Novos Paradigmas da Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
02 – INFORMAÇÃO E AMBIENTE CONTÁBIL
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
‘ Por que estudar sistemas de informação?
O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Negócio Internacional Capítulo 9 Fabrico Global e Gestão da Cadeia de Fornecimento International Business 10e Daniels/Radebaugh/Sullivan 2004, Prentice.
Práticas de Apoio à Gestão
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES
IDÉIAS QUE USAM O PENSAMENTO SISTÊMICO
Estudar um processo e planejar seu aprimoramento
Sistemas de Informação
Logística de Distribuição
Questões Grupo: Andréia Pereira – 08/24674 Gustavo Portella – 09/44165
Subgrupo G2 Rommel Agostini Cavalher Raphael Leon Peres Brocchi
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Estoques R02.
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
Organização Industrial
Administração Participativa
Ética e Responsabilidade Social
SISTEMAS DE PRODUÇÃO II
BENCHMARKING.
Logística Empresarial Unidade 7
Gildo de Almeida Leonel
Gestão das Organizações
CAPÍTULO 14 Pensamento Sistêmico.
Gestão da Tecnologia da Informação
A QUINTA DISCIPLINA Parte I A
OS NOVOS PARADIGMAS DA ADMINISTRAÇÃO
Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Função da Administração:
Capítulo 5 Análise de processos 1.
Tanto as empresas que estão tomando a decisão de se tornarem globais pela primeira vez, quanto as que procuram expandir suas participações nos mercados.
Identificando Oportunidades
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Sistemas de Informação
Práticas de gestão da inovação na empresa
Novos Paradigmas da Administração
E-commerce e E-business
Capítulo 1 A administração hoje.
4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO 4- OPORTUNIDADE DE MERCADO NO SETOR PÚBLICO.
Lavratti.com Slide 1/4 Análise do ambiente MAXIMIANO A análise das ameaças e oportunidades serve como base para a formulação da estratégia. Quanto mais.
Disciplina:Sistemas de Informação
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
do Processo de Administração
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Profª Gislaine Rossetti Madureira Ferreira
Sistemas de Informações em Recursos Humanos
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
AULA 02 – INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Capítulo 2: SIG / SAD / SAE.
Ciclo de Vida de Sistemas de Informação
Organizações de Aprendizagem Velho e Novo Paradigmas
PREVISÃO E MENSURAÇÃO DA DEMANDA EM MARKETING
PETI Planejamento Estratégico de TI
ADMINISTRAÇAO POR OBJETIVOS
CMMI Capability Maturity Model Integration
Gestão Participativa Soiara Suziney Xavier. Gestão Participativa §De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza.
ERP Enterprise Resource Planning Fontes: Ed Summers (UT / Austin) Shankarnarayanan (Bann - India) Whatis.com SAP Prof. Fabio Gallo Garcia.
Trajetória histórica da Logística Curso de Administração Prof.° Paulo Alencar.
DOWNSIZING O Downsizing surgiu como um alternativa sustentável à reação mais violenta contra a burocracia exagerada: o enxugamento em massa de pessoal,
Transcrição da apresentação:

Novos Paradigmas da Administração CAPÍTULO 19 Novos Paradigmas da Administração

Novas Idéias a respeito da Administração Concepções Convencionais sobre a Administração Todos são gerentes. A administração do grupo de trabalho pertence ao próprio grupo. O gerente é a personagem principal do processo administrativo. Somente os gerentes administram. Gerentes coordenam o processo decisório e fornecem as condições para a realização da tarefa dos grupos. Administrar é “mandar”. Gerentes são chefes de subordinados que obedecem. Administração é um processo que está sempre presente no trabalho de pessoas e grupos que usam recursos e tomam decisões. Administração e gerentes são sinônimos. MAXIMIANO /TGA – Fig. 19.1 – Mudança nas concepções sobre a administração.

Premissas Desatualizadas Novos Conceitos Premissas Desatualizadas Não há forma única de organizar nada. Há apenas estruturas, cada uma das quais tem suas potencialidades e vulnerabilidades e aplicações específicas. A organização não é um valor absoluto. É apenas uma ferramenta para fazer as pessoas trabalharem bem juntas. Cada estrutura serve para determinadas tarefas, em certas condições e em certos momentos. Há uma única forma correta de organizar uma empresa. Administração não é apenas administração de empresas. Quebrar essa distinção é importante porque os setores que mais crescem nas sociedades desenvolvidas são o governo, as profissões liberais e áreas como saúde e educação, não as organizações de negócios. Os princípios da administração aplicam-se apenas a organizações de negócios (empresas privadas). MAXIMIANO /TGA – Fig. 19.2 – Algumas idéias de Peter Drucker sobre a mudança de paradigmas.

