TEORIA DE ESQUEMA (Schmidt, 1975) TEORIA DE CIRCUITO ABERTO (KEELE, 1968) TEORIA DE CIRCUITO FECHADO (ADAMS, 1971) TEORIA DE ESQUEMA (SCHMIDT, 1975) +

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Treinamento de velocidade, flexibilidade e coordenação
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Habilidades Motoras Característica do existência humana
Sistema Nervoso.
Motivando empregados e projetando cargos
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 12 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 10 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 10 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
Teoria do Circuito Fechado
Medidas de Erro AE CE VE E
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
C&A /2001 Grupos de trabalho Temas do trabalho
1 1 2 ? 3.
O Envelhecimento do Sistema Nervoso Central
ERGONOMIA Prof. Adolfo Sérgio Furtado da Silva ERGONOMIA.
Avaliação Psicomotora
BASQUETEBOL.
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
  ORGANIZAÇÕES.
Simulação de Sistemas Prof. MSc Sofia Mara de Souza AULA2.
O comportamento das pessoas baseia-se na SUA percepção da realidade.
Teoria Geral de Sistemas
Tema: Metodologia do Esporte Coletivo
CLASSES DE COMPORTAMENTO E APRENDIZAGEM
O que é Postura. O que é Equilíbrio. O que é Controle Postural
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Transferência de aprendizagem
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
CAPACIDADES FÍSICAS BÁSICAS
O que é Aprendizagem?.
Desenvolvimento de Pessoas Métodos de Desenvolvimento
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
Rodolfo Novellino Benda EEFFTO – UFMG com. br www
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Ginástica Escolar: Corpo e Ambiente  .
PSICOMOTRICIDADE.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Recrutamento e Seleção de Talentos Testes de Seleção
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO)
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
APRENDIZAGEM MOTORA Aula 05.
POPULAÇÃO-ALVO E AMOSTRA Capítulo 10 – Richardson
Introdução aos Sistemas de Controle
FEEDBACK - RETROALIMENTAÇÃO
IUM Aula 09.
Fase de movimentos especializados
Teorias da aprendizagem motora
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
Aprendizagem Motora Cassio M. Meira Jr.
APRENDIZAGEM MOTORA.
APRENDIZAGEM MOTORA.
TEORIAS ASSOCIADAS AOS ESTÁGIOS DE HABILIDADES NA APRENDIZAGEM MOTORA.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Foco de Atenção e Aprendizagem Motora
Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.
Inteligência Artificial
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora
PEI – Programa Educacional Individualizado
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
Avaliação de Interfaces Esta apresentação foi baseada no livro Design de Interação ( Preece, Rogers & Sharp) e no Tutorial sobre o livro “Design e avaliação.
O Modelo GOMS Fornece um modelo de Engenharia para a performance humana, capaz de produzir predições a priori ou em um estágio anterior ao desenvolvimento.
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Desenvolvimento motor
Processamento de Informação
JOGOS DE EMPRESA 1 PROFESSOR DR. RENATO VAZ. OBJETIVOS 1. Treinamento: desenvolver nos participantes a habilidade de tomar decisões através do exercício.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
TEORIA DO CIRCUITO ABERTO OU TEORIA DOS ESQUEMAS DE SCHMIDT (1975)
Transcrição da apresentação:

TEORIA DE ESQUEMA (Schmidt, 1975) TEORIA DE CIRCUITO ABERTO (KEELE, 1968) TEORIA DE CIRCUITO FECHADO (ADAMS, 1971) TEORIA DE ESQUEMA (SCHMIDT, 1975) +

Busca solucionar os problemas e limitações das teorias anteriores principalmente: –Armazenamento –Novidade –Movimentos Balísticos Propõe a generalização da habilidade através da postulação: –Programa Motor Generalizado –Esquemas Teoria de Esquema (Schmidt, 1975)

PROGRAMA MOTOR GENERALIZADO (PMG) é um programa motor que define um padrão de movimento em vez de um movimento específico; é uma representação na memória de uma classe de ações responsáveis por um padrão de movimento. Aspectos Invariáveis (Identidade) Timing Relativo Força Relativa Sequenciamento Aspectos Variáveis (Parâmetros) (Flexibilidade) Tempo Total Força Total Amplitude do Movimento Grupamento Muscular

Teoria de Esquema (Schmidt, 1975) ASPECTOS INVARIÁVEIS

Teoria de Esquema (Schmidt, 1975) ASPECTOS VARIÁVEIS – Tempo Total

Teoria de Esquema (Schmidt, 1975) ASPECTOS VARIÁVEIS – Amplitude do Movimento

Teoria de Esquema (Schmidt, 1975) ASPECTOS VARIÁVEIS – Grupamento Muscular

Teoria de Esquema (Schmidt, 1975)

ENTRADA PROGRAMA MOTOR GENERALIZADO MEDULA ESPINHAL MÚSCULOS AMBIENTE PROGRAMAÇÃO DA RESPOSTA SELEÇÃO DA RESPOSTA IDENTIFICAÇÃO DO ESTÍMULO META (Schmidt & Wrisberg, 2001) EFETOR EXECUTIVO COMPARADOR FEEDBACK Estado real ERRO Estado desejado

Teoria de Esquema (Schmidt, 1975) ESQUEMAS são um conjunto de regras abstratas relacionando os vários resultados das ações de um indivíduo com os valores de parâmetros que ele escolheu, a fim de produzir aqueles resultados. Informações abstraídas do movimento: Condições Iniciais - Analisadas antes do movimento (postura, posição dos membros, etc.); Especificação da Resposta - Considera parâmetros específicos (direção, grupo muscular/ força e velocidade); Conseqüências Sensoriais – Informações sensoriais durante e após o movimento sobre a resposta; Resultado da Resposta – informação detalhando sobre o efeito final do movimento (Meta e feedback extrínseco).

Teoria de Esquema (Schmidt, 1975) ESQUEMAS ESQUEMA DE LEMBRANÇA (PRODUÇÃO DE MOVIMENTO) ESQUEMA DE RECONHECIMENTO (CORREÇÃO DO MOVIMENTO)

Realizando o movimento (ex. arremesso de dardo a 5 metros de um alvo) Seleciona-se o PM de uma determinada classe de movimento (arremesso) 2. O sujeito define as condições iniciais do movimento em termos de sua próprio orientação corporal, tamanho e peso do dardo e distância do alvo, e as informações sobre o resultado desejado 3. Através das ações acima, o sujeito pode selecionar as mais adequadas especificações de resposta (direção específica, grupo muscular específico, com força e velocidade cuidadosamente reguladas) 4. Finalmente, o sujeito “roda” o PMG Teoria de Esquema (Schmidt, 1975)

1.O esquema é provavelmente estabelecido sob o curso de anos de prática de tarefas similares, e as maiores contribuições ao esquema, provavelmente ocorrem na infância (SCHMIDT, 1977). 2. Os erros de performance não são mais vistos como algo negativo para a aprendizagem. 3. A maior variabilidade de experiências de uma determinada habilidade leva a um maior fortalecimento do esquema, ou seja, maior transferência de aprendizagem. 4. Dessa forma, o executante pode aplicar essas habilidades em função da aprendizagem em ações não especificamente vivenciadas na prática (GRECO BENDA & CHAGAS, 1997). Teoria de Esquema (Schmidt, 1975) ALGUMAS APLICAÇÕES DA TEORIA DE ESQUEMA PARA AS SITUAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM