SAÚDE MENTAL Professora: Enfª Pedagoga Mayra Loiola.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CAMINHOS PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO:
Advertisements

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Portaria do Ministério da Saúde 3088 de 23 de Dezembro de 2011
REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Disciplina : Psicopatologia Professora: Luciana Monteiro
ATENÇÃO PSICOSSOCIAL AOS POVOS INDÍGENAS
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) SAS/SAB/GSM
REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Política Nacional de Atenção Básica Situação e Perspectivas Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Brasília,
Atenção à Saúde no âmbito dos hospitais Prof. Gustavo Nunes de Oliveira 2016.
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
Experiências de trabalho conjunto entre Saúde Mental e HIV/AIDS Semíramis Maria Amorim Vedovatto –Psicologa CRP 08/6207 Conselho Nacional de Saúde – segmento.
Qualificação Técnica do Trabalhador do SUS
Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Dia: 04/05 Local: Anf. da Biblioteca Horário: 13 às 14h Apresentadoras: Caroline Pascon – 4º ano Chrishinau Silva.
 Reorientação do modelo assistencial  Mudança na maneira de cuidar  Mudança na maneira de olhar o território  Mudança na clinica (clinica da atenção.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL HISTÓRICO MOMENTO ATUAL MOMENTO ATUAL TENDÊNCIAS TENDÊNCIAS.
ATENÇÃO À SAÚDE DO ADOLESCENTE NA ATENÇÃO BÁSICA PROF(A): MA. CAROLINA VASCONCELOS.
CONHECENDO A PASTORAL DA SAÚDE E SEUS TRABALHOS
Ambulatório de Travestis e Transexuais
O ACESSO AO SUS PELAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
Intervenções Estruturais no Centro Metropolitano
Encontro Regional do CONGEMAS – Região SUL
Redes de Atenção à Saúde (RAS)
Secretaria de Estado da Saúde Pública
Projeto de Lei 3021/2008 Disciplina a certificação das entidades beneficentes de assistência social Traz novas perspectivas para o Terceiro Setor Está.
SÃO PAULO DO POTENGI/RN
Atribuições e trabalho da Equipe de Saúde da Família
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL 27 a 30 de junho de 2010 Brasília - DF Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde 206ª Reunião.
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
A ATENÇÃO BÁSICA EM PORTO ALEGRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE É um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo; Assistência integral e gratuita aos.
ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO. AT E SOFRIMENTO O Acompanhamento Terapêutico é um trabalho clínico que visa promover a autonomia e a reinserção social, bem.
A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS PICS NO BRASIL
Atenção Obstétrica e Pediátrica Região de Saúde de Ilhéus
Grupo de Redução de Danos
Redes de Atenção à Saúde
I Seminário de Atenção Psicossocial da AP de Dezembro de 2017.
– Família real – Família real.
Ministério da Saúde DESID/SE – Ministério da Saúde Possíveis contribuições do Projeto QualiSUS- Redes MS-BIRD ao processo de implementações de Redes de.
SAÚDE DO TRABALHADOR ENFERMEIRA GRAZIELA DA SILVAZ MOURA.
Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas Karime Pôrto Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas DAPE/SAS/MS.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Política Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas Karime Pôrto Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas DAPE/SAS/MS.
Estratégia Saúde da Família e a agenda de fortalecimento das RAS
Transtornos Mentais e Deficiência Psicossocial
RAPS Embu das Artes Antoniella Santos Vieira e Bárbara Bella Urban
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
Secretaria Municipal de Saúde Maria Dalva Amim dos Santos
Redes de Atenção à Saúde (RAS)
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
REVISÃO DO CURSO INTRODUTÓRIO
DA LOGICA DO COMBATE Á CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO CONHECIMENTO: da fragmentação da realidade e da miopia técnica às tecnologias e saberes contextualizados.
Brasília, Janeiro de 2014 CAMINHOS PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO: SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO BÁSICA.
A Reforma Sanitária e o processo de implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Políticas Nacionais de Urgências e Emergências e o papel do enfermeiro em situação de urgência/emergência PORTARIA Nº 1.601, DE 7 DE JULHO DE 2011 Estabelece.
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Ideia SUS Fiocruz em Cooperação com CONASS, CONASEMS e COSEMS RJ
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
Quiz da Atenção básica Beatriz Lee Gabriela Latorraca Helena Castro
Políticas de Atenção a Urgência e Emergência Profa. Regina Ribeiro de Castro.
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990 Art. 3º A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

SAÚDE MENTAL Professora: Enfª Pedagoga Mayra Loiola

A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL

A POLITICA NACIONAL DE SAUDE MENTAL Antes da Reforma Psiquiátrica Cuidado Centrado na internação em Hospital Psiquiátrico:  Isolamento;  Normatização dos sujeitos;  Lógica da Instituição total;  Violação dos direitos humanos. Depois da Reforma Criação de ampla rede de cuidado em saúde:  Territorial;  Complexificação do objeto de cuidado;  Ampliação das práticas e saberes;  Co-responsabilização pelo cuidado.

