PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EDUCACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

Faculdade Estudos Sociais do
FACULDADE METROPOLITANA
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Equivalente à média dos países da OCDE
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Diretrizes para os Institutos Federais
Etapas da construção do PDI IFTO
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
SINAES – SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCACÃO SUPERIOR
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SINAES: Concepções e Diretrizes
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Autoavaliação Institucional e a CPA
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
Planejamento Anual 2015.
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Pró-Reitoria de Planejamento
Gerência de Educação Profissional GEPRO
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Avaliação de Resultados – 2013
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Atuação dos agentes de Controle Social
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
Revisita ao PPP.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EDUCACIONAL Planejando o IFSul

Plano de Desenvolvimento Institucional O artigo 16 do Decreto 5773/2006 determina que o PDI dever conter, pelo menos os seguintes elementos: Missão, objetivos e metas da instituição [...] Projeto Pedagógico da instituição Cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos, Organização didático-pedagógica [...] Perfil do corpo docente Organização administrativa Infraestrutura física e instalações acadêmicas (biblioteca, laboratórios) Plano de promoção de acessibilidade e de atendimento aos PNEs Oferta EAD Oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado

Diagnóstico do PDI atual 23 objetivos desarticulados entre si, que impedem a avaliação da evolução institucional 697 metas pouco mensuráveis – sem o formato de meta típico e muitas ações colocadas como metas indicadores não válidos (não mensuráveis), que impedem a avaliação do impacto das ações e metas no desenvolvimento institucional

Reorganização do Planejamento Institucional Reduzir significativamente o número de metas e objetivos no PDI 2014-2019 (Planejamento estratégico de médio prazo) Concentrar os esforços no planejamento coletivo do Plano de Ações Anual (Planejamento de curto de prazo) Vincular o Planejamento Orçamentário ao Plano de Ações Realizar processo consistente de Avaliação Institucional anualmente

Interligando o Planejamento e a Avaliação

Plano de Desenvolvimento Institucional “em virtude de sua especificidade, é um modelo de “planejamento estratégico”, específico da área da educação, uma ferramenta de planejamento e gestão, um documento que retrata a identidade da Instituição de Ensino no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão, às estratégias para atingir suas metas e objetivos, estrutura organizacional, diretrizes didático-pedagógicas, administrativas, orçamentárias e de infraestrutura, pois requer pensar estrategicamente a Instituição na perspectiva do desenvolvimento institucional”. (Fórum de Desenvolvimento Institucional)

10 mandamentos do planejador (ação das comissões) Principais campos de atuação da comissões Disseminar o pensamento estratégico; Ser agente catalisador do processo de planejamento; Identificar variáveis críticas; Descobrir alternativas promissoras; Analisar as implicações ao longo das ações presentes; Ampliar meios; Buscar parceiros; Articular atores; Agir de forma dinâmica; Assessorar dirigentes. Orientar e estimular a comunidade acadêmica nestes aspectos

Detalhamento do Método Plano estratégico de longo prazo (PDI) missão, objetivos de longo prazo, políticas e diretrizes, metas de longo prazo, grandes linhas de ação e os meios que serão disponibilizados para a realização da missão e alcance dos objetivos previstos; Plano operacional (Plano de Ações) regularmente anual e balizado pelas disponibilidades orçamentárias e normas institucionais; Acompanhamento e avaliação do plano (Avaliação Institucional) informações e dados referentes à execução das ações do plano operacional, estudo sobre os resultados do plano sobre os beneficiários do sistema e estudo sobre os impactos para a sociedade como um todo para alimentar avaliações; Reuniões técnicas, seminários e congressos para possibilitar o máximo de participação no acompanhamento e na avaliação.

