Características e Diferenças Individuais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 7 Direção.
Advertisements

Vendas & Atendimento.
O QUE É RELAÇÃO HUMANA? PROFESSOR IVAN.
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Ana Paula Marina Andrade
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
MOTIVAÇÃO NO TRABALHO Profª Ana Lana.
ESTRESSE, TRABALHO E VIDA PESSOAL
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
PERCEPÇÕES.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Inteligências Múltiplas
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Inteligências Múltiplas
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Funções Mentais Superiores
INTELIGÊNCIA RACIONAL
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Comunicação Empresarial
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
4 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Mente Positiva.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
Competência Interpessoal
O Impacto do Equilíbrio Emocional na Liderança
Liderança e Relações Interpessoais
GESTÃO DE PROJETOS 1 Aula 13. ExtroversãoIntroversão Sensação Intuição Atenção preferencial para o mundo exterior Preferência por informação concreta.
INTELIGÊNCIA RACIONAL
Inteligências emocional, social e interpessoal
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Valores, atitudes e satisfação com o trabalho Ana Karine Nery Fonte: ROBBINS, Stephen P.Comportamento organizacional.SP. Pearson Prentice Hall,2005.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 2 – Afeto e Cognição
Capítulo 7 Direção.
MODALIDADES TERAPÊUTICAS: INTERVENÇÕES EM CRISES
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
Inteligência Emocional
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
QUALIDADE QUE PODEMOS DESENVOLVER
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Capítulo 7 Direção.
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
TIPOS DE PERSONALIDADE
Introdução à Administração
Ao “finalizar” esta Unidade, você deverá ser capaz de:
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
Inteligência Emocional
Ética Profissional e Excelência no Atendimento ao Público – AULA 3
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano.
Transcrição da apresentação:

Características e Diferenças Individuais CAPÍTULO 10 Características e Diferenças Individuais

Aptidões Atitudes Inteligência Personalidade Percepção Biografia MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.1 – Visão panorâmica das características individuais.

MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.2 – Percepção e realidade.

MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.3 – Dois fenômenos básicos da percepção. Adaptação Sensitiva Percepção Seletiva Apenas uma pequena parte dos estímulos é percebida. Percepção seletiva pode produzir julgamentos apressados. A percepção ajusta-se a variações no comportamento dos estímulos. Com o tempo, as variações deixam de ser percebidas. MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.3 – Dois fenômenos básicos da percepção.

MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.4 – Fatores que influenciam a percepção. Situação Estímulo Observador Atitudes, motivações, interesses, experiências e expectativas determinam como os estímulos são percebidos e avaliados. Intensidade, freqüência, tamanho e outras características afetam a capacidade de perceber os estímulos. O ambiente empresta significado ao estímulo. MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.4 – Fatores que influenciam a percepção.

Estereótipos e Preconceitos Projeção Efeito Halo Estereótipos e Preconceitos Contraste As pessoas são percebidas dentro de um contexto e contrastadas com outras, o que produz impressões favoráveis e desfavoráveis. As características de um grupo social são simplificadas e projetadas em todos os seus integrantes. Um traço de comportamento serve de base para uma generalização a respeito da conduta de uma pessoa. Os outros são exagerados segundo as perspectivas do observador, que faz julgamentos baseados em suas características. MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.5 – Problemas no processo de percepção de pessoas.

MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.6 – Principais aptidões. Aptidões Específicas Categoria Intelectual Aptidão verbal: compreensão de palavras e textos, compreensão de sinônimos e antônimos. Aptidão numérica: cálculo e raciocínio aritmético. Aptidão espacial: capacidade de entender representações bidimensionais de objetos tridimensionais e de visualizar o efeito do movimento em três dimensões. Raciocínio: capacidade de identificar seqüências lógicas, relações de causa e efeito e implicações de um argumento. Memória Compreensão mecânica: compreensão de fenômenos mecânicos elementares (funcionamento de polias e alavancas, por exemplo). MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.6 – Principais aptidões.

MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.6 – Principais aptidões. Intelectual Compreensão científica: compreensão e utilização de princípios científicos (observação da realidade, generalização, inferência). Criatividade literária e artística: expressão de idéias por meio da escrita, pintura, música, representação, dança. Velocidade de percepção: capacidade de identificar similaridades e diferenças com rapidez. Percepção de formas: identificação de similaridades e diferenças entre objetos. Física Coordenação motora. Destreza manual e digital. Aptidão sensorial: capacidade visual, discriminação de cores, sensibilidade auditiva. MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.6 – Principais aptidões.

MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.6 – Principais aptidões. Interpessoal Conversação. Trabalhar e decidir em grupo. Capacidade de ajudar outras pessoas a resolver problemas. Liderança e coordenação de grupos. MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.6 – Principais aptidões.

Fator Geral da Inteligência Aptidões Habilidades Específicas MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.7 – Inteligência é uma aptidão geral (Fator G) que governa as demais aptidões.

1 . Inteligência Lingüística Domínio, gosto e desejo de explorar linguagem e palavras. 2 . Inteligência Lógico-Matemática Capacidade de confrontar e avaliar objetivos e abstrações, bem como de entender suas relações e princípios. 3 . Inteligência Musical Competência não apenas para compor e executar peças, mas também para ouvir e entender. MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.8 – As nove inteligências, segundo Gardner.

