POP Ressarcimento de Danos por Abalroamento de Poste GERP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA
Advertisements

DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Secretaria Virtual S I A
Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB
Projeto Gestão da Mudança Frente: Comercial Curso: Portal SAP Distribuidores Instrutora interna: Juliana Belló.
Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Gerenciamento de Controle de Combustível
PARCERIA.
Praça João Lisboa NP – Norma de Serviços Técnicos GERP Junho / 2011.
NP Financiamento de Padrão Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011.
POP Solicitação de OS de aferição de equipamento de medição a pedido do consumidor Área de Relacionamento com Parceiros Janeiro / 2012.
NP Religação de Unidade Consumidora
POP Solicitação de Relatório de Serviços Prestados
POP Solicitação de Ligação Provisória
Praça João Lisboa POP SOLICITAÇÃO DE SERVIÇOS TÉCNICOS PARA BAIXA TENSÃO ATENDIMENTO GERP Junho / 2011.
POP _Análise de Recurso Administrativo Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011.
SACADO Cobrança Caixa Instalação Cadastramento inicial Parâmetros Inicio Fim Acesso ao sistema Responsáveis Grupos de sacados Sacados Títulos Relatórios.
Solução Completa de Pagamento Eletrônico
POP Abertura de MS 251 (Pedido de Poda de Árvore) Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011.
Consignado Privado Função – Módulo II.
Cadastramento Proposta Nova
POP Solicitação de devolução por duplicidade no pagamento de fatura Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011.
Entrada de Produtos Posto de Combustível.
Treinamento de Vendas Operação Bevi
Passo a passo para a sua adesão ao Incentivo É Contigo 2013
1- Acessar o site: 2- Realizar o cadastro.
Praça João Lisboa Tratamento da MS 007- Informações Ressarcimento de Danos (Lucro Cessante / Morte de Animal) GERP Junho / 2011.
Conheça as novas ferramentas da área de Gestão de Conhecimento!
Manual Protheus 11.
Seja bem-vindo!. SUMÁRIO Cadastro do projeto pedagógico Cadastro.
Guia de Abertura de Chamado
Guia para utilização do CONSIGNADO
Seja bem-vindo à TeleCheque®.
SACADO CobCaixa Instalação Cadastramento inicial Parâmetros Inicio Fim Acesso ao sistema Usuários Sacados Grupos de Sacados Títulos Relatórios Relatório.
ADM – Nota Fiscal Eletrônica
Na página inicial do nosso site, é possível visualizar todos os produtos, suas coberturas, benefícios e assistências, além de:
CAMPANHA DE RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO EXTRAJUDICIAL
(1.3) Orçamento Nome: Tel. Fixo para retorno: Tel. Celular para retorno: para retorno: PFPA Tipo de serviço: PFPA Tipo de motorista: PFPA * Será.
Financeiro – Contas a Receber
Retaguarda – Cadastro de Situação do Orçamento IdentificaçãoRET_024 Data Revisão30/10/2013.
Entrada de Produtos por arquivo XML
Aon Affinity Unis: Módulo Pendências – Manual do Usuário.
Financeiro – Boleto: Remessa e Retorno
Introdução/Pesquisar/Alterar Etapa1 Vamos começar o acompanhamento do módulo pelo menu "Acesso Rápido"-> Atendimento. Clique no icone "Atendimento".
Braspress ROTEIRO DE ATENDIMENTO
Financeiro – Controle de Cheque
Financeiro – Controle de Cheque IdentificaçãoFIN_015 Data Revisão09/10/2013.
SACADO Instalação Cadastramento inicial Parâmetros Início Fim Acesso ao sistema Responsáveis Grupos de sacados Sacados Títulos Relatórios Relatório de.
Retaguarda – Cadastro de Orçamento
POP Pedido de Ligação Nova Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011.
Departamento de Gestão de Documentos Públicos
POP Parcelamento de Débitos GERP
CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - INSS. CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO - INSS.
Praça João Lisboa POP Abertura da OS de Miscelânea de Denúncia de Fraude de Energia - MS 206 Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho.
Praça João Lisboa POP (Solicitação e Tratamento dos Registros de Problema com Medidor) Outubro / 2011.
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
POP Solicitação de Relatório de Serviços Prestados Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho / 2011.
Ressarcimento.  A partir de hoje o SAC tem como meta a redução de pagamentos via depósito bancário.  Em casos de reclamações “Procedentes”: O Sac NÃO.
Iniciar o sistema de votação Mesário e Urna
Financeiro - Boleto : Remessa e Retorno
OS - Cadastrar Ordem de Serviço
Financeiro - Cadastro de Contas a Receber no Cartão.
Financeiro - Contas a Receber. Objetivo Cadastrar o Contas a Receber de um cliente no sistema e controlar o contas a receber do estabelecimento. Contas.
Financeiro - Controle de Cheque. Objetivo Cadastrar os cheques recebidos pela empresa; Realizar os depósitos dos cheques; Cadastrar as situações dos cheques.
TREINAMENTO PÓS CONTEMPLAÇÃO MODELO SIMPLIFICADO.
HDI Seguros Produto Automóvel Fevereiro de 2008 Projeto Papel.
Transcrição da apresentação:

