Tópicos Metodologia: grupos envolvidos Cronograma Resgate conceitual

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

LCDM - Assessoria e Consultoria Ltda
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
TREINAMENTO E PRODUTIVIDADE
Gerenciamento Pelas Diretrizes
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Equivalente à média dos países da OCDE
Administração Estratégica
GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO NA CARREIRA POR COMPETÊNCIAS
Tópicos Metodologia Resgate Conceitual Saídas propiciadas
Agenda Apresentação da Empresa
Administração Financeira III
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Professor : Fábio Pizzato
Leonardo José Schettino Peixoto da Receita Federal do Brasil
(Formação + Experiência)
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
1 SIPE – ETAPAS Como é uma atividade demorada e que, muitas vezes, demanda recursos consideráveis como consultores, reuniões, viagens, etc., o Planejamento.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Abrangência do Planejamento
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Setor Público e a carreira dos professores Nelson Marconi.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
PROFa. Ms. HELY APARECIDA ZAVATTARO
DISCUSSÃO DA PROPOSTA DA CARREIRA PARA OS SERVIDORES
Auditoria da Qualidade
Avaliação de Desempenho dos Gestores Públicos – ADGP
A Importância da Educação Continuada
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIA DO SERVIDOR SEFAZ-PI
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Gestão por Competências
Estratégia Organizacional
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Planejamento Estratégico
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.

Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
Seu Agente de Mudança..
Prof. Dr. Joel Souza Dutra
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Práticas de Gestão e Resultados Processos Gerenciais.
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIA
CONSULTORIA INTERNA EM RH
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS POR COMPETÊNCIAS

Tópicos Metodologia: grupos envolvidos Cronograma Resgate conceitual Apresentação dos workshops Simulações Movimentação na carreira Movimentação salarial Próximos passos

Metodologia: Grupos envolvidos Reitoria e Corpo Diretivo fornece expectativas em relação ao Sistema; estabelece parâmetros básicos do Sistema; valida encaminhamento em cada etapa. Grupo de Coordenação Grupo de Modelagem (conjunto representativo de funcionários e professores) modela os critérios e sugere estratégia de implementação do Sistema. (equipe de RH ) Grupos de Consulta fornecem alinhamento técnico em relação ao projeto. aporta o referencial conceitual e metodológico e potencializa a produção dos demais grupos; fornece suporte para as atividades dos demais grupos.

Tópicos Metodologia: grupos envolvidos Cronograma Resgate conceitual Apresentação dos workshops Simulações Movimentação na carreira Movimentação salarial Próximos passos

Cronograma

Tópicos Metodologia: grupos envolvidos Cronograma Resgate conceitual Apresentação dos workshops Simulações Movimentação na carreira Movimentação salarial Próximos passos

Conceito de Competência do Modelo Conhecimentos Habilidades Atitudes ESTOQUE DE CAPACIDADES Contribuição Agregação de Valor ENTREGA MOBILIZAÇÃO DO ESTOQUE INPUTS OUTPUTS

Capacidade e Complexidade Aborrecimento Frustração Ansiedade Conjunto de Capacidades Bem Estar, fluência e efetividade Ansiedade Medo Perplexidade Complexidade dos Desafios Fonte: Adaptado de Stamp (1989)

Eixos de Carreira Espaços Ocupacionais e Níveis de Complexidade São grupos de funções de natureza de trabalho semelhantes que: EIXO DE CARREIRA Representam um caminho provável de desenvolvimento e carreira para os profissionais. Demandam competências similares. Devem refletir os processos fundamentais/ duradouros existentes, mas não necessariamente a estrutura organizacional vigente. COMPETÊNCIAS (ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES) CONHECIMENTOS/ CAPACIDADES Níveis de Complexidade ESPAÇOS OCUPACIONAIS

Exemplo detalhamento da Competência em Níveis de Complexidade Aborrecimento Aborrecimento COMPETÊNCIAS: FOCO DE ACORDO COM NATUREZA DO TRABALHO (CARREIRA) E INTENTO ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO Ex: Trabalho em Equipe Visão Sistêmica Orientação para Resultados... Frustração Frustração Bem Estar, fluência e efetividade Ansiedade Ansiedade Conjunto de Capacidades Perplexidade Perplexidade Escala de Desafios Estabelece os resultados de longo prazo esperados para o negócio que administra influenciando a definição daqueles esperados para a empresa como um todo. N4 COMPLEXIDADE: POSSIBILITA QUE OS CRITÉRIOS SEJAM CONSISTENTES PARA AS VÁRIAS DECISÕES EM GESTÃO DE PESSOAS; DÁ ESTABILIDADE AO SISTEMA. . N3 N2 Planeja, avalia e controla recursos, respondendo pela sua utilização eficiente bem como pelo cumprimento de prazos de projetos sob sua responsabilidade. N1

