ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
Reorientação curricular
CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ SAPEX – 2009 Grupo de Pesquisa: NUEPEM – Núcleo de Estudos e pesquisas em educação matemática Autor: Prof. Me.
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Aprendizagem de Matemática Financeira no Ensino Médio:
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
Explorar e Investigar para Aprender Matemática Através da Modelagem Matemática William Kfouri Professor do Ensino Médio e Superior e aluno do programa.
Larissa Weyh Monzon Disciplina: Tópicos de Educação Matemática A
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Sensibilização no IF-SC
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Matemática Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática Mestrado Profissionalizante em Ensino.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
Paulo Ricardo Cristofio Pereira Junior Dezembro, 2012
Curso de Docência Universitária
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Educação a Distância: buscando rumos para a qualificação de professores em Informática Educativa Lina Cardoso Nunes
UNIVERSIDADE POTIGUAR-UNP ESCOLA DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
A realidade atual do ensino de ciências no ensino médio: avaliação.
Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC
ATIANE CAVALCANTE CARLOS ALBERTO RUY MARCOS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008 JHONNATHAS MAYCKON.
SILVANA BERBEL FERNANDES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
FÍSICA APLICADA NAS SITUAÇÕES DO TRÂNSITO
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Por Elizandro de Almeida Esquiam
Autor: Marcelio Adriano Diogo
PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE
PÁTIO INTERNO OS OBJETOS EDUCACIONAIS E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PIBID – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – UNIUBE - MG Escola Municipal.
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
¹CARVALHO, A M. P. et al. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento Físico. São Paulo: Scipione, XXVII Congresso de Iniciação Científica da.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO REFERÊNCIAS A utilização de um jogo didático deve ser planejada pelo professor como uma atividade diferenciada,
Universidade Federal de Alagoas
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Título do Trabalho: A prendizagem de números complexos como entes geométricos. (PUIC). Área: Ciências Matemáticas e Naturais. Professor Orientador: Msc.
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA Prof. Claiton Regis Timm Marques Orientadora: Dra. Helena Noronha Cury

Pesquisa propriamente dita Introdução Sugestão de Sequência Didática para um Curso Técnico de Administração e Contabilidade Problema da Pesquisa Questões de Pesquisa Objetivos Clique Aqui para ver o Manual Metodologia da Pesquisa Referências Projeto-piloto

INTRODUÇÃO No ensino de Matemática Financeira, a utilização de Tecnologias da Informação permite resolver problemas contextualizados, com situações que envolvem pagamentos, aplicações ou financiamentos de bens de consumo. Entre as planilhas disponíveis para o trabalho com Matemática Financeira, foi escolhida, nesta pesquisa, a planilha Excel, pela sua disponibilidade nos computadores da escola em que o trabalho foi aplicado. Entre as maneiras de contextualizar o ensino, atualizando os métodos e permitindo a interação entre os estudantes e professor, está o uso dos computadores na educação. Esse uso torna-se atrativo aos alunos porque, além de ser instrumento inovador, alia recursos audiovisuais, que acabam por despertar sentidos que facilitam a aprendizagem humana. Além disso, muitos alunos já se encontram expostos às tecnologias computacionais em ambientes fora da escola, o que já facilita a aceitação desses recursos no meio escolar.

Problema da Pesquisa Objetivos Geral Como o uso do computador pode auxiliar na aprendizagem de conteúdos de Matemática financeira, em um curso técnico de Administração e Contabilidade? Analisar a aprendizagem de conteúdos de Matemática Financeira, por meio de atividades contextualizadas, realizadas com apoio de planilhas. Específicos Avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre Matemática Financeira e suas aplicações. Analisar a possibilidade de otimização de tempo nas aulas de Matemática Financeira, a partir do uso de recursos computacionais. Propor uma sequência didática para uso de planilhas no ensino de Matemática Financeira em curso técnicos de Administração e Contabilidade. Questões de Pesquisa Como usar o computador nas aulas de Matemática Financeira de forma contextualizada, em um curso técnico de Administração e Contabilidade? Qual a contribuição da planilha Excel para uma melhoria na aprendizagem da Matemática Financeira em sala de aula?

Metodologia da Pesquisa Na fundamentação teórica desta pesquisa, foram abordados o uso do computador no ensino de Matemática, a Matemática Financeira em cursos técnicos e as planilhas e seu uso do ensino de Matemática. Entre os autores que subsidiam a pesquisa, são citados: Almeida (2004), Bassanezi (2002), Benevides (2009), Borba e Penteado (2003), Caramori (2009), Feijó (2007), Gouveia (2006), Moreira (2008), Stieler (2007). Pesquisa qualitativa Primeira fase: sondagem, composta de questionário exercícios (projeto piloto); Segunda fase: pesquisa propriamente dita, com aplicação de questionários, realização de atividades em computador, observação dos alunos e anotações em diário de campo; Última fase: interpretação dos resultados e elaboração da sequência didática.

Projeto-piloto Pesquisa propriamente dita 35 alunos de um curso técnico de Administração e Contabilidade; Atividades desenvolvidas em laboratório de informática; Seis encontros. 45 alunos de Matemática Financeira de um Curso Técnico de Administração e Contabilidade; Levantamento de dados por meio de questionário.

Sugestão de Sequência Didática para de Administração e Contabilidade um Curso Técnico de Administração e Contabilidade Manual Manual para as aulas de Matemática Financeira em Curso Técnico de Administração e Contabilidade. 1ª Fase Aplicar um questionário aos alunos. 2ª Fase Trabalhar porcentagem, tabelas, médias, gráficos, juros simples e compostos. 3ª Fase A Matemática vista no cotidiano: trabalhar com panfletos e encartes. 4ª Fase Trabalhar com tabela de amortização e investimentos. Clique Aqui para ver o Manual

Referências ALMEIDA, Adriana Correa. Trabalhando Matemática Financeira em uma sala de aula do Ensino Médio da Escola Pública. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2004. BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002. BENEVIDES, F. L. A. Excel 2003. 2009. Disponível em: <www.prh.ufma.br/apostila_excel2003_ufma01.pdf >. Acesso em: 15 jan. 2010. BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. Coleção Tendências em Educação Matemática. CARAMORI, M. F. O estudo de tópicos de matemática financeira com tecnologias informáticas: opiniões de professores participantes de um grupo de formação continuada. 2009. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática) - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2009.

Referências MOREIRA, Luis Carlos Gomes. Planilhas Convencionais e On-Line: um estudo comparativo para o ensino da graduação. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Faculdade de Física, PUCRS, Porto Alegre, 2008. STIELER, Eugenio Carlos. Uso da tecnologia da informática no ensino superior: um estudo da aplicação da planilha eletrônica Excel na disciplina de Matemática Financeira. 2007. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física e de Matemática) – Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, 2007. FEIJÓ, Adriano Brandão. O Ensino de Matemática Financeira na Graduação com a utilização da Planilha e da Calculadora: uma investigação comparativa. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Faculdade de Física, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. GOUVEIA, S. A. S. Novos caminhos para o ensino e aprendizagem de Matemática Financeira: construção e aplicação de WebQuest. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2006.