PRÁTICAS DE GESTÃO A SERVIÇO DA SOCIEDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
CONTEXTO Atendimento ao Cidadão é prioridade estratégica da SEGEP Carta (de serviço) ao Cidadão: “ponta-de-lança” do GesPública Tecnologias de gestão.
ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE CASCAVEL
1.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PREMISSAS VER&ENA Dar autonomia ao Cliente
Contabilidade Sistemas de Informação
PLANO DE GESTÃO.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua
Os desafios de nossa realidade exigem uma nova articulação dos espaços e dos atores para construir o futuro. O conceito de poder local :protagonismo,
Como o Governo formula sua Estratégia
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
O Cartório dos novos tempos
Planejamento Estratégico
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
Modelo de Excelência da Gestão
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
KM BRASIL 2011 Talk Show: A GC na Visão dos CEO's
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Soluções CVU para o 3º setor: Planejamento Estratégico
PLENÁRIA FINAL.
Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade.
Modelo de Excelência em Gestão
Gestão Estratégica FINEP
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
José Alberto Ribeiro Carvalho
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GESPÚBLICA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO UNIDAS-RJ UNIDAS-RJ 2008 – – 2012.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Planejamento Estratégico
Planejamento e Responsabilidade Social
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Atuação dos agentes de Controle Social
Excelência na Gestão Pública
GOVERNANÇA CORPORATIVA
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Gestão Municipal no Turismo e na Cultura e Esporte:
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
A Excelência na Gestão Pública
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
Gestão por competência
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
Gestão pela qualidade em organizações públicas
Garantir a segurança da informação Otimizar os processos de prestação de serviços públicos Prestar apoio técnico aos projetos e processos.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Programa de Municipalização do Turismo - PNMT Prof. Debora Cordeiro Braga 02/content/av_prog/083/prog083.htm.
Transcrição da apresentação:

PRÁTICAS DE GESTÃO A SERVIÇO DA SOCIEDADE Luiz Carlos Garcia Consultor | CREA-RJ garcia@ggestao.com.br

“É preciso tornar a organização capaz de prever as tempestades, de transpô-las e, por fim, de navegar à frente delas.” Peter Drucker

Administração Pública OBJETIVO O bem comum da coletividade administrada COMPROMISSO Bem servi-la porque é o desejo do povo como destinatário dos bens, serviços e interesses administrados pelo Estado.

Eficiência e Eficácia O Administrador Público deve orientar sua gestão para o atendimento das demandas dos cidadãos e usuários, bem como realizar a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade dos serviços prestados, ou seja, que o princípio da Eficiência corresponda ao sentido da Eficácia. art. 37, Constituição Federal

Impactos em 2011/2012 Como o CREA-RJ, conseguiu transpor as tempestades, e, por fim, se posicionar navegando à frente delas. J

Visão de Futuro Aderindo ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, criado pelo Decreto nº 5.378 de 23 de fevereiro de 2005. - GESPÚBLICA - Adotando a prática de realizar anualmente, o seu Planejamento Estratégico.

Excelência: Programa GesPública O Programa Nacional de Gestão Pública – GESPÚBLICA, instituído pelo Decreto 5.378/2005, orienta sua ação pela promoção da excelência dirigida ao cidadão e por um conjunto de princípios, voltados para a qualidade da gestão e dos serviços públicos.

Objetivos do GesPública Eliminar o déficit institucional; Promover a governança e a eficiência visando os resultados da ação pública; Assegurar a eficácia e efetividade da ação governamental; e Promover a gestão democrática, participativa, transparente e ética.

Planejamento Estratégico O Planejamento Estratégico integra idéias e viabiliza as ações para a Organização, tendo como propósito estabelecer políticas, objetivos e projetos para os períodos de curto, médio e longo prazo, identificando e atendendo as necessidades das partes interessadas. (Stakeholders)

Planejamento Estratégico Assim, a construção do Planejamento Estratégico permite: Definir o melhor caminho para superar os desafios; Conhecer as ações para seu desenvolvimento eficaz; Que a Autoavaliação contínua alimente a eficácia dos seus processos e a efetividade dos resultados.

Planejamento Estratégico Onde queremos ir? ? Onde estamos Para onde as tendências nos “empurram”?