POP 22.063 Ressarcimento de Danos por Abalroamento de Poste GERP Junho / 2011

AGENDA POP 22.063 - Ressarcimento de Danos por Abalroamento de Poste Negociação e Lançamento do Débito Atenção!!! Abertura da OS MS 101 – Poste Batido por Veículo Abertura de Registro de Atendimento Baixa da OS MS 101 – Poste Batido por Veículo Lançamento dos valores a serem ressarcidos no Sistema CS

POP 22.063 - Ressarcimento de Danos por Abalroamento de Poste A rede elétrica é projetada de modo a não oferecer riscos à população. Mas chuvas, ventos, galhos de árvores, colisão em poste e outros acidentes podem partir um cabo e deixá-lo pendurado ou caído no chão. Abalroamento = Chocar-se, ir de encontro a alguma coisa, Colidir, etc. O POP 22.063 tem a finalidade de estabelecer procedimentos para apurar os responsáveis por abalroamento de postes e assim efetuar a cobrança / negociação dos valores referentes aos custos necessários para substituição dos postes danificados.

POP 22.063 - Ressarcimento de Danos por Abalroamento de Poste Campo de Aplicação: Aplica-se ao Atendimento e à Área de Apoio Comercial da Gerência de Relacionamento com o Cliente, Gerência de Manutenção, Gerência Jurídica, Centro de Operações Integradas, Gerência de Controladoria, à Área de Cobrança da Gerência de Gestão Comercial e à Gerência de Serviço de Rede. Responsabilidades: Atendentes: Prestar informações aos clientes que forem até a agência após o recebimento da notificação, negociar o débito existente, caso o cliente aceite a negociação, gerar a fatura e entregar ao cliente para pagamento, digitalizar o formulário Ressarcimento de Dano e anexar na OS MS 101. NOTIFICAÇÃO FORMULÁRIO

POP 22.063 - Ressarcimento de Danos por Abalroamento de Poste Responsabilidades: Assistentes da Área de Apoio Comercial da Gerência de Relacionamento com o Cliente: Abrir OS MS 101 – Poste Batido por Veículo, de modo a informar à Área de Manutenção sobre o ocorrido para tomar outras providências necessárias, cadastrar o cliente e endereço no Sistema Comercial, encaminhar carta para o responsável pelo ocorrido, monitorar os prazos de retorno do cliente em relação à notificação, negociar o débito existente e encaminhar o cliente a uma agência mais próxima, para os casos negociados, e baixar a OS MS 101 que estiverem na situação DE (despachada) e que estão com prazo vencido, sem retorno do cliente.

Negociação e Lançamento do Débito 1) O Assistente da Área de Apoio Comercial verifica no Sistema CS (COMERCIAL SOLUTION) se a OS MS 101 está na situação ‘DE’ (despachada) e checa todas as informações referentes ao processo. Caso a OS esteja aberta, entrar em contato com a área de Manutenção para que a mesma providencie o registro de atendimento e o despacho para a área. 2) Quando a OS estiver com toda a documentação anexada e as informações lançadas no sistema, o Assistente da Área de Apoio Comercial tem 03 dias para encaminhar carta Notificação de Abalroamento de Poste ao cliente responsável pelo dano, comunicando os custos para reparo e informando o prazo de 15 (quinze) dias para que haja pronunciamento do responsável. 3) Expirado o prazo, o Assistente da Área de Apoio Comercial entra em contato com o responsável, via telefone, reiterando pronunciamento e negociando forma de pagamento, que pode ser à vista ou parcelado, conforme instruções vigentes. 4) Havendo negativa ou desinteresse do responsável em liquidar a pendência, o Assistente da Área de Suporte ao Atendimento baixa a MS 101 como improcedente e coloca as informações acerca do contato com cliente, pois para esses casos é necessária a cobrança judicial.

