PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PIS e COFINS na importação
Advertisements

EMPREENDEDORISMO NO SETOR CONTÁBIL.
Competência Fiscalizatória, Excessos e Sanções: Responsabilidade do Estado pela Prática de Ilícitos Tributários Tácio Lacerda Gama Professor da PUC-SP.
Outras hipóteses de extinção do Crédito Tributário
Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
O REGIME DE ESTIMATIVA DE ISS
Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
BRUNI Capítulo Efeito dos tributos sobre custos e preços Gestão de Custos e Formação de Preços Adriano Leal Bruni
Presidente da Comissão de Direito Sanitário da OAB/MG
© Direitos Autorais reservados a P INHEIRO N ETO ADVOGADOS P INHEIRO N ETO A DVOGADOS 1 SWISSCAM CONTRATOS DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA ASPECTOS.
COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA E RETENÇÃO NA FONTE
A Reforma Tributária e a Federação: O IVA e a proposta para a transição Fernando Rezende Belém, Abril 2007.
EQUIPE TÉCNICA “INTELIGÊNCIA FISCAL”
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Seminário sobre regime de previdência complementar do servidor público IPREM – São Paulo – A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO DOS FUNDOS DE PENSÃO.
José Eduardo Soares de Melo IDEPE – 24. Agosto. 2012
ICMS: Sujeição passiva na importação por conta própria, por conta e ordem e por encomenda Marcelo Viana Salomão.
Íris Vânia Santos Rosa Mestre e doutoranda PUC/SP
Aurora Tomazini de Carvalho Doutora PUC/SP e Professora UEL
EFD - CONTRIBUIÇÕES PIS/Pasep Cofins
Recife - PE, 27/07/2007 Frederico Amancio SIMPLES NACIONAL Implementação, Arrecadação e Fiscalização.
AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS DE REFORMA TRIBUTÁRIA OAB/SP São Paulo, 06 de maio de 2008 Everardo Maciel.
IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA- ISSQN
JUSTIÇA FISCAL E TRIBUTÁRIA: Progressividade da tributação e
SISTEMA TRIBUTÁRIO Diagnóstico e Elementos para Mudanças
ENGENHARIA DE SOFTWARE
1 – Garantias Constitucionais tributárias
GT PROCURADORES Possibilidade de inserção das desonerações tributárias conferidas aos medicamentos na base de calculo para fins de apuração do percentual.
DIREITO, POLÍTICA E SOCIOLOGIA AMBIENTAL
PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA
PIS-COFINS NÃO CUMULATIVO – Receitas Financeiras
Entraves à neutralidade fiscal e não cumulatividade do ICMS Osvaldo Santos de Carvalho Doutor PUC/SP e Coordenador Adjunto da Administração Tributária.
SECRETARIA DE ESTADO DA PACTO FEDERATIVO GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA Nelson Antônio Serpa Secretário de Estado da Casa Civil.
Reforma Tributária - Perspectivas PEC 233/2008
Brasília - DF 1 ANÁLISE DA ARRECADAÇÃO Janeiro a Abril de 2009.
Doctor Hoss –  Carga tributária atinge o índice de 36,08% em 2007, crescendo mais de 1 ponto percentual  Data: 12/03/2008, Categoria:
SOCIEDADE DE ADVOGADOS
A Reforma Tributária: O Governo já fez a sua E o Novo Projeto.
BACHEGA SOCIEDADE DE ADVOGADOS. DIREITO TRIBUTÁRIO EQUIPE ESPECIALIZADA – LEGISLAÇÃO – JURISPRUDÊNCIA – SEGURANÇA JURÍDICA - SOLUÇÕES TRIBUTÁRIAS – REDUÇÃO.
Receita Federal Ministério da Fazenda Brasília – Fevereiro, 2008 Carga Tributária no Brasil 2008 Brasília DF – Julho 2009 Análise por Tributo e Bases de.
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PALESTRANTE: PROF. DANIEL PEREIRA DA SILVA.
SOCIEDADE DE ADVOGADOS
Fiscal - Regra de imposto IdentificaçãoFIS_003 Data Revisão18/10/2013.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Novas Regras Referentes à Restituição, Ressarcimento
Sistema Tributário: Diagnóstico e Elementos para Mudanças
PROF. DANIEL PEREIRA DA SILVA CONSTITUIÇÃO JURÍDICA E CONTÁBIL DO ATACADO.
Direito Tributário na Gestão Empresarial
CURSO DE PRÁTICA FISCAL (1)
Contabilidade Comercial
6.9 – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO NA IMPORTAÇÃO
A CONSTITUIÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO LANÇAMENTO TRIBUTÁRIO
Professor Luiz Antonio de Paula PUC/Go – 2015/2
GUERRA DOS PORTOS E A RESOLUÇÃO DO SENADO N.º 13
Cálculos Fiscais - ICMS
DESIGN JURÍDICO DO ICMS QUE QUEREMOS PARA O FUTURO DO BRASIL 2020, começando, agora, em Think Tank Eurico Marcos Diniz de Santi Bernard Appy Isaias.
NOVA CONTRIBUIÇÃO Contribuição para o PIS/Pasep e Cofins Não cumulatividade plena Outubro/2015.
Veris Faculdade 1 Prof.Ronaldo Harada CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA 03/09/2010.
Direito Tributário II Prof. MSC. Ricardo Kleine de Maria Sobrinho.
1 GRUPO TRIBUTÁRIO BONIFICAÇÕES - INCIDÊNCIA OU NÃO DO PIS/COFINS 2 - ATA DE REUNIÃO DE QUOTISTAS OU ASSEMBLÉIA DE SÓCIOS 5 - ATIVO IMOBILIZADO.
 Antes da edição da MP nº 668/15: (i)a alíquota da COFINS-Importação havia sido alterada para 9,1% pelo artigo 21 da MP nº 540/11 (Lei nº /11);
Missão Garantir a prestação de serviços com segurança, qualidade e agilidade, através de processos eficazes, valorizando sempre o ser humano.
Questões atuais em matéria tributária no Supremo Tribunal Federal Ricardo Anderle.
CNM – Finanças/Jurídico PLP 45/ CNM – Movimento Municipalista  Representação de Municípios do Brasil  Maior entidade municipalista.
A AUDITORIA OPERACIONAL E SEUS BENEFÍCIOS PARA A NOVA GESTÃO ) PALESTRANTES: Edivaldo Gomes da Silva Souza Ana Carolina Ribeiro de Moraes Carolina Vieira.
PLP 366/13 - Reforma do ISS Audiência Pública - CDEIC 05/08/2014
IMPOSTO SOBRE FATURAMENTO E LUCRO Oberdan Franco Campelo dezembro/2008.
Ministério da Fazenda 1 Apresentação do Ministro Guido Mantega para o Grupo Temático “Reforma Tributária” do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO AUDITORIA E GESTÃO DE TRIBUTOS IPECON Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br Fone (062) 3278.1331

