Assessoria Jurídica 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MARCO TÚLIO DE ROSE Questões Jurídicas e Enfrentamentos. O que Vale a Pena?
Advertisements

Conselho Especializado do Ramo Trabalho. FINALIDADES O Conselho Especializado do Ramo Trabalho é órgão consultivo e de assessoramento do Sindicato e Organização.
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Inovações em Automação Industrial ETM-CORP/ST/SEQUI-ETCM/EDEA
Terceirização, prestação de serviços e empreendedorismo
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
RELAÇÕES COLETIVAS DE TRABALHO
Fernanda Granado Orientador: Prof. Henrique Freitas
NEGOCIAÇÃO COLETIVA 1 1.CONCEITO – Sérgio Pinto Rodrigues (2005: 799) assim define: “A negociação coletiva é uma forma de ajuste de interesses entre as.
Treinamento Sistema de Gestão Integrada

ADVOCACIA COMEGNIO Resumo de serviços OAB/SP 97788
A SUA MELHO OPÇÃO EM IMÓVEIS DE BELO HORIZONTE E REGIÃO.
Parceria com o Poder Público A referência ao Terceiro Setor automaticamente nos remete à forma como o poder público e a sociedade interagem. É praxe o.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Projeto O que é? “Conjunto de atividades com o objetivo de gerar um produto ou serviço único, com começo, meio e FIM.” Duas coisas devem ser sempre lembradas:
Auditoria da Qualidade
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
O Papel do Monitor.
Projeto Cidadania.
Venha fazer parte desta parceria a sua satisfação é a nossa meta.
Gestão da Jurídica Dez/13. Conceitos Abrangência e forma de atuação do jurídico MCE Assédio moral Jornada de trabalho / Horas Extras, in itinere Impacto.
Administração Contratual
CENTRAIS SINDICAIS - CUT
Apresentação.
1º Encontro Nacional da ANAUNI para o CONSULTIVO - Tema: O papel das Consultorias Jurídicas e NAJs na viabilização de políticas públicas: novas perspectivas.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
ILDH – Coaching Individual e Grupal
5. Abordagem como um sistema de gestão
TUTELA COLETIVA – LEVANTAMENTO DA ATUAÇÃO NAS UNIDADES (Fonte: Pesquisa realizada pela APADEP, EDEPE, Núcleos Especializados e Subdefensorias Públicas-Gerais)
Gestão por Competências
Hospital São Paulo, HU da Universidade Federal de São Paulo SPDM – Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina IV Congresso Brasileiro de Hospitais.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Políticas Públicas - conceitos básicos
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
Seminário Avançado - Eletiva A
Auditoria e Acompanhamento.
Qualidade total Aula 13.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
O CONTROLE NA VISÃO DE GESTORES CONTROLE (segundo o Aurélio) : 1. Ato, efeito ou poder de controlar; domínio, governo. 2. Fiscalização exercida sobre as.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
A NNC tem como objetivo geral detectar inconsistência nos processos, produtos ou práticas com o intuito de elaborar ações a fim de prevenir e/ou reduzir.
Escritório de Projetos
Brasília – Março de Contexto Desafios do Estado X Recursos disponíveis Demandas sociais.
Rede Interna de Informações Encontro de Dirigentes – março/2009 Marcelo Eira Secretário Adjunto de Planejamento e Procedimentos.
CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos CONTRACT MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos.
SISTEMA COOPERATIVO DOS TAXISTAS DO ESTADO DO RIO DE JANERO.
Recife, junho de Apresentação Institucional.
METAS, EIXOS E DIRETRIZES Funcionalidade do Sindicato. Articulação com Legislativo. Articulação com o Judiciário. Articulação com outras entidades e a.
PNAFM - Biguaçu-SC. ◦ Dotar a Administração Municipal de instrumento de Gestão na área de Recursos Humanos, com vistas ao aprimoramento das competências.
Assessoria Jurídica e Empresarial
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
ESCRITÓRIOS REGIONAIS POLÍTICAS PÚBLICAS: Assistência Social Trabalho, Emprego e Economia Solidária Direitos da Criança e do Adolescente Direitos da.
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Advocacia e Assessoria Jurídica
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
Processo de Compras Edson Ribeiro Graduação: Processos Gerenciais-UCB
Fundada em 1995, na cidade de Santos – São Paulo, sob a razão social de Freitas Advocacia, por seu sócio Dr. João Carlos Gonçalves de Freitas, com atuação.
Concessões e PPPs Governança e Controle Marcelo Spilki Secretaria da Fazenda/RS Unidade de PPP/RS.
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
ENCONTRO NACIONAL UNIMED DE ASSISTENTES SOCIAIS 2010 a nossa vida é cuidar da sua.
DIREITO À SAÚDE E JUDICIALIZACÃO: DIFICULDADES E DESAFIOS Itana Viana, 31 de julho de 2015.
Curso Técnico Eletromecânica Práticas de Manutenção II
Termo de Terminalidade
BAHIA 1º RELATÓRIO. Este relatório contempla: 1ª Parte – Objetivo do Programa Cadastro das Empresas Anexo modelo de diagnóstico 2ª Parte – Análise SWOT.
CONSULTORIA INTERNA EM RH
Transcrição da apresentação:

