Comercialização de Produtos e Serviços de TI

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Transcrição da apresentação:

Comercialização de Produtos e Serviços de TI - Aula 2 - Prof. Rômulo César

Plano de Negócio

Porque Planejar? agora é só desenvolver e vender.

Importância de Planejar Viagem: – Escolher o local a ser visitado – Decidir o tempo da viagem – Quanto dinheiro levar – Comprar passagens – Reservar hotel – Escolher as roupas, etc... Novo Negócio ???? – Viagem a um lugar desconhecido... Plano de Negócio: – Mostra aonde você poderá chegar. – Como chegar.

Planejamento Razão Realidade Concretizar Emoção Imaginação Querer

Plano de Negócio Documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. – Vale a pena abrir, manter ou ampliar o meu negócio? “Aumento de 60% nas chances de um negócio dar certo, quando colocamos as idéias por escrito.” Planejamento é uma trilha, e não um trilho Essencial para obter financiamentos, firmar parcerias e obter incentivos financeiros.

Antes de Começar Avaliação preliminar dos riscos envolvidos, e da possibilidade do negócio fracassar. Quais as metas que se pretende alcançar? São factíveis? – eSpecíficas, Mensuáveis, Alcançaveis, Relevantes, Temporais. O negócio é viável? Devemos segui em frente? Mercado consumidor. Por que meu negócio terá sucesso: – Nova maneira de satisfazer uma necessidade. Ex.? Mercado mal atendido. Ex.? Novo mercado. Ex? Mercado em expansão. Ex? Conhecer a concorrência: – Haverá espaço para sua empresa? Controle de mercado: Oligopólio ou Fragmentado? Disponibilidade de fornecedores. Disponibilidade de recursos financeiros.

Tópicos do Plano de Negócio 1.Introdução 2.Descrição do negócio 3.Clientes 4.Descrição dos Produtos ou Serviços 5.Concorrência 6.Localização 7.Determinação de Preços 8.Métodos de "Marketing" 9.Pessoal 10.Fornecedores 11.Manufatura e Produção 12.Projeção de Vendas 13.Viabilidade Econômica /Financeira 14.Apêndices

1. Introdução Apresentar uma síntese clara, objetiva e atraente de seu negócio, para motivar o leitor a ler o restante do plano. Deve mostrar que: – Seu conceito básico de negócio faz sentido; Sua empresa foi bem planejada; O gerenciamento possui a experiência e a competência necessárias; Existe um mercado alvo bem definido; Sua empresa apresenta boas vantagens competitivas; Suas projeções financeiras são realistas; É uma boa oportunidade de negócio para quem está lendo. Último tópico a ser elaborado, após uma analise criteriosa dos principais aspectos do plano. A ênfase em um ou outro aspecto vai depender da pessoa para a qual estamos dirigindo o plano de negócios.

2.Descrição do Negócio Apresentação clara de seu negócio. Tópicos – Nome da Empresa: Razão social, nome fantasia e marcas. – Declaração da Missão: descrição sucinta dos objetivos da empresa, envolvendo a sua área de atuação e seus valores, para inspirar colaboradores, clientes, acionistas e sociedade, – Setor de Atividade: Serviços, indústria, comércio, agropecuária, etc. – Estágio de Desenvolvimento: quando a empresa foi fundada. Qual o estágio atual: embrionária, recém-criada, em expansão, estável, em reposicionamento. – Constituição Legal: Firma individual, sociedade anônima ou limitada. Composição acionária e participação dos sócios no capital social. – Ramos de Negócio: descrição do ramo de negócio, incluindo: conceitos envolvidos, situação atual do mercado, posicionamento da empresa no mercado.

3.Mercado Consumidor Investigar o mercado para avaliar a viabilidade do negócio, identificando a dimensão atual, e as tendências para os próximos anos. Noção da viabilidade contínua da empresa, de aproveitamento das oportunidades emergentes, e de como a empresa de prepara para reagir às mudanças de comportamento dos clientes. As informações precisam ser específicas, autênticas e fundamentadas. Muito cuidado com o otimismo inicial. Instituições como IBGE, Associações Comerciais e Industriais, coselhos e sindicatos costumam ser importantes fontes de pesquisa. Técnicas de pesquisa vão desde a aplicação de questionários, entrevistas e conversas informais com clientes potenciais, à observação dos concorrentes.

3.Mercado Consumidor Tópicos: – Descrição Demográfica: Pessoa Física (faixa etária, faixa de renda, sexo, profissão, estado civil, escolaridade, etc.) Pessoa Jurídica (setor, ramo de atividade, idade, faturamento, número de empregados.) – Descrição Geográfica: área de atendimento e abrangência de atuação. – Descrição Psicográfica: perfil das pessoas ou empresas que utilização o produto. – Fatores para Compra: preço, prazo, qualidade, marca, embalagem, garantia, etc. – Dimensão: mercado alvo sustenta o negócio? – Tendências: mercado é estável, em ascenção, ou declínio. – Pesquisas: informações úteis de instituições como IBGE, sindicatos, associações comerciais e industriais, publicações especializadas,...