Processos de Gerência de Projetos em RH RECURSOS HUMANOS Processos de Gerência de Projetos em RH
Subdivisões O PMBOK destaca quatro processos: Planejamento de recursos humanos; Contratar ou mobilizar a equipe do projeto; Desenvolver a equipe do projeto; Gerenciar a equipe do projeto.
Gerenciamento dos recursos humanos Subdivisões Gerenciamento dos recursos humanos Iniciação Planejamento Execução Controle Encerramento Gerenciar equipe do projeto Planejamento dos recursos humanos Contratar e mobilizar equipe do projeto desenvolver equipe do projeto
Subdivisões Contratar e mobilizar a equipe do projeto: Planejamento de recursos humanos: Identificação e documentação de funções, responsabilidades e relação hierárquicas do projeto, além da criação do plano de gerenciamento de projetos. Contratar e mobilizar a equipe do projeto: Obtenção de recursos humanos necessários para o término do projeto;
Subdivisões Desenvolver a equipe do projeto: Melhoria de competências e interação de membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto. Gerenciar a equipe do projeto: Acompanhamento do desenvolvimento de membros da equipe, fornecimento de feedback, resolução de problemas e coordenação de mudanças em prol do desenvolvimento do projeto.
Aspectos a serem considerados no gerenciamento de RH O trabalho em time é vital para o sucesso do projeto; O espírito de corpo contribui para o sucesso; Complitos podem ocorrer entre o projeto e a organização;
Aspectos a serem considerados no gerenciamento de RH Qualquer promessa feita na etapa de recrutamento deve ser documentada; Os níveis de equipes são muito mais variáveis em um ambiente de projeto que em um ambiente funcional; Treinamentos e desenvolvimento são muito mais complexos e críticos durante o projeto se comparados com o trabalho tradicional da organização.
Bibliografia VIANA VARGAS, Ricardo. Gerenciamento de Projetos: Estabelecendo diferenças competitivas. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2005.