APRESENTAÇÃO O presente projeto consiste na proposta de um Programa Interinstitucional do Ministério Público do Estado do Maranhão, através do Centro de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
Advertisements

OBJETIVO DO PROGRAMA Exigir o cumprimento do direito à educação de qualidade em todos os níveis, considerando acesso e permanência com sucesso, combatendo.
Caravana Nacional em Defesa do SUS
Comissão de Educação dos Profissionais
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
Escola Técnica em Saúde
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DIRETORIA DE GESTÃO DO CUIDADO COORDENAÇÃO DO CUIDADO POR CICLO DE.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte) Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará.
Promover a gestão pública de excelência, visando contribuir para a qualidade dos serviços públicos prestados ao cidadão e para o aumento da competitividade.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
VICTOR MENDES Secretário SEMA BALANÇO. (1ª) ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL Definição de linhas de ação programática Objetivo:
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
Política e Sistema Nacional de Participação Social
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Prevenção à Corrupção no Setor da Saúde Parceria PNUD e CGA-SP
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE Palestrante: Secretário Federal de Controle Interno Local: Tribunal de Contas da União.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Oportunidades de melhorias para UMS-Terra Firme Expositor: Ivan Costa Belém, 16/10/2010.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
FÓRUNS REGIONAIS E NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Os Programas de Provimento:
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
Comissão de EJA de Alagoas
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITARIA Maria Cecília Martins Brito Dezembro de 2005.
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Atuação dos agentes de Controle Social
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
GERENCIAMENTO DE RISCOS E PERIGOS RELACIONADOS A PRODUTOS, SERVIÇOS E MEIO AMBIENTE NAS AÇÕES DE VISA NO ESTADO DO MARANHÃO ARNALDO MUNIZ GARCIA SUPERINTENDENTE.
Programa Vigilância dos Acidentes de Trabalho Fatais
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
GERENCIA DE QUALIDADE DE VIDA GERENCIA ADJUNTA DE SAUDE
MARÇO 2015 CAMPO GRANDE - MS. A proposta tem por objetivo promover a formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 19/03/13 Fórum de defesa dos direitos da criança e do Adolescente de Belo horizonte 1° Encontro do MP com.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 23 de fevereiro de 2016 COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL.
ENCONTRO DE DIRIGENTES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Diagnóstico dos Órgãos de Vigilância Sanitária Municipais.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
Ministério Público A atuação do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente com deficiência, transtornos ou altas.
Educação Permanente em Saúde Proposta de alteração da Portaria 198/2004.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO O presente projeto consiste na proposta de um Programa Interinstitucional do Ministério Público do Estado do Maranhão, através do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOp/Saúde) e em parceria com a Promotoria de Justiça Especializada no Direito à Saúde, e demais instituições com reconhecida atuação na área, como expressão da prioridade conferida ao direito à saúde pelo Parquet maranhense.

Alinhamento ao PE/MP-MA A proposta está alinhada com o objetivo definido no Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado do Maranhão 2012-2016, de implementar e efetivar as Políticas Públicas de Saúde.

PRESSUPOSTO DO PROGRAMA Promover a interlocução com os Conselhos de Saúde, Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite, segmentos organizados da sociedade civil e gestores de Saúde nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal de forma a desenvolver e implementar as Políticas de Saúde, seja judicialmente ou extrajudicialmente.

LINHAS DE ATUAÇÃO Três linhas de atuação ministerial, junto às macrorregiões e regiões de saúde de forma a garantir o atendimento à saúde nos municípios que são considerados referência para os demais municípios que compõem as regionais.

LINHAS DE ATUAÇÃO 1ª) Realização de Encontros Regionais de Saúde, inicialmente nas 08 (oito) macrorregiões de saúde, envolvendo membros e servidores do Ministério Público, segmentos sociais com atuação na defesa da saúde, incluindo os Conselhos Estadual e Municipais de Saúde, gestores em saúde pública, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA), Conselho Regional de Enfermagem (COREN-MA) e Conselho Regional de Odontologia (CRO-MA), com o objetivo de promover um processo de discussão sobre os problemas existentes na área, acompanhado de uma capacitação para busca de soluções conjuntas.

LINHAS DE ATUAÇÃO Inspeções e reinspeções, pelos Promotores de Justiça, acompanhados da Superintendência da Vigilância Sanitária Estadual (SUVISA), com visitas periódicas , inicialmente nas 08 (oito) macrorregiões de saúde. Objetivo: prestação dos serviços delineados no Anexo I da Resolução CIB/MA nº 47/2011. Ações: Após as fiscalizações e identificação dos problemas, propõe-se a pactuação de Termos de Ajuste Sanitário (TAS), Termos de Ajustamento de Conduta (TACs), Audiências Públicas, Recomendações e Proposição de Ações Cautelares e Ações Civis Públicas (ACPs) para resolução dos desideratos.

LINHAS DE ATUAÇÃO 2ª linha de ação é a realização de cursos de qualificação nas modalidades de especialização, aperfeiçoamento e extensão à distância, para membros e servidores do Ministério Público, além de conselheiros de saúde, gestores e demais agentes sociais com atuação na área da saúde, por meio da cooperação técnica com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), através do polo da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNASUS), com apoio do Ministério da Saúde e das Secretarias Estadual e Municipais de Saúde e da Escola Superior do Ministério Público (ESMP).

LINHAS DE ATUAÇÃO 3ª linha de ação é a realização de uma Campanha de Combate à Corrupção na Saúde. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os investimentos em saúde no mundo giram em torno de 4,7 trilhões de dólares/ano. Estima-se que um montante de 260 bilhões de dólares se perde com fraudes e erros – 5,59% do gasto global em saúde. A campanha se visa o fomento à boa governança na área da saúde, com a produção de materiais de mobilização social, como cartilhas, voltados para o aumento da transparência pública e a participação do cidadão no auxílio ao controle social e combate às irregularidades.

Procuradoria-Geral de Justiça Centro de Apoio Operacional da Saúde CONTATOS: Procuradoria-Geral de Justiça Centro de Apoio Operacional da Saúde End: Rua Oswaldo Cruz, 1396 – Centro – CEP: 65020-910 – São Luís/MA Tel: (98) 3219-1920 E-mail: caopsaude@mpma.mp.br