O IBAM e sua atuação histórica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria de Gestão Balanço do Ano Nacional da Gestão Pública
Advertisements

Vera Lúcia Miranda PROGRESUS/RS -11/11/2011. Histórico: Portaria Nº 626, de 08/04/2004 EMENTA: cria a COMISSÃO ESPECIAL; Objetivo: Propor Diretrizes de.
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Empresas Públicas – Municipal
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
T. C. U Instituto Serzedello Corrêa Diálogo Público 2006 O Tribunal de Contas da União na Promoção da Cidadania e do Controle Social do Terceiro Setor.
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
Situação atual. SINTPREVS/PA (6º Congresso Estadual) Diretrizes de Carreira Belém, 1º de junho de 2012.
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Importância do Papel da Rede de Articulação nas Políticas Públicas
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
Missão do IMPARH Ser instrumento de apoio à gestão do município de Fortaleza, através de suas atividades de Seleção, Formação e Capacitação de Servidores.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Abrangência Cargos de provimento efetivo, em carreira e isolados
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal)
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
DATA BASE – MAIO 2009 PAUTA GERAL 1 – SALÁRIO: 17% + aumento vale-refeição 2 – PLANO DE CARREIRA: garantir as conquistas do plano de carreira do magistério(Smed.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
1 INSTITUTO SOLON TAVARES PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INSTITUCIONAL GRUPO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 2007.
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
RAZÕES PARA NÃO ACEITAR O ACORDO FECHADO ENTRE GOVERNO E PROIFES Analise realizada com base nos termos do acordo assinado em 03 de agosto de 2012.
Contribuição ao debate de Carreira no Judiciário Federal Vera Miranda.
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Gestão de Remuneração Profª Bárbara Freixo.
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Ensino Médio e Educação Profissional
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Seminário Administração Pública e Política no Brasil Centro de Estudos da ENSP – Fiocruz Celina Souza Pesquisadora do CRH/UFBA Rio de Janeiro, 17/11/2010.
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Atuação dos agentes de Controle Social
Rede de Recursos Humanos FIOCRUZ VPDIGT – DIREH - Março 2008.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
GERENCIA DE QUALIDADE DE VIDA GERENCIA ADJUNTA DE SAUDE
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
CONHECIMENTOS DO ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO. ENGENHARIA Segundo José Roberto G. Silva entre as definições de engenharia e a que ele utilizou como a mais pertinente.
FINANÇAS PÚBLICAS E ORÇAMENTO CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA 1988.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Assistência à Saúde do Servidor Assistência à Saúde do Servidor 2014 Mesas Permanentes de Negociação Bolsa de Estudos Portal para a Universidade.
1 Agosto de 2013 Programa Educação: Compromisso de São Paulo Valorização dos quadros da Secretaria da Educação.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE. Elaboração do novo Estatuto do Servidor Municipal Revisão da Lei de Previdência Social Diretrizes do sistema de.
PCCTAE?. Introdução  Carreira, que carreira?  Mas afinal o que é o PCCTAE?  A nossa idéia é conversar com os colegas sobre o nosso Plano de Carreira.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
twitter.com/funasa.
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
LOA PREFEITURA MUNICIPAL DE SINOP SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

O IBAM e sua atuação histórica instituição privada, sem fins lucrativos dedicada há mais de 55 anos a ser fonte de apoio para os municípios contribui para criar condições dos municípios atuarem como agentes promotores do desenvolvimento sustentável, no marco da democracia e garantia dos direitos dos cidadãos

No Brasil e no exterior O IBAM e sua atuação Natureza das Ações Estudos e pesquisas Cooperação Técnica Ensino Disseminação de Informação Formas de Atuação sócio-cooperadores projetos contratados redes e parcerias representações No Brasil e no exterior

O IBAM e sua atuação - O&G A Superintendência de Organização e Gestão objetivo contribuir para o aprimoramento da gestão das instituições públicas em seus aspectos político-organizacionais, gerenciais e em suas relações com os mais diversos atores sociais e governamentais. visando o desenvolvimento da capacidade do Governo Municipal e demais instituições a compreender a realidade local (necessidades, demandas, potencialidades, limitações, vocações etc), e a formulação e implementação das políticas públicas, o desenvolvimento local, o aprimoramento da prestação de serviços e a melhoria da qualidade de vida da população.

Alguns Projetos de Organização e Gestão Estatuto dos Servidores Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos Estatuto e Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos do Magistério Dimensionamento da Força de Trabalho – Plano de Lotação Sistema de Avaliação de Desempenho Recenseamento dos Servidores Ativos, Inativos e Pensionistas Concurso Público Estruturação Administrativa Redesenho de Processos Estruturação dos sistemas de fiscalização municipal Prefeituras Câmaras Empresas Públicas, Fundações e Autarquias Serviços de Água e Esgoto Área da Saúde Guarda Municipal

PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO

Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos PROJETO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO GONÇALO Estatuto dos Servidores Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos Sistema de Avaliação de Desempenho

Metodologia de elaboração do Projeto Enfoque participativo: Envolvimento de representantes das diversas áreas na construção de diagnóstico e identificação de soluções Acompanhamento do Projeto e interlocução IBAM/equipe local por intermédio de contrapartes indicados pelo cliente Retornos sucessivos para validação de resultados Informação sobre os resultados do Projeto Transferência da metodologia de elaboração do Projeto com vistas ao desenvolvimento de competência própria para continuidade do processo de modernização administrativa

Reunião de Apresentação do Projeto Análise Documental Técnicas utilizadas Reunião de Apresentação do Projeto Análise Documental Oficinas de Trabalho Entrevistas semi-estruturadas Reuniões específicas para validação de propostas Apresentações sobre o conteúdo técnico do projeto

