A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
Relações de Convívio Solidário Kátia Antoniolli Coordenadora Pedagógica Colégio Marista Pio XII *Este eixo contempla a dimensão socioafetiva e as dimensões.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Significado Etimológico
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Base Nacional Comum Curricular
Total de Escolas: escolas
Centro Educacional Unificado
Avanços nas últimas décadas
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ
Projeto Político Pedagógico - PPP
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
ESCOLAS SUSTENTÁVEIS Andréa Ketzer Osorio Coordenadora de Educação Ambiental – SMED Porto Alegre.
GESTÃO ESCOLAR Professora: Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva UNISAL/LORENA.
Integração do currículo em escolas de educação integral em tempo integral Paulo Emílio de Castro Andrade.
Profa. Dra. Marta Scarpato
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica.
APRENDIZAGENS CONTEXTUALIZADAS NO TERRITÓRIO
Seminário Estadual da BNCC: A Base Nacional Comum Curricular
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
SUSTENTABILIDADE.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Ministério da Educação / República de Angola
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Competências Gerais da BNCC
Competências Gerais da BNCC
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
A BNCC e a Saúde.
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM GEOGRAFIA.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
Marco Legal Sistema Inclusivo Escola Especial Classe Especial.
Afinal,do que estamos falando?
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
Transcrição da apresentação:

A BNCC e os Desafios para uma Educação Básica Inclusiva e de qualidade Social

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.

Desenvolvimento de Competências Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” ( conhecimentos , habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho).

BNCC X Educação Integral Visa à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, não privilegiando a dimensão intelectual ou a dimensão afetiva. Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere a processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea, considerando as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir.

Igualdade, Diversidade e Equidade. No Brasil, um país com acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, os currículos construídos pelas redes e sistemas de ensino devem assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica . Considerando os desafios para uma Educação Inclusiva e de qualidade Social devemos levar em conta uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gêneros inerentes aos seres humanos.

Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção. Devemos considerar que a educação inclusiva, orientada pelo direito à igualdade e o respeito às diferenças, deve considerar não somente as pessoas tradicionalmente excluídas, mas todos os estudantes, educadores, famílias, gestores escolares, gestores públicos, etc.

BNCC X Currículo X Articulado com Estado Em trabalho articulado entre as redes (Estado e Município) as discussões estão fluindo de maneira organizada, com propostas e uma continuidade de agendas para a re(elaboração) do currículo. As ações sobre Base e Currículo se fortalecem através de encontros e de um cronograma já em andamento. Temos ações estruturadas que reforçam a elaboração de um documento onde os princípios de uma política educacional inclusiva e com caráter social seja a meta para os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de todo o Estado.

E-mail: educacaoventurosa@ig.com.br Contato:3833-1123 87- 99163-5890 E-mail: educacaoventurosa@ig.com.br Obrigada !