ALGUNS MARCOS DA REFORMA PSIQUIÁTRICA 1970: Inicia-se amplo processo de mobilização pela redemocratização do país; 1978: criação do Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental. 1980: CAPS Professor Luiz da Rocha Cerqueira- SP e Intervenção da Casa de Saúde Anchieta- Santos/SP; 1987-I Conferência Nacional de Saúde Mental e o posterior II Encontro Nacional dos Trabalhadores em Saúde Mental- “Por uma Sociedade sem Manicômios”; o deputado Paulo Delgado (PT-MG) apresentou o projeto de lei no 3.657/ : 2001 – Lei (06 de abril) – redireciona o modelo assistencial em saúde mental. 2010: Portaria 4279, de 30 de dezembro de Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); Decreto presidencial 7508, que regulamenta a LOS nº 8.080/ 1990, institui as regiões de saúde e garante o cuidado em saúde mental nas RAS; Portaria 3.088, (23 DE DEZEMBRO DE 2011) Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de saúde (SUS).

COESÃO SOCIAL COMO NORTEADORA DO CUIDADO O grau de coesão social de uma comunidade pode servir como um medidor da saúde da comunidade. “Sociedades com baixo senso de coesão estão propensas a múltiplos problemas dos quais o abuso de drogas e criminalidade podem ser apenas os sinais mais visíveis.” Ameaças a coesão social: - Desigualdade social persistente; - Migração; - Transformações políticas e econômicas; - A crescente cultura do excesso; - Crescente individualismo e consumismo; - Deslocamento dos valores tradicionais; - Sociedades em conflito ou pós-conflito; - Urbanização rápida; - Quebra no respeito à Lei; - Economia local das drogas. Fonte: Informe 2011, Junta Internacional de Fiscalização Entorpecentes – JIFE (

REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DIRETRIZES PARA PROMOVER A COESÃO Fortalecimento de Rede de saúde mental diversificada, integrada, articulada, considerando as especificidades loco-regionais de base comunitária, atuando na perspectiva territorial; Promoção da equidade, reconhecendo os determinantes sociais da saúde; Combate a estigmas e preconceitos favorecendo a inclusão social com vistas à promoção de autonomia e ao exercício da cidadania; Garantia do acesso e da qualidade dos serviços, ofertando cuidado integral e assistência multiprofissional, sob a lógica interdisciplinar; Atenção humanizada e centrada nas necessidades das pessoas;

REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: DIRETRIZES PARA PROMOVER A COESÃO Participação dos usuários e de seus familiares no controle social; Organização dos serviços em rede de atenção à saúde, com estabelecimento de ações intersetoriais para garantir a integralidade do cuidado; Promoção de estratégias de educação permanente; Desenvolvimento de estratégias de Redução de Danos; Desenvolvimento da lógica do cuidado para pessoas com transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas, tendo como eixo central a construção do projeto terapêutico singular.

TRATAMENTO MORADIA TRABALHO GARANTIA DOS DIREITOS DE CIDADANIA PARA A EMANCIPAÇÃO SOLIDÁRIA Perspectiva para Ações Intersetoriais

DETERMINANTES PARA A EVOLUÇÃO DOS TRANSTORNOS MENTAIS (SARACENO, 1999)  Condições do ambiente (contexto)  Funcionamento social do indivíduo  Contexto familiar  Densidade e homogeneidade da rede social A atenção primária é lugar privilegiado para trabalhar estas questões

ORGANIZAÇÃO DA RAPS

Unidade Básica de Saúde; Núcleo de Apoio a Saúde da Família; Consultório na Rua; Centros de Convivência e Cultura. Atenção Básica em Saúde Centros de Atenção Psicossocial, nas suas diferentes modalidades, Atenção Psicossocial Estratégica SAMU 192; UPA 24 horas e portas hospitalares de atenção à urgência/pronto socorro, Unidades Básicas de Saúde. Atenção de Urgência e Emergência Unidade de Acolhimento; Serviço de Atenção em Regime Residencial CT´s. Atenção Residencial de Caráter Transitório Leitos de saúde mental em Hospital Geral. Atenção Hospitalar Serviços Residenciais Terapêuticos; Programa de Volta para Casa. Estratégias de Desinstitucionalização Iniciativas de Geração de Trabalho e Renda; Fortalecimento do Protagonismo de Usuários e Familiares. Estratégias de Reabilitação Psicossocial Componentes da Rede de Atenção Psicossocial

Obrigada!!!