Premissas Desatualizadas Novos Conceitos Premissas Desatualizadas Muitas pessoas não são mais empregados diretos que trabalham em tempo integral para um único empregador. Muitas pessoas usam seu conhecimento, não as habilidades manuais, para trabalhar. É preciso administrar as pessoas como se elas fossem sócios da empresa. Há uma única forma de administrar pessoas,. Essa forma é o controle de cima para baixo – centralização. HÁ diversas maneiras de satisfazer às necessidades dos mercados. Aço, alumínio e plástico concorrem entre si. Os computadores começaram como ferramentas de engenharia e armazenagem de dados e hoje afetam o negócio das telecomunicações. Não há fronteiras tecnológicas. Tecnologias, mercados e utilidades são fixos e dificilmente sobrepõem-se. Cada ramo de negócios tem tecnologia e mercado específicos. MAXIMIANO /TGA – Fig. 19.2 – Algumas idéias de Peter Drucker sobre a mudança de paradigmas.

Premissas Desatualizadas Novos Conceitos Premissas Desatualizadas A administração precisa abranger todo processo do qual seus produtos e serviços dependem. Isso inclui recursos que estão fora da influência legal dos administradores. Para isso, é preciso fazer parcerias. Legalmente, o âmbito da administração cobre apenas os ativos e os empregados da organização As forças que mais afetam a empresa vêm de fora, não de dentro. A administração deve focalizar o exterior, não o interior. A tarefa da administração é “tocar a empresa”, em lugar de concentrar-se no que ocorre fora dela. MAXIMIANO /TGA – Fig. 19.2 – Algumas idéias de Peter Drucker sobre a mudança de paradigmas.

Premissas Desatualizadas Novos Conceitos Premissas Desatualizadas Motores são feitos em um país, carrocerias em outro, componentes eletrônicos em outro. Administrar uma empresa é administrar uma rede de fornecedores mundiais. As fronteiras nacionais definem a ecologia da empresa e da administração. MAXIMIANO /TGA – Fig. 19.2 – Algumas idéias de Peter Drucker sobre a mudança de paradigmas.

Existem empresas que são modelos de administração (são os benchmarks). Benchmarking Reengenharia Originalmente, a reengenharia surgiu da idéia de que, antes de se informatizar um processo, devemos redesenhá-lo eliminando suas deficiências. O redesenho de processos e a administração por processos ganharam vida própria dentro dos conceitos e técnicas da administração. Toda empresa pode ser vista e administrada como um conjunto de processos mais importantes. Existem empresas que são modelos de administração (são os benchmarks). Suas práticas São as “melhores práticas do mercado”. Essas práticas devem ser limitadas (benchmarking). A imitação produz padrões novos e mais avançados de administração. MAXIMIANO /TGA – Fig. 19.3 – Três idéias analisadas neste capítulo do livro.

Administração Virtual As empresas não dependem da proximidade ou da presença física de pessoas para funcionar. As organizações podem ser administradas como uma rede de relacionamentos, independentes da presença ou proximidade. A tecnologia da informação é a base dos sistemas de administração. MAXIMIANO /TGA – Fig. 19.3 – Três idéias analisadas neste capítulo do livro.

A empresa sob a perspectiva da estrutura Suprimento Distribuição Presidência Compras Europa Engenharia Produção Recursos Humanos Logística A empresa sob a perspectiva da estrutura Vendas Produção Recursos Humanos Engenharia Suprimento Distribuição Fornecedores Clientes MAXIMIANO /TGA – Fig. 19.4 – Duas formas de entender a empresa: como uma estrutura hierárquica e como um conjunto de processos.

Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Etapa 6 Identificar necessidades do cliente e objetivos do processo a ser “reengenheirado”. Etapa 1 Mapear e medir o processo atual. Etapa 2 Analisar e modificar o processo existente. Etapa 3 Fazer o benchmarking para identificar alternativas. Etapa 4 Redesenhar o processo. Etapa 5 Implementar o novo processo e monitorar os resultados. Etapa 6 MAXIMIANO /TGA – Fig. 19.5 – Seis etapas de um processo de reengenharia.

Recepção de mercadorias Processo antigo Compras Recepção de mercadorias Contas a pagar Fornecedor Pedido Cópia do Mercadorias Documento de recepção Pagamento Cobrança MAXIMIANO /TGA – Fig. 19.6 – Sistema antigo e sistema novo de compras, após processo de reengenharia.

Recepção de mercadorias Processo novo Compras Recepção de mercadorias Contas a pagar Fornecedor Pedido Banco de Dados Pagamento Mercadorias MAXIMIANO /TGA – Fig. 19.6 – Sistema antigo e sistema novo de compras, após processo de reengenharia.

MAXIMIANO /TGA – Fig. 19.7 – Cinco etapas de um projeto benchmarking. Definição das melhores práticas a serem copiadas. 1. Planejamento Coleta, estudo e interpretação dos dados do benchmark. 2. Análise Definição das modificações 3. Integração Implementação. 4. Ação Aprimoramento. 5. Maturidade MAXIMIANO /TGA – Fig. 19.7 – Cinco etapas de um projeto benchmarking.

MAXIMIANO /TGA – Fig. 19.8 – Consórcio modular de Resende, RJ (http://autointell.com).