Exemplo de Níveis de Complexidade Eixo de Gestão COMPETÊNCIA: ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA Envolve a participação na definição de estratégias e de planos de ação, considerando tendências do ambiente interno e externo e expectativas dos acionistas. Inclui também o comprometimento exigido com os valores, missão e visão da empresa e com a sua disseminação. Responde pela identificação e concretização de oportunidades para o negócio, avaliando tendências do ambiente. N4 Conjunto de Capacidades Escala de Desafios Perplexidade Aborrecimento Frustração Ansiedade Bem Estar, fluência e efetividade Participa da definição e cumprimento dos objetivos estratégicos de longo prazo e do estabelecimento de Visão, Missão e Valores Corporativos. N3 Dissemina e estimula a disseminação da Visão, Missão, Valores e metas da organização na área que gerencia, assegurando que estejam explicitadas as expectativas da empresa. N2 Orienta equipes em atividades operacionais, identificando prioridades e direcionando ações, alinhadas com objetivos e metas organizacionais. N1

EXEMPLOS: Capacidades associadas aos Níveis de Complexidade Eixo Gestão Formação e Experiência Capacidades / Conhecimentos N4 N3 N2 N1 Da Organização: Políticas e Procedimentos internos e corporativos (dos acionistas) Do Eixo: Estrutura e Funcionamento do Mercado de Atuação da empresa Aborrecimento Aborrecimento Superior Completo MBA 07 anos como gestor Frustração Frustração Bem Estar, fluência e efetividade Ansiedade Ansiedade Conjunto de Capacidades Perplexidade Perplexidade Superior Completo MBA em curso 05 anos como gestor Da Organização: Políticas e Procedimentos internos Do Eixo: Estrutura e Funcionamento do Mercado de Atuação da empresa Escala de Desafios Da Organização: Políticas e Procedimentos internos Do Eixo: Ferramentas de Planejamento e Controle Gestão de Pessoas Específicos de sua Área e de áreas relacionadas Superior Completo e Especialização 03 anos como gestor DETALHAMENTO EM FUNÇÃO DA ESPECIFICIDADE DOS PROCESSOS; PERMITE LOCALIZAR NECESSIDADES DE TREINAMENTO/ DESENVOLVIMENTO ESPECÍFICAS. Superior Completo 01 ano como gestor ou último nível do eixo profissional Da Organização: Políticas e Procedimentos internos Do Eixo: Técnicas de Apresentação Ferramentas de Análise de Problemas e Tomada de Decisão Específicos de sua Área

Avaliação – Exemplo de formulário (Atribuições e Responsabilidades) EIXO OPERACIONAL - NÍVEL 4 AVALIAÇÃO COMPETÊNCIAS ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES NA (0) D (1) A (2) S (3) Gestão do Conhecimento Repassa assuntos pertinentes a sua unid./proc., visando a manutenção e reciclagem de conhecimentos e respondendo pela capacitação dos operadores de sua área. X Aprimoramento de Processos e Produtos Aprimora os processos da área, prevendo as prováveis conseqüências de suas ações. Discute e sugere mudanças em processos ou propostas de inovação. X Cultura da Qualidade Busca o aperfeiçoamento contínuo dos padrões de qualidade na operação da fábrica como um todo e aplica-os nos processos relativos à sua área. X Articula-se com profissionais responsáveis por outras equipes de trabalho visando obter sinergia entre suas ações e passa orientações básicas para as pessoas das equipes em que participa. Trabalho em Equipe X Multifuncionalidade X Assume diversos papéis dentro de sua área de atuação. Interação com Sistemas Opera novos processos visando prever ou identificar causas para problemas. X Total = (0+2+4+3) = 9 Média = (9/6) = 1,5 2 4 3 NA - Não Atende D - Em Desenvolvimento A - Atende S - Supera

