OFICINA DE APROPRIAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Advertisements

DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
ESFERAS E GÊNEROS NO PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Essa sequência didática foi baseada
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
LÍNGUA PORTUGUESA.
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Apropriação de Resultados
Apropriação de Resultados
Formação Continuada em Apropriação de Resultados do SAERO
Oficina de Apropriação de Resultados
Educação no contexto do Trabalho
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Apropriação de resultados SADEAM 2012
Apropriação e Divulgação de Resultados
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Oficina Divulgação de Resultados
Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
APRESENTAÇÕES: PROFESSOR e ALUNOS
Oficina de Apropriação de Resultados
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Apropriação e Divulgação
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
Oficina de Apropriação de Resultados
Guia de apropriação de resultados Saepe 2012
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Zuleika de Felice Murrie
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Estrutura do documento:
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Coordenadoria do Ensino Fundamental
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Atividade complementar 04 e 05
Língua Estrangeira Moderna
Avaliação de Língua Portuguesa
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS Professores
PROVA BRASIL 2015.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIAS TEXTUAIS DESCRITORES DISTRATORES
ANÁLISE COMPARATIVA PROVAS BIMESTRAIS Quadros e Gráficos
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Oficina de Divulgação de Resultados
SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Itens de Matemática 5ºano Ensino Fundamental
AVALIAÇÕES EXTERNAS Atividade complementar 04 e 05 Apresentação 04.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
EXEMPLOS DE QUESTÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS Roberta Fulco Calzavara

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Objetivo Análise dos Descritores da Matriz de referência que norteiam a elaboração dos itens presentes nos testes de Língua Portuguesa.

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 O CAEd Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora, é uma instituição que elabora e desenvolve programas de avaliação sobre o rendimento escolar dos alunos de escolas públicas, promovidos pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Também cria e promove cursos de formação, qualificação e aprimoramento dos profissionais da Educação de diversos Estados do Brasil, além de desenvolver software para a gestão de escolas públicas com o objetivo de modernizar a gestão educacional.

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Por que avaliar um sistema educacional? Obter informações sobre o nível de desenvolvimento das habilidades dos estudantes com vistas à implementação de políticas públicas e à organização dos processos de ensino e de aprendizagem.

Seção 1: Matriz de Referência para Avaliação.

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Competências e Habilidades Competências referem-se às diferentes modalidades estruturais da inteligência que compreendem determinadas operações que o sujeito utiliza para estabelecer relações com e entre os objetos físicos, conceitos, situações, fenômenos e pessoas. As habilidades instrumentais referem-se especificamente ao plano do saber fazer e decorrem, diretamente, do nível estrutural das competências já adquiridas e que se transformam em habilidades. PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação. Lisboa: Dom Quixote, 1993

Matriz de Referência para Avaliação APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Matriz de Referência para Avaliação Elemento base de origem dos testes utilizados no SEAPE. Garante legitimidade e transparência à avaliação. São formadas por um conjunto de descritores que, agrupados em tópicos/temas, apresentam as habilidades consideradas básicas e possíveis de serem aferidas por meio do instrumento utilizado em avaliações em larga escala. Não abarcam todo currículo escolar. Por isso, não podem ser confundidas com parâmetros curriculares, Base Curricular Comum, procedimentos ou estratégias de ensino ou Orientações Teórico-Metodológicas, nem com o conteúdo a ser trabalhado pelo professor em sala de aula.

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

Unidade comunicativa – e significativa – por excelência APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Texto Unidade comunicativa – e significativa – por excelência O estudo da gramática e o estudo das estruturas linguísticas Redirecionamento do enfoque da prática pedagógica do ensino de Língua Portuguesa Compõem o texto

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 MATRIZ DE REFERÊNCIA Conjunto de descritores Conteúdo programático na área de conhecimento a ser avaliada Nível de operação mental necessário para a aprendizagem Descritores originados do cruzamento entre conteúdos programáticos e as habilidades e competências cognitivas que lhes são próprias.

Seção 2: Dinâmica da Matriz.

3o ano do Ensino Fundamental APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Matriz de Referência de Língua Portuguesa – SEAPE 3o ano do Ensino Fundamental I. Dominar o princípio alfabético D01 Decodificar palavras compostas por sílabas canônicas. D02 Decodificar palavras compostas por sílabas não canônicas. D03 Ler uma sentença. D04 Identificar rima no texto. II. Ler com compreensão D05 Localizar informação explícita em texto curto. D06 Identificar a ideia central de um texto curto. D07 Fazer inferências a partir da integração entre texto verbal e não verbal. D08 Inferir o sentido de uma palavra a partir do contexto. D09 Identificar informação implícita em texto curto e simples. III. Coesão e Coerência na leitura do texto D10 Recuperar as relações estabelecidas entre elementos de referenciação. D11 Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos de um texto. IV. Reconhecer diferentes usos sociais da leitura e da escrita. D12 Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais. D13 Identificar o gênero de um texto. V. Relação entre recursos expressivos e efeitos de sentido. D14 Identificar efeitos de sentido do uso de pontuação no texto.

9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Matriz de Referência de Língua Portuguesa – SEAPE 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio I. Procedimentos de Leitura D1 Localizar informações explícitas em um texto. D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão. D4 Inferir uma informação implícita em um texto. D6 Identificar o tema de um texto. D14 Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato. II. Implicações do Suporte, do Gênero e/ou do Enunciador na Compreensão do Texto D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.). D12 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. III. Relação entre Textos D20 Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido. D21 Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema. IV. Coerência e Coesão no Processamento do Texto D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto. D7 Identificar a tese de um texto. D8 Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la. D9 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto. D10 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa. D11 Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto. D15 Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc. V. Relações entre Recursos Expressivos e Efeitos de Sentido D16 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados. D17 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações. D18 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão. D19 Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos. VI. Variação Linguística D13 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011 Suporte. Enunciado. Comando. Distrator. Gabarito.

APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS – SEAPE 2011

Roberta Fulco Calzavara Obrigada! Roberta Fulco Calzavara fulco@caed.ufjf.br