Conceituação Não Gerenciável (diretamente) Gerenciável (diretamente) Objetivo Institucional FINALIDADE / FIM Objetivo Estratégico MEIO Não Gerenciável (diretamente) Metas: mensuráveis com base em indicadores (a serem definidos) Atividades: ações Gerenciável (diretamente)

Planejamento Estratégico: PDI – visão de longo prazo Objetivo Institucional FINALIDADE / FIM Objetivo Estratégico MEIO (Abrangente) Metas: cronograma

Planejamento Operacional: Plano de Ação – planejamento anual Metas: mensuráveis com base em indicadores (a serem definidos) Atividades: ações específicas – plano de intervenção O que se deseja mudar com a intervenção? Como?  - Identificação da situação problema Ações: programas e projetos com objetivos próprios, sempre ligados a atingir a meta consequentemente ao fim institucional

Matriz FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças Ambiente Interno Ambiente Externo

Meio ambiente Interno e Externo Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficiência Meio ambiente Interno e Externo Desenvolvimento Econômico Social Cultural Governança MEC SETEC TCU CGU IFSul Políticas Prest. Contas Gestão Infraestrutura Legislação Estado Processo Educativo Servidores Estudantes Orçamento Egressos Candidatos Escolas IES Empresas Órgão de fomento Associações Instituições Comunidade

Para Pensar... Como está o nosso IFSul? Como está a nossa Reitoria? Como está o nosso Câmpus? Estamos atendendo a nossa Missão? Onde precisamos melhorar? Como avaliamos o nosso progresso?

Exemplo: Metas, ação? Verificação? Diagnóstico: Objetivo e Meta Institucional? Precisa ser abrangente, cada câmpus novo exige uma alteração do PDI. Faz mais sentido que sejam metas relacionadas ao aumento de oferta de vaga, de atendimento a novas regiões... Afinal contratação é operacional, estratégico é o alcance do IFSul como agente transformador da realidade social. META: Contratar serviços terceirizados para o funcionamento do Câmpus. (OPERACIONAL) Encaminhar novas demandas de serviços terceirizados. Para pensar: Como medimos o impacto das novas contratações no desempenho institucional? Câmpus

Implementar processos educativos, públicos e gratuitos, de ensino, pesquisa e extensão, que possibilitem a formação integral mediante o conhecimento humanístico, científico e tecnológico e que ampliem as possibilidades de inclusão e desenvolvimento social. EIXO 1 – PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EIXO 3 – POLÍTICAS ACADÊMICAS EIXO 4 – POLÍTICAS DE GESTÃO EIXO 2 – DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL EIXO 5 – INFRAESTRUTURA FÍSICA

EIXO 1 – PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Relato Institucional que descreve e evidencia os principais elementos do seu processo avaliativo (interno e externo) em relação ao PDI - incluindo os relatórios elaborados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) do período que constituiu o objeto de avaliação. EIXO 2 – DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL Consiste na verificação da coerência existente entre o PDI e as ações institucionais nas diferentes vertentes de sua atuação acadêmica – ensino, pesquisa, extensão e gestão. Pretende, igualmente, verificar os diferentes caminhos percorridos (ou a percorrer) pela IE no contexto de sua inserção social, bem como sua atuação face à inclusão e ao desenvolvimento econômico e social, tendo sempre como base a missão, os propósitos e as metas anunciadas no PDI. Objetivo 1: Planejar, Desenvolver e Avaliar a instituição, democraticamente, orientada pelo PDI.

EIXO 3 – POLÍTICAS ACADÊMICAS Analisar os elementos constitutivos das práticas de ensino, pesquisa e extensão, considerando como meta o aprendizado. Enfatiza-se também a relação entre as políticas acadêmicas, a comunicação com a sociedade e o atendimento ao discente. Objetivo 2: Fortalecer o IFSul como instituição educacional pública transformadora da realidade social, investindo na construção de processos educacionais que adotem o trabalho como princípio educativo e articulação ensino pesquisa e extensão como princípio pedagógico. Objetivo 3: Oportunizar oferta educativa, em toda a área de abrangência do IFSul garantindo mecanismos de assistência ao estudante que contribuam com sua transformação social.