Planejamento Estratégico e Projetos Pensamento Estratégico (Visão) Objetivos Estratégicos Planos de Ação Anual GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO POR PROJETOS Definindo a organização do futuro Transformando ideias em realidade

Planejamento Estratégico Objetivos Estratégicos Sistematizados

Planejamento Estratégico Desdobramento em Planos de Ação 1. Desenvolver uma gestão profissional mais integrada, 1.1. PAA – Gespública. 1.2. PAA – Integração das Gerências com o Comitê, 1.3. PAA – Criação da Gerência de TI. 1.4. PAA – Campanha de sensibilização da Missão. 2. Promover a Renovação Tecnológica – equipamentos e treinamento, 2.1. PAA – Renovação Tecnológica, 2.2. PAA – Treinamento Tecnológico. 3. Desenvolver uma gestão de pessoas mais transparente, 3.1. PAA – Criação da Gerência de RH, 3.2. PAA – Desenvolvimento de mecanismos de transparência funcional. Melhoria das condições de infraestrutura relacionadas com os procedimentos operacionais, 4.1. PAA – Melhoria da infraestrutura operacional.

Planejamento Estratégico Desdobramento em Planos de Ação 5. Disponibilizar cada vez mais serviços remotos, e aperfeiçoar o atendimento presencial, 5.1. PAA – Incremento de serviços remotos, 5.2. PAA – Aperfeiçoamento do atendimento presencial. 6. Fortalecer e ampliar o papel institucional junto ao CONFEA promovendo maior representatividade e ações efetivas junto ao Poder Legislativo, 6.1. PAA – Fortalecimento institucional junto ao CONFEA, visando maior representatividade perante o Poder Legislativo. 7. Adequar o quadro funcional às demandas, 7.1. PAA – Adequação do quadro funcional.

Planejamento Estratégico Desdobramento em Planos de Ação 8. Estabelecer mecanismos de gestão dos fornecedores, controlando a qualidade dos serviços prestados, 8.1. PAA – gestão junto aos Fornecedores. 9. Melhorar a estrutura de marketing e comunicação, criando uma política sólida de relacionamento institucional, com vistas a diminuir o exercício ilegal das profissões, 9.1.PAA – Melhoria da estrutura de Marketing e da Comunicação do Conselho. 10. Valorização do quadro funcional. 10.1. PAA – Promover a Avaliação de Desempenho, 10.2. PAA – Dar continuidade a Pesquisa de Clima, 10.3. PAA – Criar mecanismos de Valorização Funcional.

CREA-RJ e Projetos Desde 2009, o orçamento é elaborado de forma participativa e por projetos. Os investimentos, principalmente em Fiscalização, Atendimento, Apoio ao Plenário e Infraestrutura, são definidos mediante a elaboração de projetos, quando são previstos os recursos financeiros, humanos, materiais e de equipamentos envolvidos, o cronograma físico-financeiro e definidos os indicadores de controle. O CREA-RJ passou a exercer maior controle nas expensas dos recursos e otimizar a tomada de decisão.

O CREA-RJ e o GesPública 04/06/2011 Entrega do Relatório de Gestão - Ciclo 2010 09/05/2011 Reunião de Avaliação de Resultados 30/03/2011 Realização do Curso Gerência da Rotina 04/10/2010 Adesão ao GesPública 04/10/2010 Realização da Oficina de Planejamento Estratégico

Certificado de Nível de Gestão II

Carta de Serviços Em 25 /07/2011, o CREA-RJ realiza o lançamento da CARTA DE SERVIÇOS. Disponível em www.crea-rj.org.br

Programa de Equidade de Gênero, Raça e Etnia - Objetivos construir uma nova cultura institucional que incorpore o tema do gênero como uma questão da própria sociedade. fortalecer o debate sobre gênero ampliar e difundir o conhecimento sobre as questões de gênero 21

Selo Equidade de Gênero 3ª Edição

GesPública Ciclo 2011|2012 20/07/2012 Entrega do Relatório de Gestão Ciclo 2011 04/07/2012 Elaboração do Relatório de Gestão Ciclo 2011 26/10/2011 Realização da Oficina de Planejamento Estratégico 2011 Reuniões do Comitê Gestor

Certificado de Gestão Nível III

Prêmio Qualidade Rio

Objetivos do PQRio Reconhecer as organizações sediadas no Estado do Rio de Janeiro que demonstrarem esforços efetivos direcionados à excelência no seu modelo de gestão (MEG), e disseminar metodologia de autoavaliação de gestão alinhada à Fundação Nacional da Qualidade.

CREA-RJ Prêmio Qualidade Rio Categoria PRATA

PQRio

O reconhecimento da Excelência de Gestão pelo GesPública e pelo PQRio traz como resultado: transformar em ação, pelo CREA-RJ, os anseios e expectativas dos profissionais e da sociedade.

Fique comigo Esperamos que em todas as localidades da jurisdição do CREA-RJ, seus Diretores, Conselheiros, Inspetores e Funcionários, estejam em perfeita sintonia, conforme cantava Roger Ridley em “Stand By Me”

Obrigado! Luiz Carlos Garcia Consultor | CREA-RJ garcia@ggestao.com.br