Avaliação – Exemplo de formulário (Capacidades/ Conhecimentos) Peso Categoria (Exemplo) Eixo Operacional – Nv.4/ Área X – Capacidades Avaliação Item Explicação NA (0) D (1) A (2) S (3) Pontos 15% Geral A empresa Conhece o Histórico, estrutura organizacional, missão e valores, objetivos estratégicos, produtos, etc com proficiência, aplicando-o com autonomia no exercício de suas atividades. X 1,5 Sistemas informação gerencial Conhece Sistemas informatizados de uso na empresa, relacionados à sua atuação com proficiência, aplicando-o com autonomia no exercício de suas atividades. 40% Do Eixo Técnicas de planejamento Conhece Priorização de atividades/ administração do tempo, análise de riscos, estruturação das etapas, identificação de ameaças, indicador de resultados com proficiência, aplicando-o com autonomia no exercício de suas atividades. 1 Outros itens... 45% Especí-ficos Possui o Conhecimento específico de sua área de atuação em nível avançado, ou seja, em profundidade, sendo solicitado internamente para o desenvolvimento de melhorias/ inovações que envolvam esse conhecimento. 2 Possui o Conhecimento das áreas ou processos relacionados a sua atuação em nível avançado, ou seja, em profundidade, sendo solicitado internamente para o desenvolvimento de melhorias/ inovações que envolvam esse conhecimento. Média ponderada = 0,15 x 1,5 + 0,40 x 1 + 0,45 x 2 = 0,225 + 0,4 + 0,9 = 1,525 NA - Não Atende D - Em Desenvolvimento A - Atende S - Supera

Avaliação: Matriz de Análise Área X 3 Divisão X S 3 S 2,25 A 2,25 A A B Capacidades Capacidades 1,5 1,5 D C D 0,75 D NA 0,75 NA NA D A S 0,75 1,5 2,25 3 Competências NA D A S 0,75 1,5 2,25 3 Competências NA - Não Atende D - Em Desenvolvimento A - Atende S - Supera

Exemplo de Matriz de Análise 3,0 ALERTA PARCIALMENTE ADEQUADO ADEQUADO MUDANÇA Reavaliar a área ou posição de atuação e analisar dificuldades em relação a sua liderança e relacionamento interpessoal Requer orientação do gestor visando avançar entrega das competências. Analisar oferecimento de atribuições mais complexas. Preparado para assumir uma posição mais desafiadora. Indicação de sucessão. Supera CAPACIDADES Requer orientação do gestor quanto as suas expectativas de entrega. 2,25 Investir em capacitação técnica para assumir novas posições no futuro próximo Atende Preparar o profissional para assumir novas posições e desafios no futuro próximo. Requer diálogo sobre expectativas em relação a entrega e priorizar complementação técnica necessária 1,5 Requer ação para atender os requisitos técnicos e diálogo com o líder sobre as expectativas de entrega Desenvolver ações para aprimorar necessidades técnicas Desenvolver ações imediatas para cobrir necessidades técnicas Desenvolvimento Em 0,75 Requer ação imediata para aprimorar os requisitos técnicos e diálogo com o gestor sobre as expectativas de entrega. CRÍTICO Requer prioridade para equilibrar as necessidades técnicas exigidas para a sua posição Recomenda-se tratar o caso com urgência Atende Não Não Atende 0,75 Em Desenvolvimento 1,5 Atende 2,25 Supera 3,0 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES

Tópicos Metodologia: grupos envolvidos Cronograma Resgate conceitual Apresentação dos workshops Simulações Movimentação na carreira Movimentação salarial Próximos passos

Workshops 1° Workshop: 2° Workshop: 3° Workshop: 4° Workshop: Levantamento de expectativas Definição das competências Discussão sobre as possíveis trajetórias de carreiras 2° Workshop: Consolidação das expectativas Apresentação das competências definidas no 1° grupo workshop Detalhamento das competências em níveis de complexidade 3° Workshop: Definição das trajetórias de carreiras Apresentação dos níveis de complexidade e competências discutidos no 2° workshop Definição dos conhecimentos complementares dos eixos de carreiras Início da discussão sobre critérios de movimentação na carreira e sobre movimentação salarial 4° Workshop: Apresentação de simulações realizadas com os dados dos funcionários de duas unidades da USP Discussão sobre o eixo de nível básico Discussão sobre critérios de movimentação na carreira e sobre critérios de movimentação salarial

Expectativas levantadas Estabelecer critérios claros para a ascensão na carreira e desenvolvimento profissional, levando-se em consideração o estatuto e orçamento da USP. Desenvolver uma carreira que concilie o desenvolvimento dos funcionários e os interesses da Universidade. Criar trajetórias de carreira que permitam flexibilidade e mobilidade (desvinculadas da avaliação de desempenho). Estabelecer diretrizes únicas, respeitando as particularidades das unidades e as áreas de atuação dos funcionários. Que os funcionários desenvolvam uma visão sistêmica. Propiciar o desenvolvimento de lideranças e criar critérios para que sejam assumidas as posições do eixo de gestão.