Assessoria Jurídica 2012

Objetivo:   Acompanhamento de demandas judiciais e administrativas em curso; Estudo para adoção de políticas preventivas; Consultoria a respeito de temas relevantes à empresa. Áreas de atuação: a. Contenciosa: atuação em parceria com os escritórios de advocacia; b. Consenciosa: atuação interna resolvendo pendências não judiciais.

Programa de ações do setor:   Listagem das demandas; Atualização das demandas; Busca de informações junto aos escritórios contratados; Acompanhamento interno do panorama das demandas; Atender de modo breve as questões internas submetidas ao setor; Confecção de procedimentos rotineiros a serem adotados pelo setor. Organização: O setor jurídico foi pensado para atuar em quatro grandes frentes ou unidades de atuação valendo-se de observações iniciais a respeito das necessidades da empresa: 1. Contencioso; 2. Negociação Sindical; 3. Consultoria; 4. Contratos.

Jurídico Contencioso Consencioso Negociação Coletiva Consultoria Contratos

Contencioso: A atuação do contencioso diz respeito aos processos judiciais e administrativos em curso contra a empresa. Esta unidade de atuação visa fazer com que a empresa caminhe pari passo com os escritórios, objetivando compartilhar informações e concentrar as mesmas na empresa os dados até então dispersos. Atuação contenciosa: Contencioso Escritórios Interno

2. Negociação Coletiva: A atuação junto às negociações sindicais pretende garantir a legalidade e legitimidade dos expedientes adotados pela empresa quando das discussões e feitura das normas coletivas. As atividades não se resumem a negociação propriamente dita, é acrescida de análises prévias e consultivas do cenário sindical das categorias envolvidas.   Fruto desta atuação, a empresa passará a contar com os registros internos das negociações, de modo a facilitar análise acerca do histórico de conquistas e perdas, bem como facilitar a feitura de orçamentos considerando as normas coletivas pactuadas.

De acordo com o ramo do direito e necessidade administrativa 3. Consultoria: A atividade de consultoria corresponde a atender a questionamentos internos atinentes a empresa, bem como a planejar ações buscando adequar as atividades desenvolvidas a lei e a redução de custos provenientes deste procedimento. Atuação da consultoria: Consultoria Preventiva Ex.: Acompanhamento Afastados dos Rotinas De acordo com o ramo do direito e necessidade administrativa

Atuação junto aos problemas 4. Contratos: A atuação junto aos contratos pretende garantir um acompanhamento prévio e posterior dos contratos, sobretudo aqueles submetidos a questionamentos internos ou judiciais. O expediente a ser adotado se estende desde a confecção das minutas, seguido das ponderações a respeito dos desdobramentos destas, passando a esclarecimentos de possíveis dúvidas, culminando com a tentativa de se resolver problemas advindos dos vínculos contratuais já estabelecidos. Atuação junto aos contratos: Contratos Análise prévia Atuação junto aos problemas

MCE Contratante: atuação junto ao fornecedor; A análise da posição da empresa face aos contratos deve ser realizada sob dois prismas: MCE Contratante: atuação junto ao fornecedor; MCE Contratada: atuação junto ao tomador (cliente). Esta secção tem implicações práticas nas negociações contratuais e análises prévias: (fase pré contratual) Negociações Contratante Elaboração de minuta – margem para ajuste Contratada Análise das minutas apresentadas – reduzida margem de alteração

Forma de atuação: O jurídico foi pensado para atuar em conjunto com os demais setores da empresa, variando de acordo com as necessidades apresentadas por cada um, funcionando como um suporte para as atividades fins da empresa. Profissional responsável: Nahum Galeão Ribeiro de Souza – OAB/BA 22.168