CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

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CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: OSM - Organização, Sistemas e Métodos Rio de Janeiro, 16 de maio de 2012 Prof: Antonio Cruz Aula_Semana 11 © Copyright Trópico – Todos os direitos reservados

Organização, Sistemas e Métodos – Diagnóstico Organizacional CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 4.4- Diagnóstico Organizacional Mudança Organizacional   Análise e avaliação continuada; Análise da distribuição de trabalho (QDT); Desenvolvimento de soluções.

Organização, Sistemas e Métodos – Diagnóstico Organizacional

Organização, Sistemas e Métodos – Diagnóstico Organizacional Aplicações da Analise Administrativa - Validar uma estrutura organizacional - Resolver problemas organizacionais - Implantar novas técnicas gerenciais - Redesenhar e melhorar processos e lay outs - Simplificar burocratização - Enfim, identificar como a empresa funciona atualmente para providenciar melhorias (PDCA)

Organização, Sistemas e Métodos – Diagnóstico Organizacional Aplicações da Analise Administrativa - Validar uma estrutura organizacional - Resolver problemas organizacionais - Implantar novas técnicas gerenciais - Redesenhar e melhorar processos e lay outs - Simplificar burocratização - Enfim, identificar como a empresa funciona atualmente para providenciar melhorias (PDCA)

Organização, Sistemas e Métodos – Diagnóstico Organizacional Metodologia para a Analise Administrativa Fase 1: Diagnóstico situacional das causas a - Levantamento de dados; b - Crítica ao levantamento realizado. Fase 2: Estudo da solução do problema c – Planejamento da solução; d - Crítica ao planejamento. Fase 3: Implementação das Mudanças e - Levantamento de dados; f - Crítica ao levantamento realizado.

Organização, Sistemas e Métodos – Diagnóstico Organizacional

Organização, Sistemas e Métodos – Diagnóstico Organizacional Fase 1:

Organização, Sistemas e Métodos – Diagnóstico Organizacional Metodologia para a Analise Administrativa (Cury) a - Levantamento de dados - Revisão da Literatura - Questionários - Entrevistas - Observação pessoal Vantagens de Identificar a forma atual que empresa trabalha - Fornece a base para exame e discussão - Permite manter as boas ideias existentes - Reduz chance de não perceber atividades essenciais - Permite avaliar um sistema em comparação com outro - Auxilia na redação de manuais e procedimentos

Organização, Sistemas e Métodos – Diagnóstico Organizacional Fase 2:

Organização, Sistemas e Métodos – Diagnóstico Organizacional Fase 3:

Organização, Sistemas e Métodos – Diagnóstico Organizacional saídas (*) Obs: IEX são instrumentos executivos, tais como normas e procedimentos.

Organização, Sistemas e Métodos – Diagnóstico Organizacional Metodologia para Diagnóstico Organizacional (CDPVI) Diagnóstico Organizacional é uma abordagem sistêmica da empresa. No processo do diagnóstico organizacional são analisadas as principais áreas da empresa, detectando-se os pontos fortes e fracos que elas apresentam e que impedem que os objetivos estratégicos sejam atingidos. A partir desse diagnóstico, elaboramos planos de ações de curto prazo com ajustes ou recomendações de novas técnicas para solução dos problemas emergenciais

Organização, Sistemas e Métodos – Diagnóstico Organizacional Metodologia para Diagnóstico Organizacional (CDPVI) Em geral, nossa consultoria é dividida em sete etapas: 1ª Etapa: Reunião de uma hora com o cliente para obtenção de dados preliminares para elaboração da proposta; 2ª  Etapa: Envio de proposta comercial, negociação e fechamento de contrato; 3ª Etapa: Envio de questionário para cliente antecipando os dados a serem obtidos nas entrevistas; 4ª Etapa: Entrevistas (2 a 5 dias) com os principais sócios e gerentes da empresa para obtenção dos dados da empresa; 5ª Etapa: Elaboração do relatório preliminar com o Diagnóstico Organizacional; 6ª Etapa: Apresentação e discussão com cliente do relatório preliminar com os planos de ação de curto prazo, médio e longo prazos; 7ª Etapa: Discussão, detalhamento e orientações para implantação dos planos de ação de curto prazo e fechamento da consultoria.

Desenvolvimento de Pessoas – Tendências em Desenvolvimento de RH Metodologia para Diagnóstico Organizacional (CDPVI) Na elaboração do Relatório de Diagnóstico Empresarial, as seguintes dimensões da empresa são analisadas:    1 – Dados gerais e estrutura da empresa   Pequeno histórico; Estrutura de Gestão; Dados gerais de pessoal; Dados gerais de equipamentos e máquinas;  Recursos de software; Dados estratégicos (planejamento estratégico, planos de negócios, organograma); etc.

Desenvolvimento de Pessoas – Tendências em Desenvolvimento de RH Metodologia para Diagnóstico Organizacional (CDPVI) 2 – Estrutura gestão de pessoas Dados remuneração;   Processo de recrutamento, seleção e treinamento; Processo de gestão participativa; etc. 3 – Estrutura e gestão da produção Capacidade de produção atual; Produção atual anual; Custos de produção; Aquisição dos produtos; etc.

Desenvolvimento de Pessoas – Tendências em Desenvolvimento de RH Metodologia para Diagnóstico Organizacional (CDPVI) 4 – Inovação tecnológica e meio ambiente Processos de Inovação nos produtos e serviços;   Preocupação com meio ambiente; Vantagens obtidas; etc. 5 – Gestão de vendas Estrutura de vendas; Estratégia de vendas; Mercados e controles; Planos de vendas e processos de elaboração; Pós venda e monitoração; etc

Desenvolvimento de Pessoas – Tendências em Desenvolvimento de RH Metodologia para Diagnóstico Organizacional (CDPVI) 6 – Marketing Conhecimento do mercado   Atendimento dos 4 p´s (praça, preços, produtos e promoção) Estratégias de marketing e resultados atingidos 7 – Gestão de operações e logística Estratégia de entrega e prazos; Cálculo custos; Pós venda e monitoração; etc.

Desenvolvimento de Pessoas – Tendências em Desenvolvimento de RH Metodologia para Diagnóstico Organizacional (CDPVI) 8 – Gestão financeira Estratégia de Gestão Financeira; Indicadores e periodicidade; Gerenciamento e resultados obtidos Planejamento de curto, médio e longo prazos.