos produtos ou serviços ofertados , com subsídios adequados e períodos de pagamento . PROMOÇÃO - Propaganda, força de vendas, promoção de vendas, relações públicas , merchandising , comunicação externa . DISTRIBUIÇÃO – Precisa levar o produto certo ao lugar certo “em tempo”, através de canais de distribuição adequados , com uma cobertura que não deixe faltar produto em nenhum mercado importante.

Os quatro Pês do vendedor correspondem aos quatros Cês do cliente VENDEDOR COMPRADOR PRODUTO -----------------CLIENTE ( SOLUÇÃO PARA O ) PREÇO --------------------- CUSTO PDV -------------------------CONVENIÊNCIA PROMOÇÃO---------------COMUNICAÇÃO

ANTES : Partia da fabrica – produtos existentes – venda e promoção –lucro através de volume . HOJE Parte do mercado- necessidades- marketing integrado- lucro pela satisfação cliente

PIRAMIDE DE MASLOW PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES MKT NÃO CRIA NECESSIDADES , JÁ SÃO INERENTES DO SER HUMANO .

MASLOW Estas necessidades não são criadas pelos profissionais de marketing , eles influenciam desejos . Eles podem promover a idéia de que um Mercedes satisfaz a necessidade de status social da pessoa . Eles não criam entretanto a necessidade de status social.. Desejos são as necessidades humanas moldadas pela cultura e pelas características individuais . Quem tem fome nos EUA poderá desejar comer hambúrguer com batata frita e tomar Coca Cola . Quem tem fome em bali poderá desejar comer mangas, leitão e feijão . Quando os desejos podem ser comprados , tornam-se demandas ( produtos ) . Produto é qualquer coisa que possa ser oferecida ao mercado para satisfazer uma necessidade , um desejo.

ALGUÉM QUE QUEIRA CARRO BARATO Desejos declaradas – carro econômico Desejos s reais - manutenção baixa Desejos não declaradas - bom atendimento Desejos de algo mais – um mapa rodoviário- gps Desejos secretos – quer ser visto como alguém inteligente

Texto quem sou eu ? Situação : Em uma palestra , dentro de uma universidade, no auditório principal, com inúmeros alunos de vários cursos , palestra sobre motivação profissional . Um aluno levanta-se e sai . Qual é o produto ? Qual a relação de venda ? Quais atores envolvidos ? Quais possíveis motivos ???

ATO DE COMPRA VALORES NECESSIDADES CRENÇAS ATITUDES PERCEPÇÃO PRECONCEITOS MOTIVAÇÃO HÁBITOS ESTADO DE ESPÍRITO

Dimensões que compõe a natureza humana Natureza racional – razão , (eu posso , devo ) Emotiva – emoções (conscientes e inconsciente) Social – regras do grupo , (ser aceito) Dialética –oposições ( bem - mal , certo -errado) Complexa- vários níveis humanos, (determinações e indeterminações) Gregária – necessidade de viver em grupo, ( se manter junto )

ORIENTAÇÕES DA EMPRESA PARA O MERCADO 1-ORIENTAÇÃO PARA PRODUÇÃO – DIFICULDADES DE PRODUÇÃO 2-ORIENTAÇÃO PARA PRODUTO – REVOLUÇÃO INDUSTRIAL 3-ORIENTAÇÃO PARA VENDAS – CRISE DE 29 4-ORIENTAÇÃO PARA O MARKETING DÉCADA 45 A 50 -BABY BOOMER 5-ORIENTAÇÃO PARA O MARKETING SOCIETAL – SATISFAZER SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE 6-ORIENTAÇÃO PARA O MARKETING DE RELACIONAMENTO – RETER UM GRUPO ESPECIFICO, FIDELIZAÇÃO

ORIENTAÇÃO DE PRODUÇÃO Consumidores dão preferência a produtos fáceis de encontrar e de baixo custo Gerentes focam na eficiência de produção , baixos custos e distribuição em massa - Países em desenvolvimento, Empresa quer expandir o mercado Filosofia ponha o produto na rua Henry Ford : para expandir o mercado – qual a frase de Henry Ford ? Prestadores de serviço inadvertidamente cometem tal erro : produto barato mas o grande problema é o atendimento porque gera uma demanda muito grande , atendimento fica impessoal e precário. Exemplos – comodities , sem valor agregado ,

Após revolução industrial ORIENTAÇÃO DE PRODUTO Após revolução industrial Consumidores dão preferência a produtos que oferecem qualidade e desempenho superiores , inovadores Gerentes focam na qualidade do produto, aperfeiçoamento com o tempo Perigo é o gerente ter um caso de amor com o produto e ter miopia Que com uma boa campanha vai vender de novo bem , outra miopia Voltada para produto, focam no produto e esquecem as necessidades. GM teve miopia e lançava carros sem consulta , um executivo teve o erro de comentar : “como é que o consumidor saberá que cor quer sem ver o que está no mercado “ Miopia do ferroviários que achavam que o transporte não ia mudar , que sempre o trem seria a principal condução . Réguas de calculo para calculadoras , câmera fotográfica de filme

ORIENTAÇÃO PARA VENDAS Crise de 29 as empresas acham que os consumidores não compram produtos suficientemente então voltam-se para vendas venda agressiva - funerária , enciclopédia etc candidato político seu objetivo é vender aquilo q fabrica, não fabricar aquilo que vende