EIXO 4 – POLÍTICAS DE GESTÃO Verificar o desenvolvimento das políticas de pessoal e da organização e gestão da instituição. Abrange, ainda, elementos do planejamento e da sustentabilidade financeira da IES para garantir o seu pleno desenvolvimento de forma sustentável. Objetivo 4: Consolidar políticas de desenvolvimento de pessoas que contribuam para a seleção, o aperfeiçoamento e a manutenção de talentos e para o aprimoramento e a avaliação das competências funcionais. Descritivo: Garantir políticas de desenvolvimento de pessoas que contribuam para a melhoria de condições de trabalho dos servidores e do atendimento das demandas capacitação e qualificação orientadas para o atendimento direto das necessidades institucionais.

EIXO 5 – INFRAESTRUTURA FÍSICA Objetivo 5: Qualificar a infraestrutura na perspectiva da permanente otimização e melhoria dos espaços pedagógicos para atendimentos das necessidades de gestão, ensino, pesquisa e extensão. Descritivo: Investir recursos necessários em infraestrutura para atender as demandas de gestão, ensino, pesquisa e extensão, visando garantir as condições de trabalho e de práticas pedagógicas que garantam os padrões de qualidade educacional estabelecidos pelo IFSul.

Eixo 1 e Eixo 2- METAS Alcançar conceito 3 em todos os itens avaliados institucionalmente de acordo com os Eixos (SINAES) do INEP/MEC. Alcançar conceito 3 em todos os cursos ofertados pelo IFSul. Desenvolver ao menos um plano de ação para cada apontamento insatisfatório (conceito menor do que 3) identificado pelas avaliações institucionais e de curso. Alcançar 90% de participação da comunidade acadêmica nos processos de avaliação e consultas. Alcançar 5% da comunidade externa de toda a área de abrangência e inserção dos campus do IFSul com foco em ações de caráter social e ambiental. Articular a participação de pelo menos 30% dos discentes em projetos (ensino, pesquisa, inovação e extensão) Ofertar ao menos um curso de qualificação, anualmente, por campus, em conformidade às demandas obtidas em audiência pública.

Eixo 3 - METAS Ofertar X% [proposta: 25%] do total de vagas do processo seletivo em vagas de cursos de aprimoramento em educação básica; Viabilizar acesso à prevenção em saúde e condições de bem-estar a 100% dos estudantes; Acompanhar X% [proposta 50%] dos egressos do IFSul por até 2 anos após a conclusão do curso; Alocar X% [proposta 2,5] do orçamento de custeio (excetuando folha de pagamento) do IFSul para ações mobilidade internacional; Ampliar em X% [proposta: 10%] ao ano o número de matrículas em cursos de formação profissional com elevação da escolaridade; Articular X% [proposta: 75%] da oferta educacional do IFSul em itinerários formativos que integrem todos os níveis de ensino. [verticalizar o ensino]

Eixo 3 - METAS Assegurar X% [proposta: 10%] da carga horária dos para articulação do ensino, pesquisa e extensão em toda oferta educacional do IFSul; Atingir a relação de 20 alunos por professor; Atingir X [proposta: as vagas anuais no processo seletivo] estudantes/ano envolvidos em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão. [garantir contato com as dimensões ao longo da vida acadêmica]; Aumentar X% [proposta: 10%] ao ano a participação de servidores efetivos e de estudantes em eventos acadêmicos nacionais e internacionais; Aumentar X% [proposta: 10%] ao ano a produção acadêmica qualificada dos servidores e estudantes; Disponibilizar, em oferta regular, vagas internas em cursos de língua estrangeira para 100% da comunidade do IFSul;

Eixo 3 - METAS Reduzir a evasão em X% [proposta: 10%] ao ano; Reduzir a retenção em X% [proposta: 10%] ao ano.

