PREFEITURA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL AUDIÊNCIA PÚBLICA 06 DE DEZEMBRO DE 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Inserção dos Catadores Historicamente em uma Política Publica.
Advertisements

Concessão de Instalações de Transmissão Leilão no 005/2009-ANEEL
Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - SETEC Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa - SCUP Ministério da Ciência e Tecnologia.
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
DIREITO ADMINISTRATIVO PROF. LUIZ CLAUDIO
A Expansão da Infra-estrutura e as Parcerias Público Privadas Firjan Rio de Janeiro, 9 de Junho de 2004 UNCTAD XI NOT AN OFFICIAL UNCTAD RECORD.
Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos e Edital de Chamamento
O Estado e o BNDES no apoio à
PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAGI
Parcerias Publico Privadas Aspectos Jurídicos
Ciclo de vida do produto
MECANISMOS PARA O FINANCIAMENTO DE ATERROS SANITÁRIOS COM GERAÇÃO ELÉTRICA Autores: Érico Rocha Felipe Tavares.
L. F. Diaz CalRecovery, Inc. Concord, California, USA Projeção em 2009.
EQUACIONAMENTO DO DÉFICIT ATUARIAL
Resíduos de Construção Civil
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA DECRETO MUNICIPAL 1068/04 JULHO/2008.
PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO – PPPs E CONCESSÕES
Seleção de Projetos para uma Parceria Público-Privada - PPP
INTERFACE DA COLETA SELETIVA COM A LOGÍSTICA REVERSA
Processos Licitatórios
CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA
III - CAPÍTULO. GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS Os resíduos sólidos são um dos grandes desafios da atualidade, não só da Administração Pública mas para a.
GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS e a perspectiva de Micro-APPs
Política Nacional de Resíduos
A ESTRE, maior grupo de serviços ambientais do Brasil, disponibiliza soluções ambientais sob medida para os municípios, possuindo visão global de todo.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
Aspectos da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a atuação da Feam na gestão dos resíduos sólidos Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam.
MINISTRO GUIDO MANTEGA
Lei Federal das Parcerias Público-Privadas - PPP
SECRETARIA DE SANEAMENTO E ENERGIA 60ª Reunião Ordinária Consórcio Intermunicipal da Bacia do PCJ Itatiba, 27 de novembro de 2008 PROGRAMA ESTADUAL DE.
17ª. Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades
Superintendência de Serviços Administrativos Diretoria de Material
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças e.
Parcerias Público-Privadas na Copa 2014
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
José Alberto Ribeiro Carvalho
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
SHS0415 –GESTÃO AMBIENTAL NA EMPRESA
Gestão de Resíduos Sólidos A questão dos custos. Dados do “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil – 2013” (Abrelpe) Geração de Resíduos Aumento de 4,01.
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
Ações e Programas para Construção de Cidades Mais Sustentáveis.
CIDADES + INTELIGENTES
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
“DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DOS ECO- PONTOS NO MUNICÍPIO DE LIMEIRA- SP”
Guilherme Afif Domingos Vice-Governador Estratégias de Implantação de PPPs.
Programa de apoio financeiro à infraestrutura dos municípios de Minas Gerais.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Secretaria de Serviços Públicos
O desafio da sustentabilidade e da eficiência
Pedidos de Informação: principais conceitos e boas práticas.
Acadêmicos: Daniella Menon Elisabeth Winckler Manoella Paludo Rogério Kunzler.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Permissão de serviços públicos
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
Vitória – Uma Cidade Inteligente e Humana
Sustentabilidade Econômica Parque Olímpico
PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA PARA A PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE LINHARES.
FMC – PROFª BÁRBARA SILVÉRIA RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307.
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO EM SALVADOR: A IMPORTÂNCIA DOS CATADORES DE RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS AUTORA: MARCELA DE ALMEIDA SOUZA MAGALHÃES.
ABLP - Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública CENÁRIO ATUAL E DESAFIOS DA LIMPEZA PÚBLICA NO BRASIL Simone Paschoal Nogueira Coordenadora.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
A Limpeza Urbana do DF e a regulação da prestação dos serviços 9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília - DF agosto 2015 A Limpeza Urbana do DF e.
Transcrição da apresentação:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL AUDIÊNCIA PÚBLICA 06 DE DEZEMBRO DE 2011

Mostrar ao mercado a situação atual dos resíduos sólidos no município e receber soluções técnicas das empresas interessadas no projeto. Demonstrar os dados levantados nos estudos de caracterização do lixo; Esclarecimento sobre a contratação através de PPP – Parceria PublicoPrivada; OBJETIVOS DA AUDIÊNCIA PÚBLICA:

Redução do custo atual com a Gestão dos Resíduos Sólidos Municipais; Ter uma alternativa sustentável para a disposição final do lixo municipal; Evitar riscos de doenças associadas ao contato humano direto com o lixo; Atender a legislação vigente; Manter programas de educação ambiental; Recuperação de materiais para reciclagem e eliminação da necessidade de aterro. OBJETIVOS DA MUNICIPALIDADE:

A Parceria Público-Privada é um modelo de concessão no qual o Estado assume a liderança e busca por alianças com o setor privado para que este participe em uma ou mais etapas de um processo de investimento. Os principais benefícios das PPPs são: previsibilidade ao orçamento público e melhoria dos serviços. SOBRE AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS

Menor necessidade de investimento direto Menor necessidade de pessoal, tempo e capital públicos para implementar os projetos. Volume de investimento superior ao que seria possível com os mecanismos tradicionais. Execução mais rápida dos projetos. Remuneração do parceiro privado vinculada a padrões de desempenho. Transfere-se ao setor privado os riscos de construção e operação. Estímulo a criação de novos ativos. SOBRE AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS

Contrato com prazo entre 5 e 35 anos Valor do contrato superior a R$ 20 milhões Possibilidade de Receitas adicionais. Garantia de pagamento da contraprestação pública após a disponibilização do serviço. Não pode ser considerado PPP, caso tenha como objeto único Fornecimento de mão-de-obra Instalações de equipamentos Execução de obras SOBRE AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS

PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Lei nº , de 30 de Dezembro de 2004 Lei de Parcerias PúblicoPrivadas Lei nº 8.666, de 21 de Junho de 1993 Lei de Licitações e Contratos Lei Complementar nº 101, de 04 de Maio de 2000 Lei de Responsabilidade Fiscal Lei nº 4.320, de 17 de Março de 1964 Lei de Contabilidade Pública Lei nº 2849, de 25 de Outubro de 2010 Lei Municipal que institui o Programa de PPP e cria o Comitê Gestor – CGPPP.

CENÁRIO ATUAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS No Brasil, constitucionalmente, é de competência do poder público local o gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos em suas cidades; Os serviços de manejo dos resíduos sólidos compreendem a coleta, a limpeza pública bem como a destinação final desses resíduos, e exercem um forte impacto no orçamento das administrações municipais, podendo atingir 20,0% dos gastos da municipalidade. Observando-se a destinação final dos resíduos, os vazadouros a céu aberto (lixões) constituíram o destino final dos resíduos sólidos em 50,8% dos municípios brasileiros, conforme revelou a PNSB 2008.

CENÁRIO ATUAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS A PNSB 2008 identificou, ainda, que 26,8% das entidades municipais que faziam o manejo dos resíduos sólidos em suas cidades sabiam da presença de catadores nas unidades de disposição final desses resíduos;

CENÁRIO ATUAL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS 2010 – Estima-se que o Município de Itápolis coletou toneladas (tipos de resíduo=dom./com. e público (varrição) Km de sarjetas varridas em 2010 Recolhedores autônomos de materiais recicláveis nas ruas: Papel e papelão: 484ton Plásticos: 388,8ton Metais: 279,12ton Vidro: 44,4ton Presença de catadores no Vazadouro Municipal Caçambeiros ton

A) As perguntas deverão ser formuladas por escrito nos formulários distribuídos B) As respostas referentes as perguntas da Audiência Pública estarão à disposição dos interessados no site da Prefeitura Municipal PERGUNTAS E RESPOSTAS

MODALIDADE Concessão Administrativa PRAZO DO CONTRATO de 5 a 35 anos OBJETO Construção e Operação de uma Usina de Processamento de Resíduos Sólidos Urbanos. VALOR MÁXIMO DA TAXA PARA PRCESSAMENTO DO LIXO O valor será definido após a escolha do projeto e a realização dos estudos de viabilidade econômica e financeira. MODELAGEM DO NEGÓCIO

A modalidade do certame licitatório deverá ser pelo menor valor da contraprestação ser paga pela Administração Pública Performance da Prestação do Serviço/Operação. A Remuneração paga ao Concessionário será variável em função deste indicador. FONTES DE RECEITAS Contraprestação, Receitas Adicionais com venda de energia elétrica e outros sub produtos. MODELAGEM DO NEGÓCIO

Parceiro Privado: 1. Construção da Usina; 2. Investimento em Equipamentos; 3. Manutenção Predial; 4. Operação; 5. Serviços de Limpeza e Segurança; 6. Cumprimento do Quadro de Indicadores de Desempenho 7. Atualização Tecnológica Contínua RESPONSABILIDADES

Parceiro Público: 1. Garantia da Demanda (envio do lixo); 2. Disponibilização da Área para Construção; 3. Fiscalização dos indicadores de desempenho RESPONSABILIDADES

A) Audiência Pública Inicial 06/12/2011 B) Prazo para recebimento de projetos C) Realização da Audiência Pública para informar a escolha do projeto e Disponibilização de Edital D) Resposta e esclarecimentos sobre o edital E) Publicação de edital definitivo para Concorrência Pública PASSO-A-PASSO

A) Os interessados deverão enviar a solicitação de autorização para o desenvolvimento de estudos e confecção de projetos para o comitê gestor da PPP, conforme modelo a ser disponibilizado no site O CGPPP definirá a data limite para recebimento dos projetos. Após analise técnica o projeto eleito com o Edital de concorrência serão divulgados em nova Audiência Pública. PRÓXIMOS PASSOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITÁPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL AUDIÊNCIA PÚBLICA 06 DE DEZEMBRO DE 2011