Vygotsky – Pensamento e linguagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pensamento e linguagem
Advertisements

AULA 4 PENSAMENTO E LINGUAGEM
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
PSICOLOGIA SÓCIO INTERACIONISTA REVISÃO DO CONTEÚDO: PRIMEIRO BIMESTRE
O Início da Comunicação
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
A TEORIA SOCIOCULTURAL A TEORIA DO INSUMO- INTERAÇÃO-PRODUÇÃO
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
Psicologia Histórico-Cultural
Semiótica e Cultura.
A Pré-História da Linguagem Escrita
Uso e normas da língua Linguagem
Piaget e a Linguagem e o Pensamento das Crianças
COMUNICAÇÃO.
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Professora Suraia Rahmé
Conceitos de aprendizagem
Intencionalidade discursiva
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
SISTEMA CONSTRUTIVISTA
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
Questões introdutórias
Funções Mentais Superiores
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
VYGOTSKY TEORIA SOCIOCULTURAL.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
PSICOMOTRICIDADE.
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
O trabalho de Jean Piaget
Teoria sociointeracionista de Vygotsky
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Psicopatologia da Inteligência
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O aparecimento da consciência humana
Teoria da Atividade e Periodização do Desenvolvimento
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA
Mediação Semiótica em Vygotsky
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.

Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
Vygotsky Anita Lilian Zuppo Abed 1897/1934 – Filosofia, Literatura, Medicina Crítica às abordagens da Psicologia da época: empiristas e racionalistas Materialismo.
O homem e a cultura - Leontiev
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
VYGOTSKY VIDA E OBRA.
A Linguagem E seus termos.
Psicologia da educação, Ed. Física e C. Biológicas Vygotsky e a Psicologia da Educação 1Luciana Souza Borges.
Tipos de conhecimento e método científico
REFERENTE LOCUTOR intençãointerpretação procura antecipar procura reconstruir expressão linguística CÓDIGO CANAL conhecimentos linguísticos e paralinguísticos.
Psicologia da Educação
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
A aprendizagem da escrita - abordagem histórico-cultural 1. Pressupostos histórico-culturais Atividade mediada Método instrumental 2. Etapas: Rabiscos.
 Por que o SOCIAL é tão importante na abordagem Luriana e Vigotskiana???
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
 Linguagem e cognição Aula 8_IEEC_2015 Joana Andrade Falada Escrita Ouvida Sentida Silenciada Recriada Ecoada Constituidora Libertadora Transformada....
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

Vygotsky – Pensamento e linguagem

Intercâmbio Social – É a principal função da linguagem. Estuda a relação entre o desenvolvimento da linguagem e suas relações com o pensamento. Mediação Simbólica – Processos mentais que caracterizam o pensamento humano são mediados por sistemas simbólicos. Intercâmbio Social – É a principal função da linguagem. Desenvolvimento da linguagem – É impulsionado pela necessidade de comunicação. Signos linguísticos – são utilizados pelo homem a fim de tornar compreensíveis as suas idéias, pensamentos, vontades, etc. A complexidade da experiência individual do ser humano exige um signo linguístico que a expresse e possa ser transmitido a outros. CACHORRO – denomina um conjunto de elementos do mundo real de forma independente da experiência concreta de cada ser humano com o cachorrro

Pensamento Generalizante – Segunda função da linguagem: fornecer conceitos e formas de organização do real vão fazer a mediação entre o sujeito e o objeto A linguagem ordena o real – agrupa as ocorrências reais de uma classe de objetos, eventos e situações sob a mesma categoria conceitual. Classifico o objeto na categoria “cachorro” e CACHORRO agrupo-o com outros elementos da mesma categoria Diferencio de elementos de outras categorias Pensamento e Linguagem – têm origens diferentes e se desenvolvem segundo trajetórias diferentes, antes que ocorra a ligação entre os dois fenômenos.

Considerou que os animais têm: Inteligência Prática Vygotsky - estudou os primatas superiores e propôs 2 processos para a aquisição da linguagem: Fase pré-verbal do desenvolvimento do pensamento Fase pré-intelectual do desenvolvimento da linguagem Considerou que os animais têm: Inteligência Prática Linguagem Própria Capacidade de solução de problemas e de alteração do ambiente para obtenção de determinados fins. Modo de funcionamento intelectual independente da linguagem e que define a fase pré-verbal do desenvolvimento do pensamento. Emitem sons, têm gestos e expressões faciais Uso da linguagem pré-intelectual

ATIVIDADE ESPECIFICAMENTE HUMANA Linguagem pré-intlectual – ainda não tem função de signo Funciona somente como meio de expressão emocional e de comunicação difusa com os outros sem indicar significados específicos a um interlocutor. PRIMATAS SUPERIORES: Pensamento desvinculado da linguagem Linguagem independente do pensamento A partir do estudo dos primatas conclui que A ASSOCIAÇÃO ENTRE PENSAMENTO E LINGUAGEM ADVÉM DA NECESSIDADE DE INTERCÂMBIO DOS INDIVÍDUOS DURANTE O TRABALHO. Vão se integrar em um determinado momento do desenvolvimento filogenético O pensamento se torna verbal e a linguagem racional ATIVIDADE ESPECIFICAMENTE HUMANA