Resumo da complexidade Eixo Gestão Nível Resumo da complexidade 1 O Foco de atuação é operacional-tático – Realiza atividades estruturadas, rotineiras ou não, com foco na orientação da equipe para a eficiência e eficácia na execução, com repercussão em setores relacionados. Possui autonomia decisória para implementar mudanças no âmbito das atividades de responsabilidade da equipe que coordena, com possibilidade de melhorar ou modificar o procedimento, e participa do processo de decisão do nível hierárquico imediatamente superior. Administra recursos colocados a sua disposição. 2 O Foco de atuação é tático – Realiza atividades semi-estruturadas e traduz as estratégias da universidade em planos de ação, a partir da visão da Instituição como um todo e dos possíveis impactos em outras áreas. Responde pela consecução dos objetivos e metas definidas para sua área de responsabilidade. Administra a utilização dos recursos para a área(s) sob sua responsabilidade. 3 O Foco da atuação é tático-estratégico – Responde por metas e objetivos tático-estratégicos e realiza atividades em constante estruturação. Dissemina e alinha-se a estratégia organizacional e orienta a gestão tática. Possui autonomia decisória para implementar mudanças no processo, no âmbito de sua atuação, e para propor alterações na definição dos objetivos estratégicos. Planeja e administra a utilização de recursos para a unidade. 4 O foco de atuação é estratégico - Realiza atividades pouco estruturadas, com foco na efetividade dos macroprocessos e na repercussão dentro da instituição como um todo. Possui autonomia decisória para nos macroprocessos implantar mudanças, cuja repercussão pode extrapolar a instituição. Define e prioriza os resultados a serem alcançados, alinhados com as diretrizes da instituição. Participa da formulação dessas diretrizes e da decisão sobre a alocação de recursos na Universidade.

Resumo da Complexidade eixo técnico e administrativo Nível Resumo da Complexidade 1 Executa atividades atuando sob supervisão e seguindo rotinas predeterminadas pela chefia imediata. Solicita orientações, e eventualmente sugere melhorias em suas atividades, à chefia e interage com os funcionários que executam trabalhos relacionados às suas atividades. 2 Executa atividades seguindo normas e padrões predeterminados pela chefia imediata. Sugere melhorias/soluções relacionadas à execução de suas atividades. Coleta e organiza informações necessárias para a realização das atividades da equipe em que atua. 3 Executa atividades estruturadas, seguindo os padrões adotados no setor em que atua. Sugere critérios para a organização e sistematização das informações necessárias e para atividades desenvolvidas no setor, com foco no desenvolvimento eficiente de suas atividades e da equipe em que atua. 4 Realiza, de forma reflexiva, atividades do setor, incluindo as a serem estruturadas, orientando-se pelas metas estabelecidas pela chefia imediata. Propõe à chefia melhorias de execução das atividades sob sua responsabilidade, considerando os impactos nos setores de interface. Interage com a equipe para garantir atuação integrada e busca de objetivos comuns. 5 Realiza atividades com autonomia. Participa e sugere melhorias na estruturação de atividades, procedimentos e rotinas que seguem padrões adotados na área e que promovem impacto nos processos/áreas relacionados. Orienta outros profissionais em estágios anteriores. 6 Participa da estruturação de atividades, considerando os impactos em sua própria equipe/setor e em outras equipes/áreas. Influencia a definição conceitual dos processos e atua considerando as interfaces com outros processos/projetos. Participa do planejamento das atividades e da utilização dos recursos na área em que atua, analisando o impacto no macroprocesso do qual faz parte. Coordena equipes funcionalmente e tecnicamente. 7 Coordena projetos/processos, considerando a interface com outros processos/projetos e sendo referencia dentro e fora da Universidade em sua área de conhecimento. Participa do planejamento e do processo decisório sobre mudanças nas atividades e nos processos adotados na área em que atua, analisando o impacto na Universidade, considerando o presente e o futuro da Instituição. Coordena equipes multidisciplinares/interinstitucionais.