Negociação e Lançamento do Débito 5) Quando houver sucesso na cobrança e a negociação for efetuada, o Assistente da Área de Apoio Comercial deve encaminhar o cliente até uma agência mais próxima, informando que o mesmo tem o prazo de 03 dias úteis para comparecer à agência para retirar a fatura da negociação e assinar o Formulário de Ressarcimento de Dano, com os dados e autorização para emissão do boleto das parcelas avulsas. Feito isso, o Assistente do Apoio deve abrir registro de atendimento na OS de modo a informar o Atendente acerca da negociação efetuada, forma de pagamento, quantidade de parcelas, valor e prazo para pagamento. 6) Caso o cliente informe que não concorda com o débito e que não irá negociar, o Assistente deve baixar a MS 101 como Improcedente, indicando o contato com o cliente e informando que o mesmo se recusou a efetuar a negociação. Nessa situação, o processo deve ser repassado para a Gerência Jurídica executar a cobrança via judicial. 7) Quando o cliente comparecer à agência para efetivar a negociação, o Atendente deve acessar a MS 101, verificar as informações lançadas e proceder conforme o negociado. De posse do formulário de autorização, o Atendente faz o lançamento do valor do orçamento no Sistema Comercial a fim de emitir as faturas para pagamento e envio ao cliente, digitaliza e anexa o formulário assinado na OS MS 101, baixa a OS como Procedente e informa os dados da negociação.

Negociação e Lançamento do Débito 8) Quando o cliente não aceitar o débito e não efetivar a negociação, o Analista da Área Executiva de Controle deve imprimir toda a documentação do processo de abalroamento de postes e repassar todas as informações necessárias à Gerência Jurídica para proceder com a cobrança judicial. 9) O pagamento à vista será mediante a emissão do boleto de pagamento com uma única parcela, com vencimento para até 05 dias após a data de emissão do documento de cobrança. 10) Caso o responsável pelo dano deseje parcelar o valor, a negociação deve ser feita seguindo a tabela de “Parcelamento de Danos Causados por Abalroamento de Poste”. Sendo que o percentual mínimo de entrada é 10% e a quantidade máxima de parcelas é 24. O valor da parcela não pode ficar inferior a R$ 500,00. 11) Se o responsável pelo dano não for titular de nenhuma UC, deve ser feito o cadastro do cliente sem vinculo com UC, porém com os dados de endereço, e posteriormente o documento de cobrança deve ser emitido. Se o mesmo já tiver cadastro no Sistema CS (COMERCIAL SOLUTION), mesmo sem UC vinculada, emitir o documento de cobrança sem vinculo, apenas com cadastro de endereço.

Negociação e Lançamento do Débito Obs.: Se o responsável residir fora da área de concessão da CEMAR, cadastrar como endereço do cliente o da CEMAR SEDE (Alameda A, Qda. SQS, S/N, Loteamento Quitandinha – Altos do Calhau – CEP 65071-680) como referência, porém no formulário em que o cliente assinar assumindo o débito, deve constar o endereço real de residência do cliente.

Atenção!!! Nota 1: O serviço de reparo do abalroamento do poste deve ser realizado imediatamente após o acontecido, ficando a cargo da concessionária realizar a cobrança pelo ressarcimento de danos causados. Nota 2: Caso cliente, ao comparecer ao Atendimento, não queira efetivar a negociação, o Atendente deve apenas inserir registro de atendimento indicando que o cliente compareceu à agência solicitando informações a cerca do processo, porém não efetivou a negociação, pois a área de Apoio Comercial entrará novamente em contato com ele para fechar a negociação. Nota 3: O valor a ser pago não deve ser lançado na fatura de consumo da unidade consumidora do cliente, mas em uma fatura avulsa especifica para a cobrança do dano, por isso, sempre escolher a opção AB na tela do lançamento do Contrato de Venda de Produto.

