Novas Tecnologias a Serviço da Aprendizagem

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Novas Tecnologias a Serviço da Aprendizagem Herman Voorwald

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Vídeos Programa Novas Tecnologias – Novas Possibilidades Currículo+ https://docs.google.com/file/d/0B69_Q8KJIx2RUG5H X3lSWi1BSHc/edit?pli=1 Currículo+ http://www.youtube.com/watch?v=7XCkruwxe_0

Por que? Novas tecnologias – recurso pedagógico com alto potencial para motivar para a aprendizagem Atual contexto da educação - Alunos estão “conectados” - Alunos estão demandando - Professores também estão “conectados” Alunos estão conectados (“Geração Digital”) De acordo com a última edição da pesquisa CETIC.br “TIC Educação 2012”, 67% dos alunos das escolas estaduais brasileiras possuem computador em casa, e 60% tem acesso a internet. Além disso, 90% deste mesmo grupo de alunos acessou a internet nos últimos três meses. Considerando o contexto econômico-social paulista quando comparado à media nacional, os números paulistas são, provavelmente, ainda mais favoráveis. Alunos estão demandando Recente pesquisa da Fundação Victor Civita em parceria com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) “O que pensam os jovens de baixa renda sobre a escola”, realizada em São Paulo e Recife, aponta que os jovens de baixa renda, que em sua grande maioria estão “conectados”, acreditam que a escola pública “está atrasada e não sabe lidar com esta situação”. A pesquisa conclui que as novas tecnologias são uma realidade na vida dos jovens de baixa renda, que e a escola pública não deve evitar. Professores também estão conectados De acordo com a última edição da pesquisa CETIC.br “TIC Educação 2012”, 98% dos professores das Redes Públicas Estaduais brasileiras possuem computador em casa, e 95% tem acesso a internet. Recente pesquisa realizada pela própria Secretaria da Educação no âmbito de sua rede traz dados praticamente idênticos: 97% dos professores da Rede Estadual de São Paulo possuem computador em suas residências e 95% utiliza internet em seu domicílio.

Princípios do Programa Foco no Currículo; Construção Conjunta com a Rede; Visão Integrada e Sistêmica (5 eixos): Conteúdo Digital Infraestrutura de TI Formação aos Professores Mobilização de Rede Aprendizado em Rede

Qual a visão? Processo liderado pela Rede Para onde estamos apontando num futuro próximo? Desenvolvimento contínuo da plataforma Currículo+ (qualidade e quantidade); Repositório de plano de aulas digitais estruturadas (Professor 2.0); Ensino Adaptativo (customização da aprendizagem por meio da tecnologia);