Unidade de Ensino São João Apresenta...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Advertisements

Pedagogia da pesquisa-ação
Metodologia de Pesquisa
Discutindo práticas em Matemática
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
Edna Maria Barbosa Arrebola
Liliani Lecco Dettogni
DESENHO GEOMÉTRICO NO ENSINO DA GEOMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Metodologia Dialética em sala de aula (Celso dos S. Vasconcellos)
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Quadro síntese comparativo das principais diferenças entre os modos de organização do processo de ensino/aprendizagem utilizados até hoje.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
Pibid Discente bolsista Ana Cristina O Linhares Supervisora: Maria Aparecida Coordenador: prof. George Pinto.
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Conexão entre literatura infantil e matemática
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Dominando as práticas pedagógicas
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Percepção do Espaço Pela Criança
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Webquest.
Software Educativo União Educacional Minas Gerais
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
Uma abordagem curiosa e divertida
ATIANE CAVALCANTE CARLOS ALBERTO RUY MARCOS
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
SILVANA BERBEL FERNANDES
A MATEMÁTICA NO CONCRETO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, COM OS MÉTODOS TECNOLÓGICOS: UM ESTUDO NA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO EM ILHEUS.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Odilei Avelino dos Santos
Teorema de Tales na resolução de problemas
Participação da Família no Ambiente Escolar
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
Aprendizagem da matemática
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Unidade de Ensino São João Apresenta... TEOREMA DE PITÁGORAS “TIO PITA”

INTRODUÇÃO O Case que está sendo apresentado trata-se de uma metodologia diferenciada nas aulas de Matemática. Trazemos como aplicação desta metodologia o Teorema do “Tio Pita”. “Aprender é construir significados e ensinar é oportunizar esta construção”. (Vasco Moretto)

EQUIPE PLANO DE AÇÃO: Educadora de Matemática Elisiane de Oliveira Teixeira. TABULAÇÃO E MONTAGEM DO CASE: Elisiane de Oliveira Teixeira, Maria Izabel Minussi Schonardie, Selogene Batista Ourique. APRESENTAÇÃO: Selogene Batista Ourique.

MASP

PDCA

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA Dificuldades dos educandos em como relacionar a parte teórica à aplicação do Teorema de Pitágoras no seu cotidiano.

IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA Através da avaliação diagnóstica, observou-se que no início das atividades, 90% dos educandos não evidenciavam a apropriação do conteúdo sobre o referido Teorema.

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO Desinteresse dos educandos nas aulas teóricas. Falta de aplicabilidade dos conceitos As atividades mais voltadas à parte teórica não evidenciavam uma aprendizagem significativa Desmotivação na realização das atividades cotidianas Dissociação entre a teoria e a prática.

META Que todos os educandos construam conhecimentos significativos e façam relações entre a teoria e a prática na disciplina de Matemática. Aumento do índice de satisfação quanto à metodologia diferenciada e a aplicabilidade do Teorema.

PLANO DE AÇÃO O QUÊ? QUANDO? QUEM? ONDE? POR QUÊ? COMO? QUANTO? EVIDÊNCIAS OBJETIVAS Trabalhar os conceitos matemáticos de forma significativa, promovendo a aplicabilidade em situações problemas. 1º trimestre Educandos da 8ª Série do Ensino Fundamental Unidade de Ensino São João Para realizar a ponte entre a teoria e a prática construindo uma aprendizagem significativa. Através de aulas práticas, lúdicas e teóricas. Exemplo: a aplicabilidade do Teorema do “Tio Pita”. Oportunizando a construção de conhecimentos significativos. Gasto com: material para confecção do quebra-cabeça; Gastos com material xerocado; Material fotográfico; saída de campo. Desempenho das habilidades construídas na participação das saídas de campo, na realização das atividades, envolvendo a compreensão do porquê da fórmula.

ATIVIDADE LÚDICA: QUEBRA-CABEÇA DO TEOREMA DO “TIO PITA”

INDICADORES DE DESEMPENHO CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES O QUÊ? POR QUÊ? COMO? INDICADORES DE DESEMPENHO EVIDÊNCIAS OBJETIVAS Vida e Obra de Pitágoras Despertar a curiosidade e o interesse sobre o referido tema. Dramatização do educador criando uma personagem. Pesquisa, debates e argumentação oral. Apresentação das pesquisas e trabalhos orais Socialização das informações Atividades lúdicas e quebra-cabeça Para experenciar e observar o que é o Teorema de Pitágoras de forma prazerosa. Montagem de quebra-cabeça Montagem do quebra-cabeça Aplicação da fórmula, relacionando a teoria à prática, internalizando o porquê da fórmula do teorema. Entrevista e coleta de dados Estabelecer novas relações com outros conteúdos dentro da disciplina. Entrevista com mestre-de-obras Análise da aplicação do Teorema de Pitágoras no local da obra visitada Troca de informações através dos relatos e da análise realizada Teoria X prática Para verificar a aplicação do Teorema de Pitágoras. Visita à obra do hospital de Pronto- Socorro do bairro Constatação da aplicação do Teorema de Pitágoras na obra Verificação das paredes, observação dos ângulos: se estão “retos”. Gincana com situações problemas, envolvendo o Teorema de Pitágoras Estimular o interesse e a participação nas atividades de internalização da teoria de maneira lúdica. Através de desafios e tarefas relâmpagos Resolução das tarefas propostas Solução das tarefas propostas, demonstrando a aplicabilidade do Teorema de Pitágoras.

SAÍDA DE CAMPO: OBRA DE CONSTRUÇÃO DO HOSPITAL DE PRONTO-SOCORRO DO BAIRRO

ENTREVISTA COM O MESTRE-DE-OBRAS

VERIFICAÇÃO Os educandos construíram conhecimentos sobre o Teorema de Pitágoras; Aplicaram a parte teórica nas situações problemas, relacionando a teoria à prática; Experenciaram a aplicabilidade do Teorema de Pitágoras em situações do seu cotidiano; Internalizaram noções, analisando o porquê do Teorema e verificando a sua aplicabilidade.

APLICAÇÃO TEÓRICA: “TIO PITA”

VERIFICAÇÃO Após o desenvolvimento das atividades diferenciadas e práticas, verificou-se que 98% dos educandos apropriaram-se do conteúdo, evidenciando a sua aplicação.

APRESENTAÇÃO DAS ENTREVISTAS COM O MESTRE-DE-OBRAS

PADRONIZAÇÃO Trabalhar com situações desafiadoras e concretas favoreceu a aprendizagem significativa do Teorema de Pitágoras ; A teoria associada à prática favoreceu a compreensão e a internalização da fórmula do Teorema de Pitágoras; A aplicabilidade do Teorema de Pitágoras, nas visitas realizadas, serviu também para ampliar e construir novos conhecimentos.

Observou-se maior interesse na realização das atividades propostas, pois os educandos descobriram para que serve o Teorema do “Tio Pita”, pois segundo Vasco Moretto, “Aprender é construir significados e ensinar é oportunizar esta construção”.

CONCLUSÃO Constata-se que as aulas tornaram-se significativas e prazerosas na medida que os educandos eram desafiados a realizar aplicabilidade nas situações cotidianas. A parte teórica referente ao Teorema tornou-se importante no momento da sua aplicação, então, nesse momento ela serviu de subsídio para determinar a internalização do conhecimento.

“Aprendizado é “dar significados” . Aprender é construir “significados”. É explicar os porquês.!!” “O professor é o mediador, o catalisador... Ele cria as condições para acontecer este processo de assimilação, de significação, de acomodação...”. Vasco Moretto