Pesquisas sobre formação do professor reflexivo Joana Paulin Romanowski joana.romanowski@gmail PUCPR-UNITER I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
Pesquisas do tipo estado da arte Gouveia (1971) André (2000, 2002) (teses, artigos e trabalhos do GT 08 da Anped) Romanowski (2002) Brzezinski (2001, 2002, 2009ª) Ramalho, Nuñez, Terrazzan e Prada (2002) Penna e Knoblauch (2005) Jardilino (2011) I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
Formação de professores e reflexão O termo reflexão : 19.806 indicações em teses e dissertações Formação do professor reflexivo – 69 teses e dissertações Formação reflexiva do professor – 21 teses e dissertações Teoria da formação reflexiva do professor - 5 Professor reflexivo - 239 I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
Pesquisas sobre formação do professor reflexivo ABORDAGENS Reflexão sobre a prática docente Formação do professor reflexivo Metodologia de pesquisa em reflexibilidade Teoria da reflexibilidade I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
Reflexão sobre a prática docente Reflexão dos professores sobre a prática: - exame da prática docente para VERIFICAR se ocorre a reflexão sobre a prática e como ela é realizada - promover MUDANÇAS na prática - superação da DICOTOMIA teoria e prática - a prática reflexiva para promover a TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - PRÁTICAS DE REFLEXÃO DE PROFESSORES da educação básica e superior I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
Reflexão sobre a prática docente Os processos de reflexão - o ESPAÇO DA ESCOLA como possibilidade de grupos de professores refletirem sobre sua prática para a formação docente - os SABERES de professores reflexivos - a reflexão realizada INDIVIDUALMENTE - a reflexão realizada COLETIVAMENTE no coletivo - MODELOS de reflexão prática - PROCEDIMENTOS E RECURSOS para a realização da reflexão – narrativas, história em quadrinhos I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
Formação do professor reflexivo A reflexão sobre prática CONTRIBUI para a formação e desenvolvimento profissional A FORMAÇÃO do professor reflexivo I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
Formação do professor reflexivo Formação continuada Formação continuada à luz de FORMAÇÃO REFLEXIVA - pro-formação, especialização, cursos de formação continuada presenciais e a distância, cursos de formação de professores específicos no ensino de língua estrangeira, e exame de um curso específico para a formação do professor reflexivo, análise do CONTEÚDO DAS REFLEXÕES de professores em cursos de formação continuada. I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
Formação inicial Os cursos de licenciatura têm contribuído para a formação do professor reflexivo? Os cursos de licenciatura têm contribuído para a formação do professor reflexivo crítico? I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
Formação inicial > Limites e possibilidades > Cursos e presenciais e a distância - licenciatura e pedagogia > Avaliação das diretrizes dos cursos de licenciatura e pedagogia - Reflexão na aprendizagem e no processo de formação + I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
> Formação do professor reflexivo em disciplinas do curso - Disciplinas Pedagógicas – estágio, prática de ensino, metodologia de ensino Específica – educação física, ginástica rítmica - Metodologia de resolução de problemas na contribuição da formação do professor reflexivo, formação do leitor, recursos como uso de manuais, tecnologias, software, portfólio, diários de estágio, narrativas, - Avaliação como instrumento de formação do professor reflexivo - Prática do professor formador em cursos de licenciatura – dos supervisores de estágio - Mudança da prática de transmissão do formador para uma prática reflexiva nos cursos de formação inicial - Prática reflexiva favorecida no espaço da universidade I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
Formação do professor reflexivo Formação continuada - GRUPOS DE PESQUISA E COMUNIDADES de pesquisa como espaços de formação reflexiva - Processo de formação – PROCEDIMENTOS como a realização de diário reflexivo, uso do texto escrito, portfólio - o desenvolvimento de PESQUISA DO TIPO PESQUISA AÇÃO I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
Metodologia de pesquisa - Na ANÁLISE DOS DADOS considerando os pressupostos da reflexão- entrevistas, ... - REFLEXÃO DO PESQUISADOR sobre sua pesquisa - VIVÊNCIA do processo reflexivo na prática de professor pesquisador - Formação do PROFESSOR COMO INVESTIGADOR - TORNAR-SE PROFESSOR REFLEXIVO enquanto realiza a pesquisa - Metodologia de pesquisa para estabelecer DIÁLOGO REFLEXIVO entre pesquisador e pesquisados I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
Teoria da reflexibilidade Analise sobre a ABORDAGEM da formação do professor reflexivos – mantém a centralidade na experiências sem possibilidade a tomada de consciência - COMPARAÇÃO com a teoria interacionista (Vygotsty) e construtivista (Piaget) - Estudo da teoria para compreender o processo de reflexão - DIFERENÇA entre professor reflexivo e crítico reflexivo - Análise das proposições expressas nas POLÍTICAS de formação de professores reflexivos - crítica à racionalidade técnica expressa na legislação ao incluir as práticas de professor reflexivo - Um estudo do tipo ESTADO DA ARTE - trabalhos apresentados na ANPEd entre 2000 a 2007 – do total de 183 trabalhos - 22 foram analisados I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR
Questões finais A reflexão como tema de investigação interdisciplinar, transdisciplinar... A reflexão sobre a prática – concepção e produção do conhecimento - a epistemologia da prática (Martins), não só para modificar a prática, sim para compreendê-la. Descrever, interpretar e compreender seus determinantes (Santos). Não se trata de analisar a ação individual de um professor, mas as práticas coletivas, comuns aos sujeitos, no espaço e tempo em nível de totalidade, compreendendo seus determinantes. I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente - 19 a 22 de fevereiro de 2013 - UFTPR