Etapas do projeto Levantamentos preliminares Definição das políticas de RH que nortearam os trabalhos Apuração dos dados e análise da legislação Elaboração das minutas dos anteprojetos de lei e do decreto Apresentação e discussão das minutas Elaboração das versões finais

ESTATUTO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS

Estatuto dos Servidores Públicos Municipais OBJETIVO Rever a legislação estatutária do Município para suprir as falhas porventura existentes, incorporar os comandos trazidos pelas Emendas Constitucionais, de modo a compatibilizá-la com a Constituição Federal, atendendo aos princípios e preceitos que regem a moderna Administração Pública, bem como redefinir os parâmetros da relação jurídica do Governo Municipal com seus servidores.   PRODUTO Estatuto dos Servidores Públicos Municipais, propondo uma nova disciplina jurídica das relações de trabalho entre o Município e seus servidores.

PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS DA PREFEITURA MUNICIPAL

Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos OBJETIVOS Reclassificar os cargos e os vencimentos do pessoal da Prefeitura Municipal de São Gonçalo e corrigir as distorções funcionais e de remuneração porventura existentes; Assegurar condições para atrair e manter pessoal qualificado e motivá-lo no sentido de um constante aprimoramento do seu desempenho funcional.   PRODUTO Plano de Cargos e Carreiras dispondo sobre: nova estrutura de cargos; definição das perspectivas de desenvolvimento funcional – carreiras; descrições sumárias, atribuições típicas e requisitos de escolaridade, experiência e habilitação legal para provimento dos cargos públicos; definição da nova estrutura de vencimentos.

Grupos Ocupacionais e nova estrutura de cargos Analista Municipal de Nível Superior exemplos: Arquitetura; Contabilidade; Biologia; Farmácia; Odontologia; Biblioteconomia; Ciências da Computação; Medicina; Nutrição; Engenharia Florestal entre outras áreas Técnico Municipal de Nível Médio exemplos: Agrimensura; Contabilidade; Higiene Dental; Informática; Radiologia; Turismo entre outras áreas Nível Superior Nível Técnico

Grupos Ocupacionais e nova estrutura de cargos Fiscalização Fiscal Municipal (posturas,transportes) Defesa Civil Técnico em Defesa Civil Administrativo Agente Administrativo Auxiliar Administrativo Desenhista Fotógrafo Telefonista

Grupos Ocupacionais e nova estrutura de cargos Educador Social Feminino Educador Social Masculino Monitor de Artesanato Apoio à Assistência Social Apoio à Área da Saúde Agente de Saúde Ambiental Auxiliar de Radiologia Auxiliar de Consultório Dentário

Grupos Ocupacionais e nova estrutura de cargos Serviços Gerais Auxiliar de Serviços Gerais Cozinheiro Panificador Vigia Agente de Trânsito Motorista Motorista de Ambulância Operador de Máquinas Pesadas Trânsito e Transportes

Grupos Ocupacionais e nova estrutura de cargos Serviços Públicos Auxiliar de Obras e Serviços Públicos Artífice de Obras e Serviços Públicos Coveiro Eletricista Jardineiro Auxiliar de Topógrafo

Planos de Cargos e Carreiras Específicos Procuradores Pessoal do Magistério

Perspectivas de Desenvolvimento Funcional Carreiras interstício mínimo: 5 anos média de 70% nas avaliações estar no efetivo exercício do cargo progressão a b Classe III a b Classe II interstício mínimo: 5 anos média de 70% nas avaliações estar no efetivo exercício do cargo existência de vaga e disponibilidade financeira promoção a b Desenvolvimento por titulação para todos os níveis de escolaridade (1 padrão vencimento) Classe I

Descrição dos cargos e requisitos para provimento Descrições sumárias Atribuições típicas Requisitos de escolaridade Requisitos de experiência Habilitação legal para provimento dos cargos públicos

Definição da estrutura de vencimentos Tabela de vencimentos progressão a b c d e f g h i j k p r o m ç ã I II ... XIII estrutura da tabela definida pelo método da hierarquização de cargos percentual constante previsão de avanços funcionais até a aposentadoria (homens e mulheres)

Cargo atual Cargo proposto a b c d e f g h i j k I II ... XIII Regras de Enquadramento Cargo atual Cargo proposto a b c d e f g h i j k I II ... XIII cargo atual tempo de serviço irredutibilidade de vencimentos

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO E EFETIVOS

  Sistema de Avaliação de Desempenho OBJETIVO Estruturar o processo de avaliação de desempenho dos servidores efetivos e estáveis, levando-se em conta a aplicação dos institutos da promoção e progressão bem como rever o processo de avaliação destinado ao período de estágio probatório.   PRODUTO Sistema de Avaliação de Desempenho dos servidores estáveis e em estágio probatório, definindo: o método e os fatores de avaliação; periodicidade da avaliação; e a participação dos servidores, das chefias e das equipes no processo avaliativo.

Resumo das principais conquistas Tabela de vencimentos com percentual constante; Eliminação dos “achatamentos” da tabela de vencimentos; Estrutura de cargos mais enxuta e justa;

Resumo das principais conquistas Estrutura de Carreiras - Perspectivas de desenvolvimento funcional claramente definidas; A titulação e o aperfeiçoamento profissional do servidor serão considerados como avanços funcionais; Hierarquização dos cargos;

Resumo das principais conquistas Enquadramento do servidor no novo plano leva em consideração o seu tempo de serviço na Prefeitura. Sistema de avaliação de desempenho de fácil aplicação e com fatores identificados pelos servidores; Possibilidade de recurso pelo servidor quanto ao resultado da avaliação de desempenho.