ORIENTAÇÃO DE MARKETING 45 a 50 ( anos ) Empresa mais efetiva que a concorrência na criação, entrega e comunicação de valor para o cliente Atende ás necessidades de forma lucrativa Identificar desejos e atende-os Amar o cliente não o produto Como voce quiser – have it your way – Burguer king Voce é quem manda – you are de boss- United Airlines Pessoas em 1º lugar – putting people first British Airways Parceiros no lucro – partners for profit - Milliken company Levitt- orientação para vendas - necessidades do vendedor , , converter seu produto em dinheiro , orientaçao para mkt necessidades do cliente , Necessidade do cliente por meio do produto com criação entrega e consumo final De fora para dentro como o fluxo de mkt atual Retenção de cliente mais barato que novos 16 vezes para levar outro ao nível de lucratividade do anterior

EMPRESAS QUE SE ORIENTAM PELO MARKETING : Empenham-se em conhecer ao máximo as necessidades Desejos Demandas de seus clientes Fazem pesquisa sobre consumidores Analisam suas queixas , perguntas, garantias Serviços que lhe são prestados

A Sony cria seu mercado cria necessidades A Sony cria seu mercado cria necessidades. Akio Morita não atendia mercado mas criava Marketing integrado , todos os deptos consciência integrada , mkt não é um departamento mas uma filosofia , uma ciência , ( David Packard) é uma orientação para toda a empresa Mkt interno - treinar todos motivar para que desejem atender bem e extrair as necessidades dos clientes , para que o externo funcione bem Fatores que levam ao mkt vendas abaixando crescimento lento mudanças nos padroes de compra concorrência crescente custos de mkt ( vendas) resistência ao mkt e mudanças

ORIENTAÇÃO AO MKT SOCIETAL 70 a 80 ( décadas ) Segue todas as diretrizes do mkt e se preocupa com o bem estar da sociedade , ambiente ecologia etc Ètica Interesse publico Ex do fast food e - a dieta do palhaço (super size me) , Mac Donalds Certificação AJUSTES Reengenharia E- commerce benchmark Alianças Parceiros fornecedores globais e locais Descentralizadas Valor ao cliente a longo prazo Comunicaçao integrada Todo funcionario é depto de mkt Banco de dados clientes cientes , satisfazer sociedade e meio ambiente

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING Call Center Pos vendas ORIENTAÇÃO PARA O MKT DE RELACIONAMENTO – reter um grupo especifico , personalização, concorrência, ser diferente data base mkt SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING Call Center Pos vendas Ética em “forçar” um relacionamento .Depende do conhecimento de outras “ ciências “ como a psicologia , sociologia, economia, dentre outras e, sobretudo da percepção adaptabilidade e criatividade humana. Por esta razão o profissional de marketing precisa ter cultura generalista para gerir o hoje com olhos no futuro.

Junto com este boom de bebês . GERAÇÃO BABY BOOMERS 1946 A 1964 PRIMEIRA DO CICLO IDEALISTA O comportamento durante a guerra , todos de moral baixa, ninguém gerava filhos , medo , insegurança , incerteza do amanhã , não sabiam se estariam vivos ou mortos . Em 1945 com o término da guerra , alegria de viver renasceu ,todos começaram a gerar filhos . 1950 - 2,5 bilhoes na terra 1960 - 3 bilhoes 1970 - 3,7 bilhoes Nasce o marketing Junto com este boom de bebês . Tudo que foi lançado e comunicado desde esta época vem seguindo esta geração , discos , discoteca , moda , skate , nunca se inventou tanto . chupeta bico carros possantes década de 60, moto período de acumulo de produtos nas fabricas visavam os esforços de vendas mercado se adaptando ás necessidades dos clientes hoje , os baby boomers , já na 3ª idade gastam com viagens , academias , produtos para não envelhecer , imóveis , serviços classe b e b+ não querem envelhecer , botox e silicone foi criado para eles podiam passar a vida em uma empresa.

GERAÇÃO X 1965 A 1977 aproveita os benefícios dos boomers céticos e liderados pela competência não acreditam nos pais , começaram a trabalhar cedo para ajudar na casa guerra fria , queda do muro Berlim fins de regimes ditatóriais Tatcher , Reagen , Gorbachov Queen , Floyd, Cazuza, Seixas, Legião,u2, Madona, Movimento punk, videoclips Maquina de escrever Tel e fax Barsa Pica pau , pantera , atari , lps Blade runner Fica doente quando escuto que um y recusou um emprego pq não da curtir a vida

Festa de produtos desenvolvidos para esta geração . Cyber eletrônicos GERAÇÃO Y 1978 A 1994 OU CYBER Queridinha do mkt Festa de produtos desenvolvidos para esta geração . Cyber eletrônicos Tempestade de informações Influenciam amigos e familiares a comprar o novo Falam sua própria língua São influenciados pelos pares Estão sempre ligados São susceptíveis Emocionalmente inseguros em busca de fama e reconhecimento adolescência perene Aborrecem-se com facilidade Imediatistas Dominado por um nonsense Tem muitas opiniões Fiel a opinião de amigo Pouco fiel a marcas Hoje Nike amanha adidas Tribos , emos , gamers , punks interativos

Mimados Insubordinados Ligados mais a vida pessoal do que profissional Ávidos por promoções rápidas Não compreendem como os pais ficavam a vida em uma empresa Sem pressa de se mudar da casa dos pais Não param muito tempoo em uma empresa Lêem pouco Passarão por 14 empregos ate 38 anos de idade Já tira de letra a tecnologia Passam pela super - proteção dos familiares Individualistas Torres gêmeas, Nirvana,fat boy slim, ,Madonna, cold play ,Britney, back street boys You tube , emos , iphone X men , Simpson, , mp3 , Joga play station Crianaças sao seguras – power rangers So conhece democracia Maioria são filhos únicos Conhecem outros idiomas Diga o que tenho q fazer e não como fazer e respeite minha vida Quando compra um celular sabe mais q o vendedor

GERAÇÃO Z De 1995 a 2004