Eixo 3 - METAS Atingir, com campanhas de divulgação dos processos seletivos, 100% das escolas públicas de ensino básico nos municípios dos câmpus; Atingir, com campanhas de divulgação dos processos seletivos, 30% das escolas públicas de ensino básico dos municípios que compõe a área de abrangência de cada câmpus; Atingir X% [proposta: 20%] dos estudantes envolvidos intercâmbios, em olimpíadas nacionais e outros concursos científicos, acadêmicos e culturais; Aumentar em X% [proposta: 25%] os candidatos inscritos nos processos seletivos oriundos de escolas públicas; Ofertar X% [proposta: 10%] do total de vagas do processo seletivo em bolsas de transporte intermunicipal para estudantes menores de idade das cidades limítrofes ao câmpus;

Eixo 4 - Metas Alocar X% [proposta: 90%] da força de trabalho em conformidade com as atribuições do cargo, os processos institucionais e a qualificação e capacitação do servidor; Aumentar em X% [proposta: simular o impacto] a qualificação dos servidores docentes nas áreas de atuação do Instituto; Aumentar em X% [proposta: simular o impacto] a qualificação dos servidores técnicos administrativos nas áreas de atuação funcional;

Eixo 4 - Metas Avaliar periodicamente as condições de saúde de 100% dos servidores; Capacitar internamente 20 horas/ano, em consonância com os cargos, área de atuação e as metas institucionais, 100% dos servidores;

Eixo 5 - METAS Atingir 100% de integridade das informações institucionais armazenadas em meio eletrônico; Atingir 99% de disponibilidade dos serviços de Tecnologia da Informação; Disponibilizar recursos de Tecnologia da Informação (software e hardware) para operacionalização de 100% processos de ensino, pesquisa, extensão e gestão; Garantir 100% da infraestrutura suficiente em cada campus conforme especificidades dos seus processos de gestão, ensino, pesquisa e extensão; Produzir e distribuir, por meio de editora e gráfica do Instituto, 5 livros ao ano de publicações acadêmicas institucionais;

Avaliando o progresso institucional - trabalhando com Indicadores - Candidato Servidores Infraestrutura Estudante IFSul Gestão Indicadores: tempo, capacitação, ... Indicadores do Processo Educativo Ensino - evasão, retenção, concluintes, ... Pesquisa - ... Extensão - ... Egresso Processos Educativos de ensino, pesquisa e extensão

Metodologia Discussão dos Objetivos e Metas A partir do documento base de objetivos e metas Os objetivos propostos são suficientes e adequadas para expressar o planejamento estratégico do câmpus? As metas são suficientes e adequadas para concentrar ações em questões pedagógicas/administrativas que exigem atenção do câmpus? (as metas podem estar associadas a diferentes objetivos)

Metodologia Operações sobre o documento base: Inclusão de objetivo Remoção de objetivo Alteração de redação de objetivo Inclusão de Meta em um objetivo Remoção de Meta de um objetivo Alteração de redação da Meta Com uma breve justificativa para contextualização (divulgação aos demais câmpus)

Metodologia Planejamento da oferta de vagas A partir de tabela em novo formato que não separa oferta de cursos existentes e novos cursos Reduzir alterações anuais Facilitar o organização do vestibular e dos processos seletivos (plano de vagas Separada por nível de ensino (FIC, Técnico, Graduação e Pós-graduação) Padronização dos cabeçalhos tendo por referência a nomenclatura adotada nos PPCs

Metodologia Tabela da oferta de vagas (exemplo) Estão sendo enviadas aos Campus para preenchimento

Dinâmica Primeira etapa de Discussão nos câmpus Resultado: envio de documento com sugestões à DDI Prazo: até 30 de maio Consolidação das Propostas pela DDI Resultado: documento síntese com as sugestões de todos os câmpus para ser avaliado Retorno aos Câmpus: 09/06 Avaliação do documento síntese Resultado: Consolidar manifestação do câmpus sobre a síntese (tomar decisões em relação à itens polêmicos) Prazo: até 12/06

Dinâmica Reunião de representantes das comissões para consolidar documento final Data: 13 de junho Avaliação pelo CODIR Data: 17 ou 18/06 Aprovação pelo CONSUP Data: 26 ou 27/06 Cadastro no E-Mec Data: 30/06