O jovem como sujeito do ensino médio e a pesquisa na Comunicação Aplicada
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio A centralidade das interações nos processos educativos O que não pode faltar no ensino: a relação intersubjetiva entre os alunos e seus professores. Formação humana integral: educação que ajude a ler a realidade (Paulo Freire) atuação cidadã dos sujeitos
A construção de bons relacionamentos entre professores e alunos Necessidade de compreender os sujeitos condição para o diálogo – para a comunicação O que significa ser jovem e estudante em nossos dias? Conhecer e compreender as muitas juventudes : experiências, saberes, identidades culturais.
Projeto de vida e ação de planejar Conhecimento de si e da realidade para a construção do projeto de vida (realizar escolhas) “E por que não inventar espaços de conversação com os jovens estudantes para tentar apreender sobre os sentidos que estes atribuem à escola e suas trajetórias escolares, aí compreendidos também os projetos de futuro?” Caderno 2. O jovem como sujeito do ensino médio. P. 52
A pesquisa como princípio pedagógico Motivação para a curiosidade e a crítica – estímulos ao conhecimento ( Conhecer é pensar em profundidade, estabelecer relações, tecer sentidos. Requer método) Coletar organizar, descrever e relacionar informações sobre um processo, um procedimento ou um objeto
O trabalho científico na Comunicação Aplicada Profissões da Comunicação X Ciência A realização de diagnóstico para o planejamento da Comunicação mapeamento de públicos hábitos de mídia percepções sobre acontecimentos aferição de opiniões – conhecimento de posicionamentos etc. análise de redes sociais
Construção do projeto de pesquisa Instrumentos de coleta de dados e informações Estudo de fontes documentais Clipping Entrevista Questionário Observação Grupos de discussão técnicas quantitativas x qualitativas
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