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO INTERPRETAÇÃO ECONÔMICA DO DIREITO Para planejar é necessário interpretar corretamente o Direito “O Direito é um ser feito de linguagem O Direito é o objeto do jurista O objeto de investigação do jurista é o Direito escrito” Sacha Calmon Navarro Coêlho Comentário no Seminário da Revista Dialética, SP, em 16.03.2001 Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br Fone (062) 3278.1331

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO DIREITO TRIBUTÁRIO: PARA QUE SERVE? Arrecadar ou proteger o contribuinte? “Existe uma confusão entre tributo e Direito Tributário. O tributo existe para viabilizar a atividade do Estado. Instrumento que serve ao Estado (com ou sem lei). A finalidade essencial do Direito Tributário é proteger os contribuintes contra o Estado. Segurança e Justiça é igual a Direito.” Hugo de Brito Machado Comentário no Seminário da Revista Dialética, SP, em 16.03.2001 Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br Fone (062) 3278.1331

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO INTERPRETAÇÃO E SEGURANÇA JURÍDICA “O CTN é uma grande conquista e deve ser contextualizado no seu tempo. É racional devido a sistematização. É irracional culpa da alta carga tributária, complexidade e aumento de controles.”¹ “Interpretação é o percurso gerador do sentido do Direito. Interpretar é conhecer. Certeza é o repouso do nosso espírito na paz e na calma da evidência.”² Paulo de Barros Carvalho ¹ Comentário VI Congresso do IPET, Recife, em 27.09.2006 ² Comentário no III Congresso do IBET, São Paulo, 13.12.2006 Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br Fone (062) 3278.1331

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO INTERPRETAÇÃO DA LEI NOS TRIBUNAIS “O Supremo Tribunal Federal amplia a interpretação para favorecer direitos de pessoas (salários por exemplo) mas não decide igual para os contribuintes.” Humberto Ávila Comentário no III Congresso do IBET, São Paulo, 11.12.2006 Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br Fone (062) 3278.1331

Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO SEGURANÇA JURÍDICA Mudança nos julgados do STF e do STJ “A jurisprudência pode sim mudar. Mutações jurisprudenciais são normais. A boa dinâmica do Direito requer mudanças. O efeito da mudança é que deve ser observado com imparcialidade em homenagem à segurança jurídica. A jurisprudência não é fonte de Direito mas fonte de influência. ” Cândido Rangel Dinamarco Comentário no III Congresso do IBET, São Paulo, 11.12.2006 Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br Fone (062) 3278.1331

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO Responsabilidade objetiva do estado e responsabilidade ou responsabilização subjetiva do agente que age em nome do Estado, o agente público. Se o Estado viola o sigilo fiscal, divulgando dados do contribuinte, deve indenizar por dano moral. “O Direito é um sistema de limites. Limites do poder. Fruto de instrumento da razão humana e sua eficácia depende da crença do indivíduo no Direito.” Hugo de Brito Machado, Sigilo Fiscal e Dano Moral, Revista Fórum de D. Tributário nº 24, pg. 32, Belo Horizonte, MG, Dezembro de 2006. Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br Fone (062) 3278.1331

Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO QUESTIONAMENTO JUDICIAL PELA PGFN DAS DECISÕES DOS CONSELHOS DE CONTRIBUINTES Parecer nº 1.087 de 23.08.2004 Concluiu pela possibilidade jurídica da decisão final favorável ao contribuinte, proferida em processo administrativo fiscal, ser impugnada judicialmente pelo próprio Poder Público, via PGFN. Fazenda x Fazenda: inviável jurídica e processualmente Mandado de Segurança: impropriedade flagrante Ação de Conhecimento: o réu é a própria Fazenda Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br Fone (062) 3278.1331

Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO SIGILO BANCÁRIO Lei Complementar 105/01 Os povos sofrem sempre algum tipo de terror: religioso, político e até fiscal. Sigilo fiscal de dados e direito ao sigilo da intimidade das pessoas “É preciso identificar a responsabilidade do Estado. Na democracia é possível responsabilizar o Estado pela quebra indevida do sigilo bancário e também do sigilo fiscal.” Condorcet Rezende Comentário no Congresso da ABDT, dia 24.05.2001 Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br Fone (062) 3278.1331

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO SISTEMA TRIBUTÁRIO E ECONOMIA O crescimento é inviabilizado pela alta carga tributária “São quatro os elementos que impedem o crescimento: Tributação complexa Alíquotas muito altas Legislação trabalhista Burocracia e ineficiência do Governo O ICMS tem vocação nacional e foi regionalizado.” Ives Gandra da Silva Martins Comentário no VI Congresso Internacional de Direito Tributário de Pernambuco, IPET, dia 27.09.2006 Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br Fone (062) 3278.1331

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NÃO-CUMULATIVIDADE DO ICMS Não é sobre o valor agregado nos moldes do IVA Crédito físico e não crédito financeiro Substituição tributária no ICMS Ausência do ICMS da base de cálculo da COFINS “Há direito de crédito antes e depois da Isenção. Na redução da base de cálculo existe direito ao crédito. Fora da Constituição Federal não se conhece ICMS.” Roque Antônio Carrazza Comentário no III Congresso do IBET, SP, 13.13.06 Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br Fone (062) 3278.1331

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO COFINS SOBRE PRESTADORES DE SERVIÇOS Lei complementar nº 70, de 31 de dezembro de 1991 Lei Ordinária nº 9.430/96 Hierarquia das lei LC x LO, a origem da questio iuris Roque Antônio Carrazza Comentário no III Congresso do IBET, SP, 13.13.06 Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br Fone (062) 3278.1331

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PIS E COFINS NÃO-CUMULATIVOS Direito ao crédito nas entradas e outros Forma mista de operar o crédito Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br Fone (062) 3278.1331

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO FORMAS DE APURAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA Estatuto da micro e pequena empresa e Supersimples Lucro Presumido Lucro Arbitrado Lucro Real Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br Fone (062) 3278.1331

Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO ISS MUNICIPAL Regra ordinária: sede da empresa Regra excepcionada: local da prestação do serviço Substituição tributária Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br Fone (062) 3278.1331

Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO “O Direito só existe para quem nele acredita”. (Piero Calamandrei) Professor: Cairon Ribeiro dos Santos – www.caironsantos.com.br Fone (062) 3278.1331