A ESCOLA DO FUTURO DA USP Laboratório interdisciplinar estabelecido em 1989 subordinado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP 50 pesquisadores, 10 em equipe.

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U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

A ESCOLA DO FUTURO DA USP Laboratório interdisciplinar estabelecido em 1989 subordinado à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP 50 pesquisadores, 10 em equipe administrativa Missão: investigar as novas tecnologias de comunicação nas suas aplicações educacionais; capacitação de agentes multiplicadores; consultoria Auto-sustentável

Educação sob medida Respeito aos estilos individuais de aprendizagem Aluno participa das decisões sobre a sua própria educação A NOSSA FILOSOFIA EDUCACIONAL

Encorajamento da aprendizagem profunda (compreensão consolidada, permitindo transferência) e não “de superfície” (memorização de fatos) Equilíbrio entre competências e compreensão profunda de algumas matérias acadêmicas Fornecer visão "transdisciplinar" do mundo através da maneira de estudar as matérias A NOSSA FILOSOFIA EDUCACIONAL

Mudança do papel do professor - não um “re-passador de conhecimento” - agora um “arquiteto”das atividades a serem realizadas pelos alunos (papel ativo) Sem decoreba, aprendizagem baseada em projetos, “descobertas” do conhecimento A NOSSA FILOSOFIA EDUCACIONAL

Apresentação de informação não apenas textualmente, mas em forma visual e sonora Ênfase no trabalho colaborativo, em equipes - localmente e a distância Ambientes ricos em tecnologia, não- fragmentados Avaliação através de portfólios de trabalhos e não de provas que cobram a memorização A NOSSA FILOSOFIA EDUCACIONAL

CNPq; FAPESP; PNUD; AT&T Foundation Secretaria Estadual de Educação de São Paulo Secretarias Municipais de Educação de Niterói, Barueri, São Paulo Apple Computers, Unisys Brasil, Microsoft Yazigi-Escolas de Línguas PRINCIPAIS CONTRATOS

Colégio Sidarta (Cotia) Colégio Nacional (Uberlândia) Sangari do Brasil (Laboratórios Científicos) Klick-Educação (Capacitação de Professores) WTCU – World Trade Center University – São Paulo PRINCIPAIS CONTRATOS

Grupo de Ensino de Ciências & Tecnologia

Grupo de Pesquisa em Ensino de Física

- Educação e Treinamento: Academia iBest e Júri Popular - Arte/Cultura – Júri Popular

Banco de Dados do Software Educacional

PROJETO COMUNIDADE VIRTUAL TELEMAR

Centro de Inclusão Digital e Educação Comunitária

(desde 1989)

PLANTA DA SALA DE AULA PARA ENSINO FUNDAMENTAL EM USO PARA TREINAMENTO NO CENTRO DE CAPACITAÇÃO DA ESCOLA DO FUTURO / USP

PLANTA DA SALA DE AULA PARA ENSINO MÉDIO E SUPERIOR EM USO PARA TREINAMENTO NO CENTRO DE CAPACITAÇÃO DA ESCOLA DO FUTURO / USP

A TERCEIRA GERAÇÃO DA "SALA DE AULA DO FUTURO"

A Biblioteca Virtual do Estudante Brasileiro falta de bibliotecas no país gratuita, multimídia sem viés pedagógico surpresas: público e quem indicou

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Objetos de Aprendizagem "atomização" de material didático para aumentar a compreensão grãos, uvas, tijolos identificados na web via metadados, metaetiquetas "napster" de aprendizagem

C U R S O UNIDADE CONCEITO OBJETO

Hidrelétrica

Reprodução de Figuras Reprodução de Figuras

Coach - Andréa Lago Students - André Luís Borges, Victor L. Lins e Alexandre Vicente Salvador, Bahia

Coach - Maria C Fasoli Students - Suellen Y Higashi, Julio C Silva Sorocaba, São Paulo

O que é W eb Q uest? Uma metodologia altamente motivadora para a produção de projetos que envolvem o aluno num ambiente interativo na construção do conhecimento.

O Site O projeto WebQuest da Escola do Futuro da USP é um site destinado a professores que tenham interesse em desenvolver trabalhos com internet.

OBRIGADO PELA ATENÇÃO! Fredric M. Litto