Organização Política e Administrativa de Portugal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Advertisements

Competências e interligação
Grupo de Política Diógenes Avishek Eduardo
Sistemas de Governo: Presidencialismo Parlamentarismo
PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
Os tribunais portugueses e as suas diferentes vertentes
História e Geografia de Portugal
Professor – Dejalma Cremonese
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
Prof.: Dejalma Cremonese Aluno: Jeronymo Petry
PARLAMENTARISMO E PRESIDENCIALISMO.
Órgãos de soberania.
Cidadania e Empregabilidade
Quem chefia o Estado? Cidadania e Empregabilidade.
Cidadania e Profissionalidade
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E TERRITORIAL
A CÂMARA VAI À ESCOLA Um projeto de educação para a cidadania da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
MERCOSUL. O comércio intrabloco. Textos legais
PROCESSO LEGISLATIVO E DEMOCRACIA REPRESENTATIVA
FORMAS DE GOVERNO MONARQUIA, DEMOCRACIA E AUTORITARISMO
Cidadania e Empregabilidade
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
A Comissão Europeia é a instituição que é politicamente independente e que representa e defende os interesses da União Europeia na sua globalidade.
Constituição de 1824 X Constituição de 1988
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO
RETRATOS DE LA REVOLUCIÓN Nome : Anthony Turma : 92 Professores : Henry e Raquel.
* Atribuições * Como Funciona a Câmara Municipal
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Funções, Organização e Funcionamento.
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
História e Geografia de Portugal
Presidenciais 2011 Helena Afonso Janeiro de 2011.
ANÁLISE ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
O que é o Estado? Capítulo 16.
O Estado e os Três Poderes
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Órgãos soberania.
HIERARQUIA DAS LEIS Normas Constitucionais e emendas à Constituição
Formadores: Fernando Guita & Rita Camões
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE ESTOI ESCOLA BÁSICA DOS 2º E 3º CICLOS POETA EMILIANO DA COSTA ESTOI, FARO Núcleo gerador: Tecnologias de Informação.
Presidente. O Presidente da República Eleito por voto secreto dos cidadãos portugueses Duração do mandato: cinco anos O número máximo de mandatos consecutivos.
ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
O LEGISLATIVO MUNICIPAL
O DIREITO E A ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE
Como funciona? Quem decide?
HIERARQUIA DOS ATOS LEGAIS
FORMAS DE GOVERNO A análise das formas de governo é tida como conceitualmente distinta da análise referente às formas de estado ou de regime. Politicamente.
Democracia Brasileira
Introdução ao Estudo de Direito
DIREITO CONSTITUCIONAL
Lei n.º 8.429/92 – Improbidade Adm.
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
Órgãos de Soberania em Portugal
TEORIA GERAL DO ESTADO E CIÊNCIA POLÍTICA
A Presidência da República “2011” Análise da campanha online do Candidato Francisco Lopes Análise da campanha online do Candidato Francisco Lopes Marlene.
Organização do Estado Democrático de Direito no Brasil O povo brasileiro decidiu:  a forma de governo é republicana;  o nosso sistema de governo é presidencialista;
 A cidadania é justamente a relação de respeito para com o meio em que vivemos e para com as pessoas que fazem parte dele. É participar na vida em.
Cidadania: Exercício de direitos e deveres de cidadão.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Cristina Maia.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IPLEIRIA.
CONSTITUIÇÕES DO BRASIL Maurício S. Gravina UCS 2015.
HISTÓRICO DA LEGISLAÇÃO BÁSICA DE ENFERMAGEM
Organização Política do Brasil Constituição Promulgada em 5 de outubro de 1988: República Federativa do Brasil; República Federativa do Brasil; Composta.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
CIÊNCIA POLÍTICA E DIREITO CONSTITUCIONAL 1º ANO ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA IPLEIRIA.
Transcrição da apresentação:

Organização Política e Administrativa de Portugal Escola EB, 2/3 de Rio Tinto Formação Cívica Organização Política e Administrativa de Portugal Prof. Felismina Pereira Prof. André Costa

Portugal Ditadura 25 de Abril de 1974 Democracia Princípios de uma democracia: A lei é a expressão da vontade geral; Divisão de poderes: Legislativo; Executivo; Judicial; Cumprimento da lei; Realização dos direitos e liberdades fundamentais;

Qual a democracia que é exercida em Portugal ? Existem 3 tipos de democracia: Democracia direta – os cidadãos intervêm diretamente na vida política; - Democracia semidireta – os cidadãos participam na tomada de decisões propostas pelos seus representantes; - Democracia representativa – são os representantes eleitos pelos cidadãos que desempenham as funções em seu nome; Qual a democracia que é exercida em Portugal ?

Presidente da República As funções do Presidente da República são: Representar a República Portuguesa; Garantir a independência nacional; Regular o funcionamento das instituições; Comandante Supremo das Forças Armadas. O Presidente da República é eleito pelos cidadãos, através das eleições presidenciais, para um mandato de 5 anos, não podendo ser reeleito para um terceiro mandato consecutivo.

Alguns poderes do Presidente da República: Nomeia o Primeiro-Ministro tendo em conta os resultados eleitorais e nomeia os restantes membros do Governo sob proposta do Primeiro-Ministro. Pode, por outro lado, demitir o Governo quando tal se torne necessário, o que implica convocar novas eleições legislativas. Pode declarar a guerra ou fazer a paz, sob proposta do Governo e mediante autorização da Assembleia da República. Assina mas também pode vetar a promulgação ou assinatura de leis, decretos-leis, entre outros decretos do Governo. Decide sobre a convocação do referendo cuja realização lhe seja proposta pela Assembleia da República;

Primeiro-Ministro As funções do Primeiro-Ministro são: Coordenar a ação dos ministros; Representar o Governo; Prestar contas à Assembleia da República; Manter o Presidente da República informado; Ao contrário do Presidente da República, não há limite para o número de mandatos (de 4 anos) como Primeiro-Ministro. Este é designado pelo Presidente da República, após eleições legislativas, destinadas a eleger os deputados para a Assembleia da República. Geralmente, o nomeado é o líder do partido vencedor das eleições.

Governo O Governo tem funções políticas, legislativas e administrativas Negociar com outros Estados ou organizações internacionais Propor leis à Assembleia da República Decidir onde se gasta o dinheiro público O Primeiro-Ministro convida as pessoas que entende como mais capazes e o Presidente da República dá posse ao Primeiro-Ministro e ao Governo que, seguidamente, faz o respetivo Programa, apresentando-o à Assembleia da República. O Governo é constituído pelo Primeiro-Ministro, pelos ministros, secretários e subsecretários de Estado

Assembleia da República É a assembleia representativa de todos os cidadãos portugueses e é composta por 180 a 230 deputados dos diferentes partidos eleitos pelos portugueses nas eleições legislativas. A Assembleia da República tem competências legislativas e de fiscalização às ações do Governo e quanto à última pode exercê-la através de vários instrumentos: Reuniões quinzenais de perguntas ao Governo; Apresentação de perguntas escritas sobre quaisquer atos do Governo; Aprovação de moções de confiança ou de censura;