Biológico se transforma no sócio-histórico com o surgimento do pensamento verbal e da linguagem como sistema de signos. Na criança pequena Fase pré-verbal no desenvolvimento do pensamento – Há a inteligência prática (criança age no ambiente sem mediação da linguagem enquanto sistema simbólico) UTILIZA MANIFESTAÇÕES VERBAIS (choro, riso, balbucio: meios de contato social) Fase pré-intelectual no desenvolvimento da linguagem

NOVA FORMA DE FUNCIONAMENTO PSICOLÓGICO: o percurso do pensamento encontra o da linguagem: A fala se torna intelectual função simbólica generalizante O pensamento se torna verbal mediado por significados dados pela linguagem Em torno dos 2 anos NO DESENVOLVIMENTO FILOGENÉTICO: A necessidade de intercâmbio dos indivíduos durante o trabalho impulsionou a vinculação dos processo de pensamento e linguagem. NA ONTOGÊNESE: O impulso é dado pela própria inserção da criança em um grupo cultural. É a interação com membros mais maduros da cultura (que já têm a linguagem estruturada) que vai provocar o salto qualitativo para o pensamento verbal.

Fase Pré-linguística do Pensamento utilização de instrumentos inteligência prática Pensamento Verbal e Linguagem Racional transformação do biológico no sócio-histórico Fase Pré-intelectual da Linguagem alívio emocional função social Homem passa a ter a possibilidade de um modo de funcionamento psicológico mais sofisticado, mediado pelo sistema simbólico da linguagem Vygotsky: surgimento dessa possibilidade não elimina a linguagem sem pensamento, nem o pensamento sem linguagem Embora o pensamento verbal passe a predominar na ação psicológica humana linguagem emocional; repetição automática de frases decoradas ações com uso da inteligência prática; pensamento instrumental

Relações entre pensamento e linguagem Vygotsky: Relações entre pensamento e linguagem Significado: componente essencial da palavra e um ato de pensamento significado de uma palavra é uma generalização no significado da palavra o pensamento e a fala se unem em pensamento verbal encontra-se a unidade das duas funções básicas da linguagem: intercâmbio social pensamento generalizante os significados propiciam a mediação simbólica entre o indivíduo e o mundo real palavra sem significado é um som vazio Psicologia: o significado de cada palavra é uma generalização ou um conceito não é estático – evolução constante Como as generalizações e conceitos são atos de pensamento, o significado é um ato de pensamento

Significados se transformam tanto na evolução de uma língua quanto no processo de aquisição da linguagem pela criança. A criança apreende os significados expressos pela linguagem e os aplica ao seu universo de conhecimentos sobre o mundo. RECORTA A SUA EXPERIÊNCIA DE MODO PARTICULAR. A criança vai ajustando seus significados a partir das experiências com os mais velhos aproximando-os gradativamente dos conceitos predominantes no grupo cultural e linguísticos. Na idade escolar – há a intervenção do educador e as transformações ocorrem a partir de definições.

Significado propriamente dito – sistema de relações objetivas formado no processo de desenvolvimento da palavra e que consiste em um núcleo relativamente estável de compreensão da palavra, compartilhado por todas as pessoas que a utilizam. Sentido – é o significado da palavra para cada indivíduo, composto pelas relações que dizem respeito ao contexto de uso da palavra e às vivências afetivas do indivíduo. O sentido da palavra liga seu significado objetivo ao contexto de uso da língua e aos motivos afetivos e pessoais de seus usuários. Está relacionado ao fato de que a experiência individual é sempre mais complexa do que a generalização contida nos signos. 2 componentes do significado das palavras

Uso da linguagem como instrumento de pensamento supõe processo de internalização da linguagem Discurso Interior Forma interna de linguagem, dirigida ao próprio sujeito É um discurso sem vocalização É voltado para o pensamento Tem a função de auxiliar o indivíduo nas operações psicológicas Tem uma estrutura diferente da fala exterior Espécie de “dialeto pessoal” É fragmentado É abreviado Praticamente só contém núcleos de significado e não todas as palavras usadas em um diálogo.

Atividade social – interpsíquica Atividade individualizada – intrapsíquica Processo de desenvolvimento do pensamento e da linguagem A internalização do discurso é um processo gradual, que se completará em fases mais avançadas da aquisição da linguagem. Na aquisição da linguagem a criança utiliza a linguagem externa disponível para se comunicar Discurso Socializado Discurso Interior Passa a utilizar a linguagem egocêntrica acompanha a atividade da criança tem uma função pessoal está ligada às necessidades do pensamento utilizada como apoio ao planejamento de sequencias a serem seguidas utilizada como auxiliar na solução de problemas FALA EGOCÊNTRICA – procedimento de transição: Discurso já tem a função do Discurso Interior, mas ainda sobre a forma da Fala Socializada Fala Egocêntrica Discurso Interior

Fala Egocêntrica Maior divergência entre Vygotsky e Piaget A função da fala egocêntrica se opõe: Piaget – de dentro para fora Vygotsky – De fora para dentro “[...] a relação entre o pensamento e a palavra não é uma coisa mas um processo, um movimento contínuo de vaivém do pensamento para a palavra, e vice-versa. Nesse processo, a relação entre o pensamento e a palavra passa por transformações que, em si mesmas, podem ser consideradas um desenvolvimento no sentido funcional. O pensamento não é simplesmente expresso em palavras; é por meio delas que ele passa a existir.” “A unidade da fala é uma unidade complexa, e não homogênea” Vygotsky