Abertura da OS MS 101 – Poste Batido por Veículo 1. Acesse o Sistema Comercial – CS (COMERCIAL SOLUTION), na opção Gestão de Serviços. Na tela ‘Módulo de Pesquisa’, informar o número do cliente responsável pelo abalroamento e clicar ‘Enter’, para trazer as informações do cliente. Com as informações do cliente na tela, clicar em ‘Serviços’. Nota 4: Caso o cliente não possua UC cadastrada, os dados da UC virão em branco e então deve ser preenchido o local e bairro para solicitação do serviço.

Abertura da OS MS 101 – Poste Batido por Veículo 2. Na aba ‘Serviços Gerais’, selecione ‘Miscelânea’.

Abertura da OS MS 101 – Poste Batido por Veículo 3. Irá abrir a tela de ‘Dados do Solicitante’, preencher o campo ‘Nome’ com CEMAR e clicar em ‘OK’.

Abertura da OS MS 101 – Poste Batido por Veículo 4. Na tela ‘Miscelânea’, preencher os campos conforme abaixo e clicar em ‘Confirma’. Após confirmar, irá abrir a tela para confirmação de área, clicar em ‘Confirma’ e depois em ‘OK’: Origem SS: 00000013 Tipo de Serviço: 101 – Poste Batido por Veiculo Prestador Serviço: EM – Empresa responsável pela obra Logradouro: Endereço do cliente (condutor). Se tiver UC cadastrada, o campo virá preenchido automaticamente. Referência: Informar o número do poste e ponto de referência para localização do mesmo Local: Informar cidade do ocorrido Tipo de Localização: Rural ou Urbana, conforme a situação. Obs.: Atendente = Descrever as informações coletadas no momento da ocorrência, tais como: dados do veiculo (placa, cor, modelo e marca) e do condutor (nome completo, RG, CPF, endereço e telefone de contato).

Abertura da OS MS 101 – Poste Batido por Veículo

Abertura de Registro de Atendimento 1. Na tela de Acompanhamento de Solicitações de Serviço, selecionar a OS MS 101 e clicar no botão ‘Registro de Atendimento’.

Abertura de Registro de Atendimento 2. Irá abrir a tela ‘Registro de Atendimento Manual’, preencher com os dados referentes ao valor do orçamento do reparo na rede, discriminando os valores de materiais e mão-de-obra. Após preenchimento, clicar no botão ‘Gravar’ e depois em ‘Sair’.

Baixa da OS MS 101 – Poste Batido por Veículo 1. Na tela ‘Módulo de Pesquisa’, informe o número do cliente e clique ‘Enter’. Quando o sistema informar os dados do cliente, clique no botão ‘SS – Acompanhamento da Solicitação de Serviço’.

Baixa da OS MS 101 – Poste Batido por Veículo 2. Na tela de Acompanhamento de Solicitação de Serviço, selecione a MS referente ao abalroamento e clique no botão ‘Baixa OS’ e depois em ‘Baixa em Lote’:

Baixa da OS MS 101 – Poste Batido por Veículo 3. Escolha a opção de conclusão de acordo com a situação, se negociado - ‘Conclusão Normal’, não negociado – ‘Conclusão Improcedente’ e clique em ‘Confirma’:

Baixa da OS MS 101 – Poste Batido por Veículo 4. Na tela ‘Baixa OS de Miscelânea’, preencha os campos conforme abaixo e depois clique em ‘Confirma’: Serviço Executado: Sim Tipo de Classificação do Serviço: Técnico Equipe: Nome da equipe que realizou o serviço Empreiteira: EM – Código da empresa que realizou o serviço Data Conclusão: Data realização do serviço de troca do poste Tipo de Reclamação: 99 – Não é reclamação Obs.: Execução: Descrever os dados relacionados à conclusão do serviço, número do BO, valor da cobrança (orçamento) e forma de negociação.

Lançamento dos valores a serem ressarcidos no Sistema CS (COMERCIAL SOLUTION) 1. Acesse o Sistema Comercial – CS (COMERCIAL SOLUTION), escolher a opção CFEVDAT0 - Contratos de Venda de Produtos.

Lançamento dos valores a serem ressarcidos no Sistema CS (COMERCIAL SOLUTION) 2. Em seguida será aberta a tela ‘Opções de Seleção’, selecione a opção ‘Contrato Novo’, que já vem marcada, e clique em ‘Confirma’ para prosseguir.

Lançamento dos valores a serem ressarcidos no Sistema CS (COMERCIAL SOLUTION) 3. Na tela seguinte, Parâmetros de Seleção, digite o número da unidade consumidora ou o número do cliente, para os casos em que o mesmo não possuir UC cadastrada, e clique em ‘Confirma’.

Lançamento dos valores a serem ressarcidos no Sistema CS (COMERCIAL SOLUTION) 4. Depois de informada a UC/cliente, abrirá a tela para cadastramento do contrato. Na opção tipo de contrato, na lista de valores, selecione a conta contábil 107C300, conforme tela abaixo:

Lançamento dos valores a serem ressarcidos no Sistema CS (COMERCIAL SOLUTION) 5. Nos demais campos, preencher da seguinte forma e depois clicar em ‘Confirma’: Contrato: Número da UC ou Número do Cliente (para os casos de cadastro sem UC); Credora: Número da localidade da qual pertence a UC; Cobrança: Sempre digitar EG / 999 e no último campo digitar o código da Regional (004 CEMAR); Histórico: Descrever todo o detalhe do orçamento, conforme layout e exemplo: Gerência XXXXX; Projeto/Serviço XXXXXX; Parceira; Equipe; Qtde-Código material aplicado01; Qtde-código material aplicado02. Valor: Informar o valor correspondente ao orçamento do dano a ser ressarcido Tipo de Contrato: Sempre ‘F’ (Fixo) Qtde de Parcelas: Informar a quantidade de parcelas, conforme negociação efetuada pelo cliente ou preencher com ‘1’, se a negociação for à vista. Periodicidade: Sempre ‘Mês’ Cond. Com: Escolher a opção ‘GRBS – Sem Acréscimo’, para os casos de pagamento à vista ou ‘GRB5 – 5% Acréscimo’, caso o cliente opte pelo parcelamento do valor.

Lançamento dos valores a serem ressarcidos no Sistema CS (COMERCIAL SOLUTION) Nota 5: Os campos Nro Elemento PEP, Nota Fiscal, O.D.I, Coeficiente, Índice, Mês Inicio Correção não são necessários o preenchimento, devendo permanecer em branco. O campo Perc. Juros deve ser preenchido com ‘1%’ quando houver parcelamento do valor.

Lançamento dos valores a serem ressarcidos no Sistema CS (COMERCIAL SOLUTION) 6. Na tela ‘Lançamentos’, escolha a opção ‘AB – ABERTO’, informe o valor do pagamento da entrada ou valor total, para os casos à vista, e a data para pagamento, por fim, clique em ‘Confirma’.

Lançamento dos valores a serem ressarcidos no Sistema CS (COMERCIAL SOLUTION) 7. Na tela seguinte, confirme os dados digitados e a quantidade de parcelas para que não tenha erros de lançamentos. Após confirmar todos os dados, clique em ‘Gravar’ (1) e depois na janela ‘Sair’ (2), então aparecerá a tela abaixo e confirme. 1 2

Lançamento dos valores a serem ressarcidos no Sistema CS (COMERCIAL SOLUTION) 8. Depois de confirmar aparecerá o número do contrato, clique em ‘OK’ e o lançamento será confirmado.

Lançamento dos valores a serem ressarcidos no Sistema CS (COMERCIAL SOLUTION) 9. Para imprimir o documento de cobrança, entre novamente na tela do contrato e clique no botão ‘Emissão CRB’, conforme tela abaixo.

Lançamento dos valores a serem ressarcidos no Sistema CS (COMERCIAL SOLUTION) 10. Selecione ‘Documento de Cobrança – CRB’ e clique ‘OK’.

Lançamento dos valores a serem ressarcidos no Sistema CS (COMERCIAL SOLUTION) 10. Aparecerá a tela de impressão, escolha a opção ‘Enviar para impressora’, escolha a impressora e por fim clique ‘Confirma’ e o documento será impresso para entrega ao cliente.

0800 286 0196 MUITO OBRIGADO (A)! Atendimento ao cliente Gerência de Parceiros, Segurança e Meio Ambiente. Área Executiva de Relacionamento com Parceiros. Home: www.cemar116.com.br/falaparceiro E-mail: fala.parceiro@cemar-ma.com.br Atendimento ao cliente 0800 286 0196 www.cemar-ma.com.br