Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Avaliação da Aprendizagem em Educação à Distância
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Programa de Ética e Cidadania
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
EAD e Material Didático: reflexões sobre mediação pedagógica
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Construindo uma identidade profissional
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação PPGE – Mestrado em Educação AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO- APRENDIZAGEM: OS.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
SALTO INCREMENTAL DO SENAI: Programa Nacional de Educação a Distância
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
EAD como prática educomunicativa: emoção e racionalidade operativa Ismar de Oliveira Soares Doutorado em Informática na Educação Arquiteturas Pedagógicas.
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Formação de Pedagogos e as Tecnologias da Informação e da Comunicação
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Governo do Distrito Federal Secretaria de Estado de Educação Subsecretaria de Educação Básica Coordenação de Educação de Jovens e Adultos Currículo em.
Currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem UNIDADE 1 ANO 2 Aprofundando o tema 3- Avaliação.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Docência universitária: repensando a aula
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
Educação à Distância Forma de ensino que possibilita auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados.
.....e as políticas de formação formação.....e as políticas de formação formação CARMENISIA JACOBINA AIRES FE/UnB/FORUMDIR 2014.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Transcrição da apresentação:

Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores

A trajetória da EaD na UnG 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 Criação do MEO Adoção do Moodle Apoio ao presencial Capacitação docente Início da oferta de disciplinas semi-presenciais na área da Saúde – Portaria 4.059/04 2013/1 Início da oferta dos Projetos Integrados III a distância 2014/1 Credenciamento de Polos EaD Início da oferta de disciplinas de DP a distância 2011/2 Revisão das matrizes curriculares – início da oferta de disciplinas regulares a distância – Portaria 4.059/04 2013/1 Início das disciplinas Eletivas a distância

Crescimento exponencial e a necessidade formativa 1 disciplina 7 cursos 559 alunos 1 professor 2 disciplinas 24 cursos 3496 alunos 6 professores 8 disciplinas 34 cursos 5622 alunos 8 professores 16 disciplinas 35 cursos 9625 alunos 22 professores 22 disciplinas 36 cursos 18.522 alunos 41 professores 2014/1 2013/2 2013/1 22 disciplinas 36 cursos 22.158 alunos 70 professores 2012/2 2012/1 2011/2

Work is the curriculum O contexto de aprendizagem é o trabalho. O objetivo de aprendizagem é o aperfeiçoamento constante e pontual para o trabalho. “ A ideia de separar o momento de aprender e de trabalhar está com os dias contados, porque a experiência de aprender está cada vez mais presente na vida de todos nós e fica difícil separá-la das atividades cotidianas.” (MAIA, 2008, p. 459)

Programa de Formação de Professores Work Based Learning Reflexões curriculares acerca das necessidades formativas dos professores: Quem é este professor? Quais suas experiências com a educação a distância? Quais suas concepções de educação e de aprendizagem? Qual foi sua motivação em aceitar o desafio em se constituir como professor-tutor em educação a distância? Quais suas práticas com o uso das TDIC (tecnologias digitais de informação e comunicação) de forma integrada à contextos de aprendizagem? Após essas perguntas, inicia-se o processo de levantamento de conhecimentos prévios, com a finalidade de modular as formações às necessidades formativas dos professores em relação à tutoria em EaD.

Programa de Formação de Professores Work Based Learning Levantamento de conhecimentos prévios dos professores Planejamento das formações com base nas necessidades formativas individuais Acompanhamento constante entre formação e prática educativa Professor é co-responsável de sua própria formação Feedback constante durante todo o acompanhamento e estabelecimento de novos desafios Respeitar as necessidades e o tempo de aprendizagem dos professores Avaliação continuada e colaborativa, parte da reflexão do professor em relação a sua prática (práxis) Formações presenciais Formações a distância

Mediação à serviço da aprendizagem O trabalho formativo é realizado como mediação e identificação de necessidades de forma cíclica e constante. A consciência do professor de que está aprendendo durante sua prática possibilita que este assuma a responsabilidade pela própria aprendizagem. O professor constitui-se como tutor em EaD por meio de suas experiências, e sobretudo, pela reflexão dessas experiências tornando-se consciente do seu processo de aprendizagem. O processo formativo é centrado no professor e em sua capacidade de construir novos conhecimentos a partir de suas necessidades. De acordo com Vygotsky (2000) a aprendizagem é um processo de apropriação pessoal do sujeito, um processo significativo que constrói um sentido e um processo de mudança.

Programa de Formação de Professores 1- Tecnologia em favor do trabalho docente Abordar reflexões sobre as possibilidades da tecnologia como recurso didático.   2- Presencial & Distância: Configurações didáticas voltadas à EaD Reflexão sobre as diferentes configurações didáticas do ambiente virtual de aprendizagem da UnG Digital (presencial e distância) para discutir as vantagens da oferta do ensino a distância. 3- Descobertas tecnológicas: Pesquisas de ferramentas tecnológicas direcionadas à Educação Investigação por meio de pesquisa de ferramentas tecnológicas que viabilizem a aprendizagem significativa. 4- Educação dialógica e interação verbal Abordar a educação dialógica pressupondo as intervenções pedagógicas fundamentadas em discursos interativo-dialógicos. 5 - Gestão autônoma da aprendizagem Pesquisa em grupo com temática a critério dos participantes sobre aprendizagem mediada pela tecnologia.

Acompanhamento da prática educativa Semanalmente, os professores têm atividades a cumprir no ambiente online. Essas atividades são acompanhadas em relação à frequência em que acontecem e em relação à qualidade que são realizadas. A formação acontece no ambiente online e é direcionada à situações reais, aliando prática e teorias de forma reflexiva e problematizadora.

Replanejamento de ações formativas Levantamento dos resultados das formações de forma individual Feedback coletivos (constituição e fortalecimento do grupo) e individual aos professores Levantamento de novas necessidades e busca das teorias mais adequadas à formação Reuniões pedagógicas periódicas online e presencial Replanejamento das formações continuadas na relação entre novas aprendizagens para o trabalho

Ciclo do conhecimento Professor-tutor Professor aprendente no trabalho e pelo trabalho Professor mediador da aprendizagem dos alunos Coordenação pedagógica Mediação do processo de aprendizagem do professor Acompanhamento de aprendizagem do aluno Aluno Aprendizagem baseada na leitura, na interação, na resolução de problemas e na sistematização das aprendizagens ! Objeto de conhecimento do professor é sua própria prática

Programa de Formação de Professores Work Based Learning Primeiras descobertas...

“Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.” Paulo freire