A BNCC e os Desafios para uma Educação Básica Inclusiva e de qualidade Social
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.
Desenvolvimento de Competências Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Por meio da indicação clara do que os alunos devem “saber” (conhecimentos, habilidades, atitudes e valores) e, sobretudo, do que devem “saber fazer” ( conhecimentos , habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho).
BNCC X Educação Integral Visa à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, não privilegiando a dimensão intelectual ou a dimensão afetiva. Independentemente da duração da jornada escolar, o conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere a processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes e, também, com os desafios da sociedade contemporânea, considerando as diferentes infâncias e juventudes, as diversas culturas juvenis e seu potencial de criar novas formas de existir.
Igualdade, Diversidade e Equidade. No Brasil, um país com acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, os currículos construídos pelas redes e sistemas de ensino devem assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica . Considerando os desafios para uma Educação Inclusiva e de qualidade Social devemos levar em conta uma concepção de ensino contemporânea que tem como objetivo garantir o direito de todos à educação. Ela pressupõe a igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas, contemplando, assim, as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gêneros inerentes aos seres humanos.
Implica a transformação da cultura, das práticas e das políticas vigentes na escola e nos sistemas de ensino, de modo a garantir o acesso, a participação e a aprendizagem de todos, sem exceção. Devemos considerar que a educação inclusiva, orientada pelo direito à igualdade e o respeito às diferenças, deve considerar não somente as pessoas tradicionalmente excluídas, mas todos os estudantes, educadores, famílias, gestores escolares, gestores públicos, etc.
BNCC X Currículo X Articulado com Estado Em trabalho articulado entre as redes (Estado e Município) as discussões estão fluindo de maneira organizada, com propostas e uma continuidade de agendas para a re(elaboração) do currículo. As ações sobre Base e Currículo se fortalecem através de encontros e de um cronograma já em andamento. Temos ações estruturadas que reforçam a elaboração de um documento onde os princípios de uma política educacional inclusiva e com caráter social seja a meta para os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de todo o Estado.
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