Uma estratégia de ensino ou método de avaliação!?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A avaliação da aprendizagem na escola
Advertisements

O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
Para que serve o ePortfolio do aluno/adulto?
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
ESTUDO ACOMPANHADO.
Currículo e Formação Docente
Avaliação Psicomotora
Gestão do Conhecimento
Programa aluno pesquisador
PORTFÓLIO.
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Portefólio Reflexivo de Aprendizagens
“Os adultos são as suas experiências de vida.”
Site de uma disciplina: um espaço de aprendizagem
CENTRO UNIVERSITÁRIO FRANCISCANO
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
PORTFÓLIO.
Cristina Abranches Mota Batista
Escola Comum e Inclusão
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
DISCIPLINA: Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza I Profª Lucia Helena Amim Ementa da disciplina- Aula 1.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
DAR SENTIDO À FORMAÇÃO…
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
Disciplina: Estágio Supervisionado I
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
O ePortfólio como Instrumento de Avaliação
E-Portefólios de aprendizagem – Fundamentos e Práticas
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Objetivos Específicos
Formação de Avaliadores Externos Formador: Mª José Mariano
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Elaboração: Profª Elena Mª Billig Mello
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Métodos de ensino Prof. Paulo Eduardo Alves da Silva
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
O e Portefólio como instrumento de avaliação Ana Salema e Graciete Brito 13 de Março de 2008.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Da avaliação ao acompanhamento
Aula Teórica Estágio PAE 1º semestre 2015.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
1ª Formação de Professores Coordenadores
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
I Congresso Internacional sobre Formação Profissional Docente UTFPA – Curitiba de Fevereiro 2013 Isabel Alarcão – José.
Docência universitária: repensando a aula
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Professor(es) Apresentador(es):
Supervisão informal OU PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO PARA UMA MELHOR DOCÊNCIA.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Metodologias e instrumentos de avaliação online
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Método de Ensino.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
LICENCIATURA EM FÍSICA 3° PERIODO DISCIPLINA: DIDÁTICA DOCENTE: Dra. GIOVANA GOMES ALBINO DICENTES: MARIA EDIVANIA DE SOUZA TETSY CAROLINE TEIXEIRA DE.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

Uma estratégia de ensino ou método de avaliação!? PORTFÓLIO(S) Uma estratégia de ensino ou método de avaliação!? Ana F. C. Gomes

Objectivos: Definir o que é um “portfólio”, para que serve e como é usado; Descrever as funções do “portfólio” online; Descrever reflexões sobre experiências pessoais com o uso de “portfólios”. Ana F. C. Gomes

Sumário: Portfólio – o que é? Funções Portfólio Online Experiências Pessoais Ana F. C. Gomes

Portfólio “ ...derivação dos dossiers de estágio e/ou diários de bordo, instrumentos retentores e organizadores de informação (...)e objecto primordial de avaliação no final do processo individual de formação” (Sá Chaves, 2000:21) Ana F. C. Gomes

Portfólio “... Uma espécie de filme onde o processo de aprendizagem fica registado quase que com movimentos, porque, sem um compromisso muito formal, poderá e deverá, se possível, incluir rotas alternativas de reflexão, comentários a vivências dos indivíduos.” (Pernigotti, et al; 2000:55) Ana F. C. Gomes

Portfólio deve... “... Ser mais do que uma colecção de trabalho realizado pelo estudante ao longo do tempo...” (Simão, 2005:87) conter conteúdo(s) que resulte(m) do mútuo acordo entre o professor e o aluno. Ser um instrumento que valoriza todas as etapas do processo. Ana F. C. Gomes

Funções do Portfólio “... Partilha dos processos de formação e de avaliação pelos vários intervenientes...” (Simão, 2005:86) Permitir uma “aproximação dinâmica aos momentos de aprendizagem” Permitir o “conhecimentos de si mesmo” (Alarcão, 1998:104) Ana F. C. Gomes

Portfólio Online: Porquê? São usados como um estimulo para o estudante, a tornar as suas conquistas mais reais; Maior facilidade de acesso à informação, permitindo uma melhor compreensão dos processos; Maior facilidade de armazenamento e manutenção em relação a portfólios em papel. (Kimball, 2003) Ana F. C. Gomes

Experiências pessoais “a construção de um portfólio requer um acompanhamento e orientação por parte do professor” “requer também tempo e motivação por parte do estudante para o desenvolvimento do trabalho” “um portfólio em papel cria limitações a vários níveis, no entanto, permite em alguns aspectos o uso de mais criatividade” “o uso da reflexão num portfólio permite uma consolidação de várias práticas, e dos conteúdos...” Ana F. C. Gomes

Reflexões: aula de 28/05/07 Instrumento de avaliação; Níveis dos portfólios Ana F. C. Gomes

Conclusões Portfólio é um instrumento/ estratégia que permite aos intervenientes demonstrar não só as aprendizagens efectuadas mas também os processos; Requer um acompanhamento por parte do docente; (...) Ana F. C. Gomes

Referências Bibliográficas: Alarcão, I. (1998) Formação continuada como instrumento de profissionalização docente. In Ilma Veiga (ed.) Caminhos do Magistério. Campinas: Papirus (99-122). Kimball, Miles A. (2003) The web portfolio guide : creating electronic portfolios for the web. New York: Longman. Pernigoti, J.; Saenger, L.; Goulart, L. & Avila V. (2000) O Portfólio pode mais do que uma prova. Pátio, 12, (54-56). Sá Chaves, I. (2000) Portfólios Reflexivos: Estratégia de Formação e Supervisão. Aveiro: UA. Simão, A. (2005) O “portfólio” como instrumento na auto-regulação da aprendizagem: Uma experiência no Ensino Superior pós-graduado. In Ilda Sá Chaves (ed.) Os “Portfólios” Reflexivos (Também) Trazem Gente Dentro. Porto: Porto Editora, (83-100). Ana F. C. Gomes