INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO. Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

O modelo OS e o seu controle Flávio Alcoforado
ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE CASCAVEL
1.
O Professor de Educação Física e os
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO DE GESTÃO.
Apresentação do Projeto
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
as OS e OSCIP do ponto de vista jurídico
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Cidadania e Controle Social do Terceiro Setor
Novo Hamburgo, novembro de AS RAZÕES PARA A INICIATIVA Necessidade de reestruturar e ampliar o sistema municipal de saúde, diante da: Necessidade.
Planejamento Estratégico
FEBRAEDA ENCONTRO NACIONAL PALESTRA
COMITÊS 2011 / 2012
1 SERVIÇOS DE UMA ACE O CONHECIMENTO E A INFORMAÇÃO PODE NOS AJUDAR A GERIR E ADMINISTRAR UMA ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL/NÚCLEO SETORIAL TORNANDO – A MAIS.
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
Secretaria da Habitação
O Procultura Nova Lei de Financiamento da Cultura Brasileira Fundação Joaquim Nabuco Recife 13 de agosto de 2012 Cultura em Debate.
Fabiano André Vergani
Conceitos; Diretrizes; Projetos; Realização: Prefeitura E.T.Avaré Apoio: Secretária Nacional Antidrogas – SENAD Conselho Estadual sobre Drogas – CONED.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
TERCEIRO SETOR Associações sem fins lucrativos ou ONGS
Parceria com o Poder Público A referência ao Terceiro Setor automaticamente nos remete à forma como o poder público e a sociedade interagem. É praxe o.
Fundação Estatal Verdades e Mentiras. Essa afirmação é falsa. A Fundação Estatal está dentro da estrutura do Estado. É uma categoria jurídica da administração.
Missão do IMPARH Ser instrumento de apoio à gestão do município de Fortaleza, através de suas atividades de Seleção, Formação e Capacitação de Servidores.
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
Grupo Técnico de Geoprocessamento Governo do Estado de São Paulo
Esclarecimentos sobre Atendimento a Famílias Organizadas em Associações ou Cooperativas Habitacionais PROGRAMA PARCERIA COM ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS.
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
Instituto Cultural Sérgio Magnani
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
TIPOS DE ESTRUTURAS DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Organizações Sociais de Cultura. As Organizações Sociais Como surgiu: Surgiu no mandato do ministro Bresser Pereira em 1997, como estratégia central do.
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Lei Orçamentária Anual - LOA
LEI MUNICIPAL DE INCENTIVO AO ESPORTE
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
Projeto Comunidade de Certificados Indice Índice Introdução 3 Dados do ICSS 5 Projeto 12 Formato de Patrocínio 16 Contatos 20.
SERVIÇOS PÚBLICOS III. 1. USUÁRIOS  “O agente executivo do serviço, seja a própria administração ou o concessionário, tem obrigação de prestar o serviço.
Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior.  Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior é uma instituição privada sem fins lucrativos e considerada.
PROPOSTAS PARA A ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO RESGATE SANTISTA.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
O papel do controle social e a nova Lei do Terceiro Setor Eduardo Pannunzio.
A importância do Programa Vida Ativa
MUNICÍPIO DE CACHOEIRA DO SUL NÚCLEO MUNICIPAL DA CULTURA 2016 a 2025.
LANÇAMENTO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS SOCIAIS
A ASSOCIAÇÃO DOS ARTESÃOS DE CRISTALINA, entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, religiosos ou políticos, foi fundada em 22/01/2002, tendo.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Lei de Incentivo ao Esporte
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Nosso compromisso é com o Brasil CNC-Sesc-Senac Nosso compromisso é com o Brasil Audiência Pública sobre a Eficácia das Instituições do Sistema S Comissão.
Maria Inez da Silva FÓRUM CÁRITAS DO TERCEIRO SETOR – 8º Encontro - 02/12/2011 “ASPECTOS PRÁTICOS.
11 Por Otoni Gonçalves Guimarães Porto de Galinhas-PE, 11 de setembro de 2013 Certificação da Unidade Gestora do RPPS ANEPREM 13º Congresso.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Transcrição da apresentação:

INSTITUTO DA ARTE DO FUTEBOL BRASILEIRO

Museu do Futebol Idealizado em 2005, por uma parceria entre a Prefeitura da Cidade de São Paulo e a Fundação Roberto Marinho; Em um primeiro momento, sua gestão seria vinculada a São Paulo Turismo (empresa municipal de turismo de São Paulo) Também foram analisadas as possibilidades de gestão do museu por: administração direta (departamento), termo de parcerias (oscip), ou convênios com os clubes; Posteriormente, o Governo do Estado de São Paulo ingressou na parceria com o encargo de assumir a administração do equipamento.

Museu do Futebol Características relevantes para a definição do modelo de gestão: -O equipamento está inserido dentro do Estádio Municipal do Pacaembu, que recebe jogos oficiais com frequência; -Diversas áreas do museu são comuns ao Estádio, devendo ser devidamente esclarecida a utilização e manutenção destas áreas; -Projeções iniciais apontavam alta capacidade de obtenção de receitas privadas, porém o equipamento seria deficitário; -Seriam necessárias contratações técnicas especializadas e constante manutenção devido ao seu caráter tecnológico;

Melhor Solução: Organização Social de Cultura Foi então criada uma Associação Civil privada, sem fins lucrativos, específica para administrar o equipamento, obtendo a devida certificação de Organização Social e celebrando o respectivo Contrato de Gestão. A entidade optou por um modelo de gestão descentralizado, com mais diretores (são 4 no total) e menos hierarquia entre os funcionários (ao total são 83). Foi realizada uma ampla pesquisa de mercado para a definição dos salários e cargos criados para a gestão do museu;

Organização Social de Cultura: O regulamento de compras simplifica as compras de pequeno porte e as emergenciais, com alçadas a partir do valor, e com sua íntegra publicada anualmente no Diário Oficial e no site; Para contratações de artistas que ultrapassem o valor total de R$ ,00 (cinquenta mil reais) há necessidade de prévia aprovação do Conselho de Administração; É necessária a contratação de uma auditoria independente para a análise dos processos e procedimentos de compras e contratações (mais importante que a financeira!) A contratação de pessoal se dá por intermédio de empresa especializada em recursos humanos (observada a publicidade)

Campo de Atuação da Organização Social Possibilidade de convênio com outras entidades; Possibilidade de prestação de serviços para outras organizações e entidades públicas e privadas; Possibilidade de edição de regulamento próprio de compras e contratações que se adapte a estrutura tecnológica do museu Desenvolvimento de projetos via leis de incentivo ou captação direta; Obtenção das receitas diretas pela realização de eventos privados e locação de espaços para terceiros (lojas, restaurantes, bancos)

Pontos fortes do modelo Autonomia de gestão Flexibilidade/agilidade Tomada de decisão desburocratizada Foco no resultado Contratação direta de profissionais técnicos especializados; Regras internas próprias de acordo com a especificidade da atividade que desenvolve Conselho de Administração com poderes de decisão na gestão da OS Participação da sociedade civil organizada na realização de políticas públicas de forma mais ágil, eficiente e econômica

Pontos frágeis do modelo Ausência de uma uniformização institucional de procedimentos administrativos, técnicos, e financeiros das organizações sociais; Vulnerabilidade da Organização Social: O Instituto fica vulnerável quando da proximidade do término do contrato, que pode inclusive ser rompido a qualquer tempo (importância de outros contratos/projetos próprios) O rompimento do contrato acarreta demissões e possíveis processos trabalhistas Com o rompimento do contrato inicia-se o processo de prestação de contas Necessidade de equipe mínima para finalização administrativa do contrato e atendimento às demandas do TCE e SEFAZ (não há repasse de recursos para este fim) Confusão entre as obrigações públicas e privadas dos administradores e funcionários das Organizações Sociais (comparativos, responsabilidades, remunerações, benefícios, etc). Ausência de remuneração para os Conselheiros de Administração (dificuldade em motivar o conselheiro no exercício de gestão da OS)

Repasse SEC – OSs 2010

Comparativo de Captação/CG (R$)

Comparativo de Captação/CG (%)

RECEITAS IAFB 2010

Campo de atuação do IAFB – Estatuto Criar, apoiar, administrar Espaços culturais e desportivos Propor, executar e divulgar Estudos, pesquisas nas áreas de esporte, educação e cultura Promover, gerir e apoiar Recuperação e conservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Artístico Captar recursos e administrar espaços Promover ou colaborar para a realização: Exposições Cursos - Educação Eventos - Cultura Atividades recreativas - Desporto em geral Atividades técnico-científicas

Atuação atual do IAFB Contrato de Gestão – Museu do Futebol Governo de São Paulo Secretaria de Estado da Cultura da Cultura Equipamento Cultural Museu do Futebol IAFB

Potencial Governo de São Paulo Órgãos do Governo a Cultura Equipamento Cultural Museu do Futebol IAFB Consultorias Outro Equipamento Cultural Projetos incentivados Parceiros Convênios

Obrigado!! Pedro Sotero