4 . Inteligência Espacial Habilidade para perceber com precisão o mundo visual, transformar e modificar percepções e recriar a realidade visual. 5 . Inteligência Corporal-Sinestésica Capacidade de controlar e orquestrar o movimento do corpo e manejar objetos com habilidade. 6 e 7 . Inteligências Pessoais Capacidade de entender a si próprio (intrapessoal) e aos outros (interpessoal). MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.8 – As nove inteligências, segundo Gardner.

8 . Inteligência Naturalista Capacidade de reconhecer e categorizar objetos da natureza. 9 . Inteligência Existencial Capacidade de entender e ponderar as questões fundamentais da existência humana. MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.8 – As nove inteligências, segundo Gardner.

Ira, anger Tristeza, sadness Medo, fear Raiva, fúria, ódio, ressentimento, exasperação, indignação, animosidade, irritação, irritabilidade, hostilidade. No extremo, ódio patológico e violência. Lamentação, melancolia, autocomiseração, solidão, desalento, consternação, desespero. No extremo, depressão severa. Ansiedade, temor, apreensão, nervosismo, inquietação, susto, preocupação, terror. No extremo, psicopatologia, fobia e pânico. MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.9 – Principais emoções (adaptação de Goleman, Daniel, Emotional Intelligence, New York: Bantam Books, 1995).

Alegria, enjoyment Amor, love Surpresa, surprise Rejeição, disgust Vergonha, shame Rejeição, disgust Surpresa, surprise Amor, love Alegria, enjoyment Felicidade, alívio, contentamento, prazer, júbilo, divertimento, gratificação, satisfação, euforia, êxtase. No extremo, obsessão. Aceitação, amizade, atração, gosto, confiança, afinidade, dedicação, devoção, culto, adoração. No extremo, deslumbramento e paixão obcecada. Choque, espanto, assombro, admiração, maravilhamento. Desdém, antipatia, aversão, repulsa, repugnância. Culpa, desgosto, aflição, embaraço, remorso, humilhação, mortificação, contrição. MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.9 – Principais emoções (adaptação de Goleman, Daniel, Emotional Intelligence, New York: Bantam Books, 1995).

Autocontrole, self-regulation Autoconhecimento, self-awareness Capacidade de reconhecer o sentimento no momento de sua ocorrência. Compreensão das próprias emoções, forças, fraquezas, necessidades e impulsos. Compreensão dos próprios valores e objetivos. As pessoas com alto grau de autoconhecimento são capazes de reconhecer como seus sentimentos afetam a si próprias, os outros e seu desempenho profissional. Manejo das emoções, com base no autoconhecimento. Envolve a capacidade de postergar o recebimento das recompensas. Equivale a uma conversação interior, que controla as emoções e as coloca a serviço de objetivos úteis. Envolve a capacidade de fazer avaliações de outras pessoas, que apresentam desempenho negativo, sem se deixar dominar por emoções negativas. As pessoas com alto grau de autocontrole emocional são capazes de superar mais facilmente as dificuldades da vida. MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.10 – Principais componentes da inteligência emocional (adaptação de Daniel Goleman, op.cit.).

Automotivação, self-motivation Impulso interior para realização. Empatia, empathy Automotivação, self-motivation Impulso interior para realização. Realização motivada pela satisfação interior, não por incentivos exteriores. Busca da superação de si próprio. As pessoas automotivadas conseguem ser altamente produtivas e eficazes no que se propõem a fazer. Capacidade de reconhecer as emoções alheias e considerá-las no processo de tomar decisões de forma inteligente. Capacidade de entender as necessidades e interesses de outras pessoas. Habilidade fundamental em profissões como magistério, vendas, administração e serviços pessoais. Não significa procurar ficar de bem com todo mundo. MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.10 – Principais componentes da inteligência emocional (adaptação de Daniel Goleman, op.cit.).

Habilidades Interpessoais, social skills Eficácia no relacionamento com outros. Compreende diversas competências: demonstrar emoções da forma apropriada, atender o efeito das próprias emoções sobre os outros, contagiar os outros com emoções positivas, organizar grupos, negociar soluções, responder da forma apropriada às emoções alheias, detectar e entender emoções alheias. Falta desta habilidade produz arrogância, teimosia e insensibilidade. Arte de relacionar-se positivamente com outros. MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.10 – Principais componentes da inteligência emocional (adaptação de Daniel Goleman, op.cit.).

Atenção preferencial para o mundo exterior Introversão (I) Extroversão (E) Atenção preferencial para o mundo exterior Introversão (I) Atenção preferencial para o mundo interior Direção da energia Sensação (S) Preferência por informação concreta e detalhes Intuição (N) Preferência por informação abstrata e visão de conjunto Tipo de informação percebida Pensamento (T) Sentimento (F) Considerações de ordem pessoal, atenção aos fatores pessoais Critério de decisão Julgamento (J) Preferência por tomar decisões em lugar de buscar informações Percepção (P) Preferência por buscar informações em lugar de tomar decisões imediatas Modo de decisão (fase do processo decisório) MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.12 – Quatro dimensões básicas da personalidade, segundo Jung.

Comportamento e Desempenho Sociedade Grupo Variáveis Biográficas Indivíduo Comportamento e Desempenho MAXIMIANO /TGA – Fig. 10.13 – O comportamento individual é produto de muitos fatores.