Competências

Requisitos de acesso Formação/experiência Eixo Gestão 8 7 6 5 4 3 2 1 Graduação e 8 anos no nível anterior, ou especialização (360h) e 6 anos no nível anterior ou MBA ou curso de gestão equivalente e 5 anos no nível anterior Graduação e 6 anos no nível anterior ou especialização (360h) e 5 anos nível anterior ou MBA e 4 anos no nível anterior Ensino médio e 6 anos no nível anterior ou graduação concluída e 5 anos no nível anterior ou especialização (360h) e 4 anos no nível anterior Ensino médio e 8 anos de experiência na USP ou graduação e 5 anos de experiência na USP Eixos administrativo e técnico – nível superior Eixos administrativo e técnico – nível médio Graduação concluída e 6 anos no nível anterior ou especialização (360h) e 5 anos no nível anterior ou MBA e 4 anos no nível anterior Graduação concluída e 5 anos no nível anterior ou especialização (360h) e 4 anos no nível anterior Graduação concluída e 4 anos no nível anterior ou atualização (180h) e 3 anos no nível anterior Graduação concluída e 3 anos no nível anterior Nível superior Sem experiência 8 anos no nível anterior ou graduação concluída e 6 anos no nível anterior ou especialização (360h) e 5 anos no nível anterior ou MBA e 4 anos no nível anterior Ensino médio e 6 anos no nível anterior ou graduação concluída e 5 anos no nível anterior ou especialização (360h) e 4 anos no nível anterior Ensino médio e 5 anos no nível anterior ou graduação concluída e 4 anos no nível anterior ou atualização (180h) e 3 anos no nível anterior Ensino médio e 4 anos no nível anterior ou graduação concluída e 3 anos no nível anterior Ensino médio e 3 anos no nível anterior ou graduação concluída e 2 anos no nível anterior Ensino médio e 2 anos no nível anterior ou graduação concluída e 1 ano no nível anterior Ensino médio Sem experiência Observações: Formação sempre nas áreas afins Tempo sempre na USP

Requisitos de acesso Microinformática Eixo Gestão 8 7 6 5 4 3 2 1 Conhecimento avançado de microinformática e aplicativos Eixos administrativo e técnico – nível superior Eixos administrativo e técnico – nível médio Conhecimento avançado de microinformática e aplicativos Conhecimento intermediário de microinformática e aplicativos Conhecimento avançado de microinformática e aplicativos Conhecimento intermediário de microinformática e aplicativos Conhecimento básico de microinformática e aplicativos

Requisitos de acesso Idioma - desejável Eixo Gestão 8 7 6 5 4 3 2 1 Língua estrangeira necessária para o interesse da área. Nível avançado Língua estrangeira necessária para o interesse da área. Nível intermediário Língua estrangeira necessária para o interesse da área. Nível intermediário Eixos administrativo e técnico – nível superior Eixos administrativo e técnico – nível médio Língua estrangeira necessária para o interesse da área. Nível avançado Língua estrangeira necessária para o interesse da área. Nível intermediário Língua estrangeira necessária para o interesse da área. Nível básico Língua estrangeira necessária para o interesse da área. Nível básico Língua estrangeira necessária para o interesse da área. Nível avançado Língua estrangeira necessária para o interesse da área. Nível intermediário Língua estrangeira necessária para o interesse da área. Nível básico Não há necessidade

Conhecimentos Complementares LEGENDA PARA DEFINIÇÀO DA EXIGÊNCIA DOS CONHECIMENTOS NOS NÍVEIS: BÁSICO Duas possibilidades: - demonstra ter noções do conhecimento em questão (treinamento mínimo) ou de possuir o conhecimento em consolidação, necessitando de orientação de profissionais mais experientes. PROFICIENTE É o nível suficiente para que o colaborador possa utilizar o conhecimento em suas atividades cotidianas, com independência. AVANÇADO Demonstra possuir profundidade no conhecimento, o que lhe confere a possibilidade de realização de melhorias/ inovações nos processos. REFERÊNCIA É referência no conhecimento em questão para outros profissionais/ meio profissional externo, não só no momento atual quanto em suas tendências e “estado da arte". Pode aplicar-se a um pequeno número de pessoas na organização, ou eventualmente, não aplica.

Conhecimentos Complementares Eixo gestão Níveis Conhecimentos Complementares Conhecimentos sobre a USP: histórico, estrutura organizacional, missão e valores, objetivos estratégicos, regimento, padrões. processos. Conhecimentos sobre a unidade/ órgão Principais procedimentos da Instituição relacionados à sua atividade Regulamentação e preceitos legais pertinente a sua área de atuação Programas de responsabilidade socioambiental Estruturação de orçamento Planejamento estratégico 4 Referência Avançado 3 2 Proficiente 1

Conhecimentos Complementares Eixo administrativo e técnico Níveis Conhecimentos Complementares Conhecimentos da USP: histórico, estrutura organizacional, missão e valores, objetivos estratégicos, regimento, padrões. processos. Conhecimentos sobre a Unidade/ Órgão Principais procedimentos da Instituição relacionados à sua atividade Regulamentação e preceitos legais pertinentes a sua área de atuação Programas de Responsabilidade Socioambiental Segurança no Trabalho Administração geral – como funciona minha carreira, como consigo verba e orçamento, etc. 7 Referência Avançado 6 5 Proficiente 4 3 Básico 2 1

Trajetórias

Metodologia: grupos envolvidos Cronograma Resgate conceitual Tópicos Metodologia: grupos envolvidos Cronograma Resgate conceitual Apresentação dos workshops Simulações Movimentação na carreira Movimentação salarial Próximos passos 29

Simulação um Universidade

Simulação dois Universidade

Simulação um – remuneração

Simulação dois – remuneração

Tópicos Metodologia: grupos envolvidos Cronograma Resgate conceitual Apresentação dos workshops Simulações Movimentação na carreira Movimentação salarial Próximos passos

Movimentação Vagas de acesso Consulta ás Informações Sobre os funcionários Solicitação dos Funcionários Definir prioridades de movimentação (unidade, localidade, etc.) PROCESSO DE MOVIMENTAÇÃO Definir perfil Criar critérios de seleção Indicação de candidatos Comitê interno de RH Análise de Proposta de movimentação Processo seletivo Se necessário Recurso CTA ou equivalente RH, Superior imediato Área

Tópicos Metodologia: grupos envolvidos Cronograma Resgate conceitual Apresentação dos workshops Simulações Movimentação na carreira Movimentação salarial Próximos passos

Consulta às informações Remuneração Definição de Orçamento Por exemplo: 0%; 4% etc. Definição de percentual geral e por área. Se necessário, os percentuais podem ser diferentes por Unidade/área. Consulta às informações sobre o funcionário Ranking de prioridades de movimentação. PROCESSO DE MOVIMENTAÇÃO Apoio do RH para ajudar a elaborar propostas de movimentação salarial. Análise do RH Análise de propostas de movimentação Avaliador, RH, Superior Imediato. Validar a proposta.

Tipos de Movimentação salarial Proposta inicial Promoção (Movimentação salarial vertical) = movimentação de uma faixa salarial para outra, de maior valor B Faixa salarial superior A Faixa salarial inferior Condições necessárias : 1 Atender requisitos de acesso 2 Assumir maiores níveis de complexidade 3 Disponibilidade de orçamento 4 Desempenho Adequado

Tipos de Movimentação salarial Proposta inicial Progressão salarial horizontal = movimentação ao longo da faixa salarial na qual o profissional se encontra atualmente C D Condições eletivas 1. Disponibilidade de verba/orçamento 2. Tempo mínimo de 1 ano após última movimentação na estrutura salarial (Desejável) Condições seletivas – pode ser estabelecido de acordo com as necessidades de cada unidade 1. Desenvolvimento (aproximação das atribuições e requisitos do nível subseqüente) 2. Desempenho, Comportamento e Esforço 3. Critérios definidos pelo Comitê

Tópicos Metodologia: grupos envolvidos Cronograma Resgate conceitual Apresentação dos workshops Simulações Movimentação na carreira Movimentação salarial Próximos passos

Capacitação e Acompanhamento da Implantação Etapas do Projeto Atividades: Análise Documental. Reuniões e Entrevistas. Produtos: Parâmetros orientadores. ETAPA I Delineamento do Sistema: Parâmetros Orientadores e Estabelecimento das Competências Humanas Etapa II – workshops: Workshop 1: 24 jul Workshop 2: 18 ago Workshop 3: 01 set Workshop 4: 13 out Workshop 5: 24 nov -13h Atividades: Reuniões e 4 ou 5 workshops. Produtos: Eixos de Carreira. Instrumento de avaliação. Equivalência entre Carreiras. Correspondência com remuneração fixa. Critérios de movimentação e desenvolvimento na carreira. Critérios para processo de seleção por meio de concurso. Consultas ETAPA II Modelagem do Sistema Integrado de Gestão de Pessoas por Competências ETAPA III Capacitação e Acompanhamento da Implantação Atividades: Reuniões e workshops de capacitação. Produtos: Disseminação e Implantação do Sistema. Mapeamento dos servidores técnico-administrativos nos diferentes eixos. Planos de Ação.